Buscar

A INCLUSÃO SE COMEÇA NAS SÉRIES INICIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A INCLUSÃO SE COMEÇA NAS SÉRIES INICIAIS.
Resumo:
Este projeto tem como objetivo fazer uma análise de como estar à educação inclusiva nas séries iniciais públicas, levando em conta o espaço escolar que ainda está em mudanças e adaptações para propor um ambiente acolhedor e contextualizado para receber uma sala diversificada como modelo de inclusão na construção da aprendizagem. 
O processo de inclusão não se dá de um momento para outro, porém se torna necessário para a formação acadêmica de todos e um direito garantido por lei. Dessa forma esses espaços devem favorecer a inclusão tendo em vista o atendimento aos alunos com deficiência por meio de profissionais nas escolas e um ambiente que facilite a integração plena da criança. 
Palavra- chave: Inclusão, homogeneidade, libras, braile. 
Abstract:
	This project aims to make an analysis of how to be inclusive education in public early grades, taking into account the school space that is still changing and adapting to propose a warm and contextualized environment to receive a diverse room as a model of inclusion in construction of learning.
	The process of inclusion does not happen from one moment to the next, but it becomes necessary for the academic formation of all and a right guaranteed by law. Thus, these spaces should favor inclusion in order to serve students with disabilities through professionals in schools and an environment that facilitates the full integration of children.
Keyword: Inclusion, homogeneity, pounds, Braille.
INTRODUÇÃO 
 
A educação inclusiva é consequência de transformações nas atitudes sociais e no entendimento de que o papel da escola é proporcionar condições plenas de desenvolvimento e formação a todos ... (Santos, 2012) 
A inclusão de crianças com alguma deficiência física ou intelectual na Educação brasileira passa por um momento de transição importante, onde o espaço escolar se torna acolhedor e aberto para receber pessoas com deficiências, para tal cabe um processo de normatização do ambiente escolar para que no mínimo o indivíduo sinta-se capaz de desenvolver sua formação escolar e social no seio de uma classe homogênea possa desenvolver suas aptidões como estudantes de maneira que sua condição seja respeitada por todos. 
Para isso é necessário levar em consideração o individuo na sua totalidade, metal, social e intelectual. Porém a educação inclusiva ainda está longe de garantir acesso pleno às crianças na sua formação escolar. A Educação Inclusiva na lei nº 9394 lei de diretrizes e bases da Educação nacional (LDB): Que define educação como direito de todos, que garante o pleno desenvolvimento da pessoa. Estabelece a igualdade de condições de acesso e permanência na escola como um principio. Por fim garante que é dever do Estado oferecer o atendimento educacional especializado (AEE). 
Esse atendimento especializado que deve acontecer no contra turno do aluno para que o mesmo aprenda libras se for surdo e Línguas brasileira de sinais e para o deficiente visual a grafia braile na língua portuguesa. O que no mínimo deve ser garantido como ações que garantam o acesso de pessoas com deficiências no ambiente escolar. Como fala (Guimaraes e Viana, 2017). O momento atual prevê igualdade de direitos educacionais e equidade educacional. Ainda que as politicas sociais, econômicas e educacionais na sociedade neoliberal acentuem significantemente a exclusão social, órgãos internacionais, como a Unesco, o Unicef e até mesmo o Banco Mundial intensificara o incentivo ao debate sobre inclusão social das pessoas com necessidades educacionais específicas (Guimaraes S. Viana, 2017). 
Esse novo modelo de inclusão deve se iniciar na educação infantil, onde a afetividade e a socialização é a base para o processo de formação do individuo o que venha atender as necessidades das crianças com deficiência e assim faze-lo sentir mais capaz de desenvolver seu convívio social e exercer sua cidadania, tornando crianças responsáveis, e capaz de aceitar o outro nas diferenças e criar um ambiente aceitável para todos sem preconceitos e de construção mútua, aberto a mudanças e inclusão. 
O banco mundial intensificará o incentivo ao debate sobre inclusão social das pessoas com necessidades educacionais especificas. (Guimarães S. Viana, V.8, P.15-31, 2017).
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Guimarães M.O. Viana, A.N. A Educação como Pressuposto Para o exercício da Cidadania: Politicas Publicas inclusão e individuação na teoria do Reconhecimento de Axel Honneth Syn Thesis Revista Digital FAPAN, Pará de

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes