Buscar

Agenda 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Agenda 10 - Gestão de Pessoas
1. Por que o capital intelectual é considerado o bem mais importante nas organizações? 
2. Por que, na sociedade do conhecimento, a área de Recursos Humanos ganhou importância ainda maior? 
3. Que critérios você considera mais importantes para garantir a motivação dos funcionários de uma organização? Por quê? 
4. Com o trabalho sendo realizado cada vez mais pelas máquinas, como evolui a ação do ser humano? 
Há lugar para todos no mercado de trabalho? Como deve ser uma sociedade que garante funções menos braçais para o trabalho do homem?
Respostas
1-) O capital intelectual é considerado, no mercado atual, como a fonte que mais agrega valos ás empresas, pois está diretamente ligado ao desenvolvimento da marca, dos clientes, dos canais de distribuição, do processo decisório etc, além de proporcionar criatividade, proatividade e principalmente conhecimento. As empresa que sabem adquirir, manter e utilizar de forma eficiente e eficaz o conhecimento, terá uma vantagem competitiva. O conhecimento passou a gerar intelectual que, ás vezes é bem mais importante que o Capital Econômico. Os também lideres começaram a perceber que as empresas tendem a evoluir conforme o nível de conhecimento e capacitação de seus colaboradores. 
2-) A área de RH ganhou destaque por ser aquela que recruta os novos colaboradores. Não é necessário apenas escolher pessoas que tenham estudado sobre área. É preciso muito mais. É preciso que encontrem profissionais capacitados, criativos e que realmente acrescentem algo para a equipe e para a organização.
3-) Acredito que além de incentivos financeiros, é necessário criar um clima harmônico, formando um bom ambiente de trabalho, respeitar a individualidade de colaborador e explorar os pontos fortes de cada um, procurar oferecer ferramentas de capacitação, procurar fazer com que os funcionários sigam em evolução profissional e pessoal, gestores agindo com lideres sendo mais próximos aos seus colaboradores, agradecendo e incentivando a equipe para que todos permaneçam satisfeitos na empresa, assim como quebrar barreiras de hierarquia para que eles se sintam a vontade para se abrir quando necessário, ou seja tratar os colaboradores como eles gostariam de ser tratados e não como achamos que eles devem ser tratos ou como nos gostaríamos que fossemos tratados, afinal nenhuma pessoa é igual a outra, atualmente algumas empresas oferecem diferentes condições de trabalho aos colaboradores como por exemplo home office, sessões de aconselhamento psicológico, etc tudo como o maior sigilo possível, preservando a identidade e problemas de cada um.
4-) É tempo de inovação. Como a mudança do trabalho braçal para o automatizado e muitas startups de IOT nascendo não só apenas no vale do silício, mas também no brasil e se tornando empresas de sucesso, diante desse cenário sobrevivera apenas o profissional que conseguir se reinventar e se adaptar as evoluções e as novas tecnologias. Que conseguir acompanhar a tecnologia, não terá dificuldades em encontrar um emprego. Um bom exemplo: Se seu trabalho for substituído por uma máquina, muito provavelmente ela precisara de alguém para opera-la, ou gerenciar um sistema.

Outros materiais