A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
TRABALHO DE ESTÁGIO - ANÁLISE CRÍTICA: Ensino de Educação Física no Ensino Fundamental (séries iniciais)

Pré-visualização|Página 1 de 1

TRABALHO DE ESTÁGIO - ANÁLISE CRÍTICA: Ensino de Educação Física no Ensino Fundamental (séries iniciais)


Nas séries iniciais do ensino fundamental, a educação física tem como objetivo formar alunos capazes de analisar e agir de forma crítica e responsável em diferentes contextos sociais, utilizando-se do diálogo para mediar conflitos e tomar decisões em conjunto. Além disso, a educação física tem como objetivo ajudar o aluno a formar seu conceito de moral, pois trabalha com jogos de competição, em que o respeito às regras é fundamental.

Nessas séries a educação física, também deve conceber a aprendizagem como uma produção significativa de significados e tornar o alvo do ensino mais voltado para o processo do que para o resultado. Nas séries iniciais é importante respeitar as diferentes capacidades das crianças em cada faixa etária, o trabalho desta área deve priorizar o desenvolvimento das capacidades expressivas e instrumentais do movimento.

É essencial haver um planejamento das aulas, para que o ensino da educação física seja de qualidade. No plano anual, devem ser traçados todos os objetivos a serem atingidos e as metodologias mais adequadas para se obter os melhores resultados. A montagem desse plano deve ser baseada de acordo com a faixa etária das crianças, o que é importante ensinar nessa idade, atividades adequadas de acordo com a maturidade dos alunos, entre outros.

Além de um plano anual, que engloba de forma geral e esquematizada o que será desenvolvido ao longo do ano, é importante haver um plano de aula, que apresenta o que será desenvolvido em cada aula, deve ser composto por itens, como tema da aula, procedimentos, objetivos gerais e específicos, metodologias e atividades a serem desenvolvidas. Este plano não precisa seguir um padrão rígido, pode ser elaborado de acordo com as necessidades de cada turma.

O conteúdo das aulas devem abranger como ferramentas de trabalho, os movimentos da cultura corporal do movimento, que são as danças, os jogos, os esportes, as ginásticas, lutas e conhecimentos sobre o corpo. Mas estes conteúdos não devem ser trabalhados de forma mecanicista, que buscam apenas o resultado e priorizam o aspecto físico, é necessário aplicar estes conteúdos de maneira que contribuam para a formação integral do aluno, em todos os aspectos. Além desses conteúdos da cultura do movimento, há os temas transversais, que são a ética, a moral, o respeito , valores e conceitos, meio ambiente, entre outros.

É fundamental que estes temas transversais sejam desenvolvidos nas aulas de educação física, pois, quando bem trabalhados contribuem de forma significativa para a formação integral dos alunos, e para isso é importante escolher uma metodologia adequada, que trate do aluno em sua totalidade e recursos didáticos apropriados para cada contexto.

Para um ensino de qualidade é importante também, desenvolver projetos interdisciplinares e que envolva a participação dos alunos, professores, pais e da sociedade em geral, para haver uma aproximação do conhecimento adquirido no âmbito escolar com o meio social em que o aluno está inserido.


Autor: Gilmar C. J.




Referencias Bibliográficas

- SEYBOLD, Annemarie. Educação Física: Princípios Pedagógicos. Editora Ao Livro Técnico. 1ª ed. 1980, RJ.

- TEIXEIRA, Hudson Ventura; PINI, Mário Carvalho. Aulas de Educação Física – 1º grau. Editora IBRASA, 3ª ed. 1993, SP.