A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
PROVA

Pré-visualização | Página 1 de 2

1. Pergunta 1
A linguagem UML utiliza uma notação definida pelos vários tipos de diagramas para descrecer o sistema. Entre eles encontramos o Diagrama de Classe. Ele faz parte do grupo de diagramas chamados de Estáticos. Sobre ele é correto afirmar que:
1. Denota a estrutura estática de um sistema.
Resposta correta
2. Mostra a interação de um caso de uso organizada em torno de objetos e classes e seus vínculos mútuos, evidenciando a sequência de mensagens.
3. Descreve a funcionalidade do sistema.
4. Descreve a interação de sequência de tempo dos objetos e classes percebida por atores externos.
5. Mostra as sequências de estados que uma classe e objetos assumem em sua vida em resposta a estímulos recebidos, juntamente com suas respostas e ações.
2. Pergunta 2
A boa prática prega que é importante para os requisitos não funcionais que tenham sua característica mensurável, e esses requisitos recebem uma classificação. Analise as afirmativas a seguir sobre essas classificações.
I – Disponibilidade – Tempo de resposta da ação tomada pelo usuário. 
II – Confiabilidade – O sistema deve garantir a recuperação quando houver eventos de exceção.
III – Usabilidade – Característica que determina quais os padrões visuais do software.
Está correto o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. I e III.
2. III.
3. I e II.
4. I, II e III.
5. II e III.
Resposta correta
3. Pergunta 3
/0,6
A UML apresenta vários diagramas que utilizando notação especifica servem para apresentar várias pespectivas diferentes do mesmo sistema. Entre esses diagramas você encontra um que apresenta o comportamento dinâmico do sistema. Assinale a alternativa que apresenta esse diagrama.
Ocultar opções de resposta 
1. Componentes.
2. Objetos.
3. Classes.
4. Implantação.
5. Caso de uso.
Resposta correta
4. Pergunta 4
A metodologia RUP apresenta 9 disciplinas, sendo 6 de engenharia de software e 3 de apoio. Analise as afirmativas a seguir sobre as disciplinas.  
I – Requisitos – esta disciplina que tem o objetivo de documentar todas as necessidades do cliente para a construção do produto de Software.
II – Análise e projeto (Design) – esta disciplina possui atividades para elaboração da arquitetura e definição de como os requisitos serão implementados.
III – Ambiente – esta disciplina tem o objetivo de parabenizar o ambiente do projeto em todas as fases do projeto.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Ocultar opções de resposta 
1. I, II e III.
Resposta correta
2. III.
3. I e II.
4. I e III.
5. II e III.
5. Pergunta 5
A linguagem UML apresenta vários diagramas, cada um deles apresentando uma pespectiva diferente. Porém, entre eles existe um que tem um papel de destaque. É o diagrama de atividades, que é responsável pela modelagem dos aspectos dinâmicos de um sistema. O que é representado em um diagrama de atividades?
1. Classes, métodos e atributos.
2. Fluxos de controle de uma atividade para outra e etapas sequenciais em processo computacional.
Resposta correta
3. Pacotes.
4. Somente atributos.
5. Objetos, Atores e uma sequencia de etapas.
6. Pergunta 6
O IEEE estabeleceu alguns padrões de documentação dos requisitos. Analise as afirmativas a seguir sobre esses padrões.
I – Completude – quando não há lacunas no comportamento do sistema em relação a esse requisito.
II – Priorização – todos os requisitos devem ser priorizados explicitamente. O requisito precisa ser essencial, importante ou desejável. 
III – Rastreabilidade – facilita a alteração em algum determinado requisito, para tanto é necessário simplificar a escrita dos componentes e das regras de cada funcionalidade do sistema.
Está correto o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. I.
2. I e II.
3. II e III.
4. I, II e III.
5. I e III.
7. Pergunta 7
Os Diagramas da UML podem ser divididos em Diagramas Estruturais e Diagramas Comportamentais. Entre os diagramas comportamentais, temos o Diagrama de Transição de Estado, através dele é possível realizar análises das transições entre estados dos objetos de um sistema de software, em que podem ser previstas as possíveis operações realizadas, tudo em função dos eventos que podem ocorrer. Um DTE pode conter elementos básicos, e elementos menos utilizáveis que muitas vezes são úteis. Assinale a alternativa que apresente alguns dos elementos menos utéis, usados nesse diagrama.
1. Atividades; estados aninhados; estados concorrentes.
2. Estados aninhados; transições; eventos.
3. Estados concorrentes; atividades; eventos; estados aninhados.
4. Incorreta: Estados; transições; atividades.
5. Transições internas; estados aninhados; estados concorrentes.
Resposta correta
8. Pergunta 8
A UML atualmente apresenta 14 diagramas, divididos em diagramas estruturais e diagramas de comportamento. Eles foram criados para complementar diferentes visões em diversos estágios de um software. Normalmente um projeto de software não utilizam todos esses diagramas. Foi pedido a você que indicasse um diagrama para modelar o aspecto comportamental de processos, em outras palavras um diagrama que apresente um gráfico de fluxo. Assinale a alternativa que apresenta o gráfico que corresponde a essas características.
1. Diagrama de sequência.
2. Diagrama de estados.
3. Diagrama de classes.
4. Diagramas de casos de uso.
5. Diagrama de atividades.
Resposta correta
9. Pergunta 9
O Diagrama de Casos de Uso é o mais utilizado dentro da UML. Ele permite que as funcionalidades sejam relacionadas, seu principal objetivo é apresentar o que o sistema faz pelo ponto de vista do usuário. Ele apresenta três elementos principais, assinale a alternativa que mostra esses três elementos:
1. Entidade, Atributo e Relacionamento.
2. Entidades, Casos de uso e Atributos.
3. Tabela, classes e Atributos.
4. Classes, Métodos e Atributos.
5. Ator, Caso de Uso e Relacionamentos.
Resposta correta
10. Pergunta 10
A empresa que você trabalha iniciou um processo para adotar a notação UML. Visando essa implantação foi solicitado a você que explicasse os tipos de entidades existentes nesse diagrama. Uma delas apresenta a seguinte descrição: “É uma classe que não possui implementação, apenas assinatura, ou seja, apenas a definição dos seus métodos sem o corpo, isso é, todos os métodos são abstratos”.
Assinale a alternativa que apresenta esse tipo de classe:
Ocultar opções de resposta 
1. Abstrata.
2. Concreta.
3. Fachada.
4. Dependente.
5. Interface.
1. Pergunta 1
Na UML os diagramas proporcionam várias visões diferentes do sistema, e muitas vezes alguns são usados para complementar essas visões. A modelagem de instâncias de itens contidos em diagramas de classes é feita pelo diagrama de:
Ocultar opções de resposta 
1. casos de uso.
2. componentes.
3. pacotes.
4. objetos.
5. sequência.
2. Pergunta 2
Os diagramas de Classes são utilizados no desenvolvimento de modelos orientados a objetos representando as classes existentes no sistema e os relacionamentos entre eles. A empresa que você trabalha iniciou um processo para adotar essa notação, e visando essa implantação, foi solicitado a você que explicasse os tipos de entidades existentes nesse diagrama.
Analise as afirmativas a seguir sobre esses tipos de entidades.
I.Concreta – É uma classe que pode ser instanciada diretamente.
II.Abstrata – É uma classe que não pode ser instanciada. 
III.Interface – Uma interface é uma classe que não possui implementação, apenas assinatura, ou seja, apenas a definição dos seus métodos sem o corpo.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
1. II e III.
2. III.
3. I e III.
4. I, II e III.
5. I e II.
3. Pergunta 3
São sete as características da representação orientada a objetos, em uma palestra ocorrida na sua empresa, foi apesentada a seguinte definição de uma dessas característica, “Essa característica possibilita que os comportamentos e atributos de um objeto, ocultando os detalhes de implementação. Assinale a alternativa que apresenta a característica correta:
Ocultar opções de resposta 
1. Encapsulamento.
2. Herança.
3. Persistência.
4. Polimorfismo.
5. Abstração.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.