Buscar

A Instituição da República - Atividade I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

@liviamichellestudies
ATIVIDADE I
A Instituição da República 
01. O povo participa como sujeito ativo no processo de instituição da República brasileira? Comente sua resposta.
Não, pois foi um ato de ordem e concordância entre as elites, já que não houve interesse por parte das elites de convocar a população para participar. 
02. Quais foram as primeiras medidas tomadas pelo governo provisório chefiado por Deodoro da Fonseca?
As primeiras medidas tomadas pelo governo provisório de Deodoro da Fonseca foram, na verdade, simbólicas. O primeiríssimo ato foi escrever uma proclamação que anunciasse a mudança do regime monárquico para o republicano, convocar uma Assembleia Nacional Constituinte para escrever uma constituição - escrita em 1891 - e mudar a bandeira brasileira. Depois destes atos simbólicos, o governo provisório combateu revoltas sociais, como a Revolta da Armada, institucionalizou o casamento civil, extinguiu a pena de morte e criou leis que regulavam a maioridade penal.
03. O que foi o enchimento e quais as suas consequências para a economia do país?
O encilhamento foi um período durante o governo provisório onde as políticas econômicas brasileiras passaram a ter essa denominação. O objetivo dessas políticas era estimular o crescimento econômico (tendo em vista que a passagem da monarquia para a república gerou desajustes econômicos, saudando as crises e a má circulação de dinheiro no país) além de promover o desenvolvimento industrial.
04. Comente os pontos fundamentais da primeira Constituição brasileira.
Federalismo - as províncias passaram a ser estados-membros da federação e ganharam autonomia para escolher seus deputados e senadores; Os Três poderes - foi instituído o poder Executivo, Legislativo e Judiciário; O voto - agora era um direito, porém sós homens alfabetizados e maiores de 21 anos podiam votar. Nada de mulheres, adolescentes, pobres, ex-escravos e analfabetos.
05. Explique:
a. Os motivos da oposição ao governo de Floriano Peixoto.
1º - a oposição exigia que deixasse o governo para convocar novas eleições, já seu mandato era inconstitucional, pois não haviam passado dois anos da posse de Deodoro, que era condição prescrita pela Constituição para o vice assumir. 2º - procurou estimular a industrialização, ao facilitar a importação de máquinas e financiar os empresários industriais, o que atraiu a elite agrária que controlava o Senado. 3º - derrubou os governadores que haviam apoiado Deodoro e substituiu por militares de sua confiança.
b. As medidas populares que Floriano adotou para conquistar a simpatia das camadas urbanas.
Baixou o preço da carne e dos aluguéis residenciais e aprovou uma lei que previa a construção de casas populares.
c. Por que ele ficou conhecido como “Marechal de Ferro”.
Ele conseguiu se manter no poder sem ceder à oposição e reprimindo com muita violência a Revolta da Armada e a Revolta Federalista, consolidando o regime republicano.
06. Cite os conflitos ocorridos no governo de Floriano Peixoto, mencionando suas causas. 
1 - A revolta federativa do rio grande do sul causas teve como causa a instabilidade política gerada  pelos federalistas que pretendiam libertar o rio grande do sul  da tirania de Júlio de Castilhos  presidente do estado ,e também conquistar autonomia no estado descentralizando o poder da recém proclamada república empenharam nessa disputa sangrenta   que acabou surgindo uma guerra  civil; 
2 - a revolta armada causa interesses divergentes e disputa entre grupos políticos  após a renúncia de Deodoro então Floriano Peixoto assumiu a presidência gerando divergência política através de quem apoiava o Deodoro  e grupos políticos serem contra a ascensão política e ter pouco prestígio da marinha e o exército ter muito prestígio então os militares da marinha foram contra  o governo de Floriano já que só podia ter assumido depois de 2 anos da renúncia de Deodoro.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes