Buscar

Sistema de gestao - atividade 5

Prévia do material em texto

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL 
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESTUDANTE: CAROLINE BARREIROS DOS SANTOS
COMPONENTE: Módulo III – Sistema de gestão de qualidade
PROFESSOR: Lucas Pisoni
ATIVIDADE Nº: 5
POLO: SÃO BERNARDO DO CAMPO
LOCAL E DATA: SÃO BERNARDO DO CAMPO, 06 de janeiro de 2021
Apresentação da empresa
A TJ Móveis Ltda, é uma empresa que está a 10 anos atuando no ramo moveleiro.
Durante todo esse tempo, nossa empresa vem terceirizando, partes de móveis para outras empresas e suprindo algumas necessidades de lucro, com vendas internas. Nossos móveis são todos elaborados a base de madeira de Pinus e para que supra as necessidades de mercado, é pintado e muitas vezes entalhado. Para que nossos móveis tenham características decorativas, utilizamos vernizes, cores fortes como chocolate, pinhão, mogno, marfim. Somos especialistas em móveis para escritório, mesas, cadeiras e armários para cozinha e em móveis para quartos. A princípio toda matéria prima utilizada na confecção de nossos móveis, eram brasileiras. A partir do momento que começamos a terceirizar partes de móveis, passamos a receber material importado e a trabalhar com características moveleiras, totalmente diferentes do Brasil.
A empresa efetua suas atividades em três turnos e divide suas tarefas com 800 funcionários, l2 médicos, 2 dentistas, 1 nutricionista e 1 psicóloga/assistente social. E tem como base para os próximos anos, a ampliação de sua área de trabalho, o aumento de sua produtividade e a extensão de suas vendas externas. O setor responsável pela área de exportação, é formado por 1 gerente comercial, 1 gerente de marketing internacional, 1 analista e 2 assistentes. Atualmente a empresa está exportando em média 1 container ao dia, o que suporta sua capacidade de produção e gerenciamento externo.
Produtos
A TJ Móveis Ltda, é capacitada para produção de móveis de madeira de pinus, predominante em modelos modernos e rústicos. A produção de linhas para escritório, favorece o mercado internacional, devido a combinação de cores rústicas e fortes, como: mogno, marfim, poli Stein, chocolate e outros.
Formação do Negócio
 Podemos considerar-nos de sorte, pois toda formação de negócio, foi concretizada diretamente com nosso cliente, sem intervenção de agentes, ou tradings companhias, o que nos possibilitou um maior resultado no fechamento do pedido. Porém para que tudo ocorresse dentro das normas expostas pelo cliente, seguimos alguns roteiros, tais como:
1 -Identificamos o mercado: uma área ao Norte da Europa - Irlanda
2 - Selecionamos um canal para a exportação: Feira de amostras para toda Europa "Mundial Sample" 
3 - Negociamos com o importador no exterior: Sr. Ed Robert, empresa Bornes Wood Fornitura. Fornecemos informações sobre quantidade disponível, aspectos técnicos, condições de venda, prazo de entrega e preço unitário de nossa mercadoria
4 - Fizemos uma análise dos preços praticados no país, diferenças cambiais, nível de demanda, sazonalidades, embalagens, exigências técnicas e sanitárias, custo de transporte e outras informações que poderiam ajudar na tomada da decisão sobre a realização da operação. 
5 - Verificamos se a mercadoria necessitava de Certificado de Origem ou algum outro certificado adicional. 
6 – Após o fechamento do negócio, enviamos uma fatura proforma, na qual constavam informações sobre o importador e o exportador, descrição da mercadoria, peso líquido e bruto, quantidade e preço unitário e total, condição de venda e modalidade de pagamento, meio de transporte e tipo de embalagem
7 - Confirmamos a Carta de Crédito, devido esta Ter sido a modalidade de pagamento escolhida. 
8 - Providenciamos a emissão dos documentos de exportação ou embarque. 
9 - Negociamos (pré-aviso) com a instituição financeira autorizada o pagamento em reais da moeda estrangeira recebida pela aquisição das mercadorias exportadas - contrato de câmbio.
Estrutura da empresa
Nossa empresa é composta de diversos funcionários e uma equipe de qualidade e conhecimento nas áreas administrativas. Foram ada pelos diretores, que supervisiona m o processo através de seus gerentes, a empresa procura deixar próximas as áreas de maior envolvimento com a exportação, principalmente no que se trata de satisfação do cliente, por exemplo, transporte e carregamento, para que os produtos sejam entregues, no tempo solicitado pelo importador. A produção é supervisionada por um dos gerentes, também qualificado para exercer tal cargo, porém, este está em constante sintonia com os demais gerentes, principalmente ao gerente comercial, para que tudo seja seguido conforme necessidades e desejos do cliente, e com extrema qualidade.
https://www.docsity.com/pt/documentos/downloading/?id=4730306

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes