Buscar

Questionário - Licitação

Prévia do material em texto

Questionário da Aula de Normalização e Projeto
1 ) Explique o processo licitatório.
É composto de diversos procedimentos que devem ser efetuados com base nos princípios definidos no Art.37  da Constituição Federal, a saber, a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência, com o intuito de proporcionar à Administração a aquisição, a venda ou uma prestação de serviço de forma vantajosa, ou seja, menos onerosa e com melhor qualidade possível e isonomia aos membros da sociedade.
 2) O que é um procedimento administrativo formal para contratação de serviços ou aquisição de produtos?
Licitação.
3) Quais são as modalidades de licitação elencadas na lei 8.666?
Concorrência; Tomada de preços; Convite ou Carta convite; Leilão; Concurso.
4) Defina o pregão.
É a modalidade de licitação que já pode ser adotada não apenas pela União, mas também pelos Estados e Municípios, para aquisição de bens e de serviços comuns. Esta modalidade busca simplificar procedimentos, rigorismos excessivos e de formalidades desnecessárias. 
5) Cite os principais tipos de licitação elencados pela lei 8.666.
Menor preço; Melhor técnica; Técnica e preço; Maior lance ou oferta.
6) Como é composta as fases de licitação?
São fases o edital, a habilitação, a classificação, a homologação e a adjudicação todas elas com objeto próprio apresentando-se em uma ordem cronológica que não pode ser alterada.
7) No que consiste a licitação eletrônica?
É o uso das tecnologias de Internet para comprar ou fornecer mercadorias e serviços. Os sistemas de licitação eletrônica exigem o uso de sistemas de banco de dados integrados, sistemas de comunicações de rede remota, sistemas baseados na Web, sistemas de estoque e interação com os sistemas contábeis. 
8) Como ocorre uma anulação de uma licitação?
Ocorre tanto na esfera administrativa (princípio da autotutela) como no judiciário, devendo ser amplamente fundamentada pelo organismo que a anular.
9) Qual seria a fase que se verifica se o produto ou serviço oferecido pelos licitantes está de acordo com o que está indicado no edital?
Julgamento e classificação.
10) Na fase habilitação quais condições dos licitantes são verificadas?
Financeiras; Fiscais; Trabalhistas; Técnicas.

Outros materiais