Buscar

Anatomia e Fisiologia humana - ENFERMAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Curso: Cursos Híbridos
Disciplina: Introdução à Anatomia e Fisiologia Humana em Enfermagem
Identificação da tarefa: Tarefa 01. Unidade 1. ENVIO DE ARQUIVO.
Pontuação: 10 pontos de 100
TAREFA 01– ENVIO DE ARQUIVO
ESTUDO DIRIGIDO
Proposta de Atividade
Agora que adquirimos conhecimentos básicos sobre anatomia e fisiologia humana, temos a possibilidade de ter uma visão crítica sobre os temas abordados. Leia com atenção, o estudo de caso clínico disposto a seguir:
No período medieval, uma mulher com 55 anos de idade procura assistência na aldeia em que morava apresentando respiração rápida e curta. O médico verificando os sintomas da mulher encontrou inchaço em suas pernas. Fez um diagnóstico de hidropsia, prescrevendo uma terapia para livrar o corpo dos maus humores. Através da técnica de sangria ele retirou uma quantidade de sangue do corpo da mulher, dentro de algumas horas a paciente estava se sentindo muito melhor e respirando tranquilamente. Essas ocorrências reforçavam na pratica os conceitos dos maus humores, e a eficiência da sangria como terapia. A hidropsia é um termo usado para designar qualquer situação de edema (acúmulo de líquido nos tecidos), sendo comumente consequência da insuficiência cardíaca congestiva. Atualmente as terapias usadas nesses casos são a restrição de ingestão de líquidos por via oral, associado a medicações que induzem a diurese (aumento da micção) com o objetivo de diminuir o volume dos líquidos no corpo. Não é surpresa saber que a sangria faria com que a mulher se sentisse melhor em um curto espaço de tempo. Infelizmente, essa técnica deixava muitos pacientes anêmicos, e na verdade acabava fazendo com que o quadro do paciente piorasse com o passar do tempo. Ao longo da história, os cursos da área da saúde precisam de compreensão da anatomia e fisiologia humana, como contribuição para aprimoramento das práticas profissionais. Quer seja na hora de uma punção venosa no caso da equipe de enfermagem, para aprimorar técnicas realizadas na estética ou a ação de medicamentos na farmácia. 
A tarefa é analisar a situação atual da área assistencial, tirar suas conclusões. E redigir uma redação crítica sobre o tema:
“A evolução da anatomia e Fisiologia humana, desde o surgimento como ciência até os dias atuais”.
ORIENTAÇÕES: Para conseguir seguir uma ordem cronológica, divida os temas que você julga importantes em tópicos. Pesquise em fontes seguras na internet usando os seguintes termos:
História da anatomia, história da fisiologia, anatomia e fisiologia humana atual, anatomia e fisiologia humana na enfermagem, estética e/ou farmácia.
Caso faça uma pesquisa na internet, abaixo têm um campo ao qual devem ser colocadas às referencias.
FORMULÁRIO PARA ELABORAÇÃO DA ATIVIDADE:
	APRESENTAÇÃO DO TÍTULO DA ATIVIDADE
	
REDAÇÃO CRÍTICA 
	A evolução da anatomia e Fisiologia humana, desde o surgimento como ciência até os dias atuais. 
	A Anatomia humana é responsável por estudar a forma e a estrutura do organismo humano, bem como as suas partes. O nome anatomia origina-se do grego e é a parte da biologia que se preocupa com o isolamento de estruturas e seu estudo. A anatomia utiliza a dissecação que são cortes que permitem a visualização das estruturas do organismo. Essa prática é muito realizada nos cursos da área da saúde. Acredita-se que as primeiras dissecações em seres humanos tenham acontecido no século II a.C, ainda nos primórdios, quando a ciência ainda não tinha nenhuma ligação com o ser humano onde a única experiência que tinham eram com caçadas e a sobrevivência. Após esse período, a área ficou praticamente estagnada, principalmente em decorrência da pressão da igreja, que não aceitava esse tipo de pesquisa. Os estudos na área retornaram durante o Renascimento, destacando-se, nesse período, as obras de Leonardo da Vinci e Andreas Vesalius. O primeiro atlas de anatomia, o De humani corporis fabrica, foi produzido, em 1543, por Vesalius, atualmente considerado o pai da anatomia moderna. Seu livro quebrou falsos conceitos e contribuiu para um aprofundamento maior na área, marcando, assim, sua fase moderna. Nos dias de hoje, radiografia, fotografia, imagem digital e computacional multiplicaram as possibilidades de manipulação. Os sistemas estudados são: tegumentar, esquelético, muscular, nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário, endócrino e reprodutor. 
Na anatomia, existe uma convenção internacional de que as descrições do corpo humano assumem que o corpo esteja em uma posição específica, chamada de posição anatômica. Na posição anatômica, o indivíduo está em posição ereta, em pé (posição ortostática) com a face voltada para a frente e em posição horizontal, de frente para o observador, com os membros superiores estendidos paralelos ao tronco e com as palmas voltadas para a frente, membros inferiores unidos (calcanhares unidos), com os dedos dos pés voltados para a frente. Toda descrição anatômica é feita considerando o indivíduo em posição anatômica. Já a Fisiologia é o ramo dedicado ao funcionamento do organismo,  responsável por nos mostrar todos os processos físicos e químicos envolvidos. Estudar a fisiologia é compreender todo o funcionamento e as atividades desenvolvidas por cada uma dessas estruturas. Essa área estuda desde as células até os sistemas que compõem o corpo. Dentre os processos estudados nessa área, podemos citar a digestão, a excreção, a circulação e a respiração. O estudo da fisiologia iniciou-se na Grécia por volta de 2500 anos atrás. O termo fisiologia é oriundo das palavras gregas phýsis e logos, que, juntas, significam literalmente “conhecimento da natureza”. O estudo que merece destaque é o de William Harvey (1578-1657). Ele propôs a teoria de que o sangue circulava por todo o organismo graças ao bombeamento garantido pelo coração. Até esse momento, a teoria mais aceita afirmava que o sangue era constantemente produzido, e não que ele circulava pelo corpo. O trabalho de Harvey, sem dúvidas, foi fundamental para a compreensão de diversos outros processos fisiológicos. No século XX, diversos processos foram desvendados, e o entendimento da bioquímica e da biologia molecular foi fundamental para o aprofundamento do conhecimento em fisiologia. Com os avanços tecnológicos, essa área continua a crescer e muitos processos ainda serão entendidos.
Após toda a análise dos materiais citados, podemos concluir que as duas sempre trabalham e crescem em conjunto. Elas se completam para que possamos entender melhor a saúde e o funcionamento do corpo humano e para que possamos entender como algumas doenças surgem, se curam e são tratadas diante a funcionalidade de cada órgão responsável para a concretização de sobrevivência e crescimento. O estudo está ligado a várias áreas ligadas da Biologia, tais como a da anatomia, morfologia, biologia celular, bioquímica, ecologia e biofísica. Isso se faz necessário, pois todas essas áreas estão interligadas, e o funcionamento de um organismo está relacionado com processos que ocorrem em vários níveis de organização. 
	REFERÊNCIAS 
	DANGELO, J. G., FATTINI, C. A., Anatomia Humana Básica, Atheneu, (2002).
https://mcv.ufes.br/anatomia
https://www.unicamp.br/unicamp/ju/568/leonardo-da-vinci-o-desbravador-do-corpo-humano
	Fonte: Arial ou Times New Roman, 11, espaçamento simples.

Outros materiais