A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
atividade diagnostica 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

A moral de uma pessoa pode até mesmo contrariar uma norma social, como o juiz sueco Göran Lambertz, na Suprema Corte da Suécia se indigna com o fato de assim como ocorre no Brasil, os juízes da instância máxima do Poder Judiciário sueco têm direito a carro oficial com motorista e benefícios extra-salariais como auxílio-saúde, auxílio-moradia, gratificação natalina, verbas de representação, auxílio-funeral, auxílio pré-escolar para cada filho, abonos de permanência e auxílio-alimentação, afirma ainda que Luxo pago com o dinheiro do contribuinte é imoral e antiético.
 
Sobre a ética analise as afirmações a seguir:
 
I - A utilização de recursos públicos para o pagamento de benefícios a magistrados, é reprovada pelo magistrado sob a justificativa de que a ética deve orientar a condução da vida das pessoas.
II - Desde a Grécia antiga, o homem se preocupa em analisar de que modo as condutas dos indivíduos podem contribuir para uma convivência satisfatória.
III - A ética se consolida como o campo do conhecimento focado na determinação racional de quais seriam as finalidades boas e más a serem buscadas pelos seres humanos.
IV - A essência das condutas consideradas certas ou erradas são fundamentadas por princípios e valores que condicionam e qualificam o comportamento humano.
Está correto apenas o que se afirma:
Alternativas:
· a)
I e II apenas.
· b)
III e IV, apenas.
· c)
I, II e III
· d)
II, III e IV, apenas.
· e)
I, II, III e IV.
Alternativa assinalada
2)
A classificação de que algum comportamento seria “moral” ou “imoral” produz efeitos semelhantes a afirmação de que uma conduta seria “ética” ou “antiética ”, Isto acontece porque estes dois termos são cotidianamente utilizados como se fossem conceitos equivalentes, e mesmo em obras clássicas de nosso campo de estudo a qualificação “moral” é utilizada na apreciação do comportamento ético. Há que se reconhecer, entretanto, a existência de importantes diferenças entre estes conceitos.
 
Nesse contexto analise as afirmações acerca de ética e moral a seguir:
 
I - Etimologicamente, a palavra “moral” deriva do termo latim moralis, cujo significado se aproxima de “relativo aos costumes”
II - A ética trata-se de um conjunto de normas que regulamenta a conduta dos indivíduos em sociedade, em conformidade com as tradições, referências educacionais e culturais, e práticas rotineiras.
III - Tanto a ética quanto a moral buscam a orientação do que é certo e errado no agir humano.
IV - A moral, fundamenta sua apreciação na razão e consciência pessoais, ainda que considerando as repercussões e influências sociais deste ato.
Está correto apenas o que se afirma em:
Alternativas:
· a)
I, II, III e IV.
· b)
I, II e III, apenas
· c)
II, III e IV, apenas.
· d)
I, III e IV, apenas.
Alternativa assinalada
· e)
I e IV, apenas.
3)
O termo “ética” decorre da palavra grega ethos, cujo significado, em nosso idioma, se relaciona às ideias de “modo de ser” ou “bom costume”, revelando que, ao menos desde a Grécia antiga, o homem se preocupa em analisar de que modo as condutas dos indivíduos podem contribuir para uma convivência satisfatória.
 
Sobre a Ética analise as afirmações a seguir:
 
I - A  ética se consolida como o campo do conhecimento focado na determinação racional
II - O conhecimento focado na determinação racional orienta sobre o que é errado, já que o certo não pode ser percebido coletivamente.
III - A Ética investiga a essência das condutas consideradas certas ou erradas.
IV - Os fundamentos dos princípios e valores que fundamentam os juízos, obrigações e deveres condicionam e qualificam o comportamento humano.
Está correto apenas o que se afirma em:
Alternativas:
· a)
I, II e III apenas.
· b)
I, III e IV apenas.
Alternativa assinalada
· c)
I e II apenas.
· d)
III e IV, apenas.
· e)
I e IV apenas
4)
Ao questionarmos o porquê de vivermos em sociedade e pelo fato de termos interesses, afinidades e temperamentos diferentes, outro questionamento será gerado, que é sabermos por qual motivo decidimos passar nossas vidas sob o convívio com outras individualidades tão distintas daquilo que nos constitui. Alguns responderiam que é por inércia, outros na ausência de alternativas viáveis, concluindo que se já nascemos em um ambiente coletivo, torna-se extremamente penoso romper com este padrão. Em seguida questionamos o que, então, ocorre para que tenhamos esta origem já comunitária.
 
Sobre viver em sociedade em ambientes coletivos e a origem comunitária analise as afirmações a seguir julgando-as como V(verdadeiras) ou F(falsas).
 
(   ) O ser humano se organiza em agrupamentos sejam eles aldeias, tribos ou cidades, prática que atravessa séculos e mais séculos da história humana.
(   ) A recorrência humana de nos organizarmos em agrupamentos não é apenas uma coincidência ou uma casualidade, mas revela a natureza social que subsiste em cada um dos indivíduos que habitam este planeta.
(   ) Os seres humanos apesar de terem condições imperfeitas, são ilimitados e  dispensam buscar em outros indivíduos a realização de suas necessidades.
(   ) A reprodução é um dos motivos pelos quais se busca a aproximação, dinâmica que também ocorre com os animais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta
Alternativas:
· a)
V - V - V - V.
· b)
V - F - V - F.
· c)
V - V - F - V.
Alternativa assinalada
· d)
V - V - V - F.
· e)
F - V - V - F.
GABARITO
1 ) I II III IV
2) I III IV
3) I III IV
4) V V F V

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.