Buscar

Estudo de Caso Bases Biológicas Integradas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso Bases Biológicas Integradas
Leia atentamente o trecho do texto retirado do artigo da Revista Pesquisa Fapesp intitulado “Autofagia para sobrevivência”
 
 
“Um mês antes uma equipe da Universidade de Cambridge havia mostrado na Human Molecular Genetics as possibilidades de uso do lítio e da rapamicina, combinados, para tratar a doença de Huntington, outra enfermidade com perda contínua da funcionalidade dos neurônios. “A autofagia parece remover os agregados de proteínas malformadas, que atrapalham o funcionamento das células nervosas e estão presentes em doenças neurodegenerativas como a de Huntington, Parkinson e Alzheimer”, observa Soraya. Segundo ela, estudos realizados em seu laboratório com células de pacientes com Huntington mostraram que estimular a autofagia pode retardar o aparecimento da morte celular por apoptose.
 
Uma célula que se limpou por meio da autofagia pode viver mais, de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado na Nature em julho de 2009. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores cuidaram de cerca de 3 mil ratos idosos, com uma idade equivalente a 60 anos em seres humanos. Administraram rapamicina, composto que estimula a autofagia, a uma parte dos animais e esperaram todos morrer naturalmente, de cinco a sete meses depois. Os camundongos que receberam rapamicina apresentaram um tempo de vida de 28% a 38% maior que os do grupo que não recebeu nada.”
 
Referência completa: Fioravanti, C. 2010. Autofagia para sobrevivência: A manipulação da autodigestão celular inspira novas estratégias para combater doenças. Pesquisa Fapesp 168 (48): 42-47.
 
Qual é a organela celular que exerce a função que tema central do texto? Explique como essa organela está envolvida no processo de autofagia.
RESPOSTA
A organela que exerce essa função é o Lisossomos, responsável pela digestão celular.
Existe um processo natural de envelhecimento celular, as organelas celulares, podem perder funções, e elas passam por envelhecimentos e precisa ser renovadas, não só as organelas, mas também outros componentes orgânicos do interior celular, onde o próprio maquinário celular identifica essas organelas, quando estão executando funções equivocadas, comprometendo de alguma forma suas funções.
O Lisossomos, por sua vez realiza o processo de Renovação Celular, lançam sua enzimas, que vão degradar essas organelas, que futuramente serão substituídas por organelas novas.
A autofagia é um processo de regeneração celular natural, que ocorre em nível celular no corpo, evitando o aparecimento de algumas doenças, e aumentando um tempo  de vida maior aos seres.

Outros materiais