Buscar

APOL MODELOS DE NEGÓCIOS INOVADORES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Modelos De Negócios Inovadores
Leia o trecho a seguir:
“Todas as teorias da administração são válidas...De fato, é correto afirmar que cada conceito surgiu como uma resposta para os problemas industriais e corporativos de sua época...”
      Disponível em: http://www.portal-administracao.com/2017/08/principais-teorias-da-administracao.html
Vimos em nossos estudos, que a administração, enquanto ciência e área do saber, passou, ao longo de sua evolução, por diversas propostas de teorias e abordagens. 
A respeito de algumas dessas teorias e suas respectivas características, assinale a sentença correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O primeiro período foi chamado de Administração Científica, e tem como pressuposto a aplicação da teoria científica na administração. Possui foco nas tarefas e a racionalização do trabalho operacional, de modo a padronizar métodos, organizar cargos e tarefas, primando pela melhor relação custo x benefício.
Você acertou!
A ciência da administração, ao longo de sua evolução, passa realmente por diversas propostas de teorias e abordagens. Assim, está correto afirmar que o primeiro período foi chamado de Administração Científica, tendo como pressuposto a aplicação da teoria científica na administração. Seu foco era nas tarefas e na racionalização do trabalho operacional, de modo a poder padronizar métodos, organizar cargos e tarefas, primando pela melhor relação custo x benefício para as empresas.
	
	B
	A teoria clássica, período que vem a seguir, é representada por Fayol, e possui como aspecto marcante o foco na estrutura da organização, deixando de lado pontos importantes como a distribuição de tarefas, a hierarquia, autoridade e disciplina nas empresas.
	
	C
	A teoria burocrática, que possui como expoente Max Weber, incluía questões relativas à normas e procedimentos, assim como sobre a relação entre técnica e mérito, por exemplo. Porém, era restrita aos operários de base, o chamado “chão de fábrica”.
	
	D
	A teoria das relações humanas, conduzida por Elton Mayo, destacou-se principalmente pelo estudo da produtividade e dos grupos sociais, abordando a integração das pessoas e a centralização na tomada de decisões como pontos centrais de seus estudos.
Questão 2/5 - Modelos De Negócios Inovadores
Quanto aos processos de inovação, complete a frase com as palavras adequadas:
Se o objetivo de uma organização é se destacar em um mercado altamente __________, é preciso permitir a presença da _________ e da inovação. Para isso, a empresa precisa apresentar uma _________ que contenha um __________ que a torne única no mercado.
Nota: 20.0
	
	A
	Competitivo/ equipe de pessoas/ maneira/ diferencial.
	
	B
	Competitivo/ criatividade/ proposta de valor/ diferencial.
Você acertou!
A frase completa fica assim preenchida: 
Se o objetivo de uma organização é se destacar em um mercado altamente competitivo, é preciso permitir a presença da criatividade e da inovação. Para isso, a empresa precisa apresentar uma proposta de valor que contenha um diferencial que a torne única no mercado.
	
	C
	Produtivo/ equipe de pessoas / meta/ foco.
	
	D
	Produtivo/ criatividade/ meta/ processo.
Questão 3/5 - Modelos De Negócios Inovadores
“... Adicionando um pouco de complexidade aos processos de mudança, sabemos que muitos medos surgem naturalmente. Medos ligados à sobrevivência, às mudanças de poder, à ansiedade com novos aprendizados, à necessidade de se estabelecer novas relações, com novas pessoas, novos grupos.”
        Disponível em: https://exame.abril.com.br/blog/gestao-fora-da-caixa/voce-resiste-a-mudanca/
acesso em 23/08/2018
Qualquer processo de mudança que uma organização espera promover terá impacto, em maior ou menor grau, nas pessoas que dela fazem parte. 
Considerando que os colaboradores de uma organização são um de seus ativos mais importantes para que a mudança se efetive com sucesso, é possível inferir que:
Nota: 20.0
	
	A
	A implementação de mudanças nas organizações e sua consequente necessidade de gestão não implica em qualquer forma de alteração na maneira como os colaboradores trabalham, nem nos processos que os mesmos executam;
	
	B
	Existem diversos níveis de mudanças que podem ser implementados em uma organização, que vão desde mudanças no portfólio dos produtos às mudanças nos processos de fabricação. Nesse sentido, faz-se necessária uma adaptação das pessoas ao ambiente e aos novos processos;
Você acertou!
É certo afirmar que os processos de mudança organizacional envolvem diversos níveis de mudanças que podem ser implementados em uma organização. Estas mudanças vão desde alterações no portfólio dos produtos até chegar nas mudanças nos processos de fabricação. Nesse sentido, faz-se necessária uma adaptação das pessoas ao ambiente e aos novos processos.
	
	C
	É importante que os responsáveis pela direção da empresa comprem a ideia da mudança; sem que, com isso, seja preciso passar as informações aos funcionários do que irá ocorrer, buscando promover um maior engajamento à ideia da mudança;
	
	D
	O modelo teórico de gestão da mudança proposto por Lewin, intitulado “modelo das três fases” se habilita através da proposta do congelamento, mudança e recongelamento, em que esta última fase – recongelamento – é responsável por abdicar da mudança, implementando controle e avaliação de indicadores que possam mensurar como a mudança aconteceu;
Questão 4/5 - Modelos De Negócios Inovadores
“O efeito prático da inovação para o público final (o consumidor, portanto) é o aspecto da novidade, do novo, do inédito. Você viu o último lançamento da empresa X? É uma frase bastante comum desta situação. As pessoas desejam conhecer essas novidades e tipicamente estão pré-dispostas a pagar mais por isso.
...
Alguns setores da economia são mais propensos a manterem uma estratégia de novos lançamentos com uma determinada regularidade. Pode-se citar como exemplo o setor do varejo, o setor de fármacos e a área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Por sua vez existem setores, como podemos dizer, “mais conservadores”, na qual esta velocidade de mudança é mais lenta.”
     Disponível em: http://rocketaceleradora.com.br/exemplos-de-inovacao-aberta-na-industria-da-construcao/Acesso em 23/08/2018
Desta forma, no que diz respeito aos aspectos conceituais da inovação aberta:
Nota: 20.0
	
	A
	Na realidade, fabricantes de CDs, máquinas de escrever e outros produtos que desapareceram do mercado não tiveram sorte, pois buscaram realizar uma rápida adaptação ao mercado, assim que produtos mais inovadores foram lançados.
	
	B
	O conceito de inovação aberta parte do princípio de que boas ideias acontecem essencialmente dentro das organizações, aonde há um celeiro de talentos.
	
	C
	Um processo muito utilizado pelas empresas atualmente tem sido a chamada co-criação, em que os consumidores contribuem com ideias e sugestões de melhorias em produtos e serviços.
Você acertou!
É correto dizer que um processo muito utilizado pelas empresas atualmente é o processo de co-criação, no qual os consumidores contribuem com ideias e sugestões de melhorias em produtos e serviços. São exemplos desta dinâmica a contribuição na criação de novos sabores de produtos comestíveis, novas marcas, projetos de brinquedos e perfis de novos modelos de negócios.
	
	D
	Uma das principais características da inovação aberta reside no fato de ela acontecer de cima pra baixo, ou seja, vem como uma ordem expressa da direção para implementação; sendo, portanto, democrática àqueles que desejam contribuir.
Questão 5/5 - Modelos De Negócios Inovadores
Observe a imagem a seguir:
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8
&ved=2ahUKEwiz2t-_nYPdAhVCxpAKHV5iCAcQjRx6BAgBEAU&url=https%3A%2F%2Fmundoraiam.com%
2Fnewsdino%2F%3Freleaseid%3D120273&psig=AOvVaw0PuhZ8SHuvpUAfChtONx7I&ust=1535115598502603
Sabemos que as organizações contemporâneas são ambientes altamente complexos; muitas delas em ainda em processos de transição de modelos de gestão que remontam à era industrial; para modelosde perfil mais estratégico, uma necessidade das organizações modernas. 
Assim, quanto às organizações do século XXI, avalie as afirmativas abaixo:
I. A inserção das chamadas TICs (tecnologias da informação e comunicação) no ambiente empresarial provocou alterações sem expressividade, tornando as empresas e seus colaboradores muito mais conectados
II. Foram mudanças, acima de tudo, de caráter social, nos quais o foco deixou de ser o maquinário e os processos produtivos para dar lugar ao conhecimento, a nova riqueza das organizações
III. Nas organizações do século XXI as estruturas hierárquicas se fortalecem mais ainda, visando a obtenção de lucros e resultados
IV. A visão de futuro das organizações passa a ser um aspecto muito importante, no qual se consideram: propósito, missão, visão e valores, para compreender onde a empresa se encontra na atualidade e aonde pretende chegar
      Estão corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a afirmativa II
	
	B
	Apenas a afirmativa IV
	
	C
	As afirmativas I e III
	
	D
	As afirmativas II e IV
Você acertou!
Estão corretas apenas as afirmativas II e IV. A afirmativa II retrata o fato de que as mudanças nas organizações do século XXI foram, acima de tudo, mudanças de caráter social, em que o foco deixa de ser somente o maquinário e os processos produtivos para dar lugar ao conhecimento, a nova riqueza das organizações. A alternativa IV, por sua vez, retrata como a visão de futuro das organizações passa a ser um aspecto cada vez mais importante, aonde devem ser considerados o propósito, a missão, a visão e os valores organizacionais, para então se compreender onde a empresa se encontra na atualidade e aonde pretende chegar.

Outros materiais