Buscar

Sistemas Microcontrolados prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistemas Microcontrolados
Data: 20/02/2021
Aluno (a): Fabio Carmo da Silva
Avaliação Pratica 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Nos dias atuais, o conceito de conectividade é bastante discutido nas questões de tecnologia. Você pode fazer projetos com o Arduino, utilizando protocolos de comunicação diversos para conectá-lo a outros dispositivos. Desse modo, é possível utilizar periféricos eletrônicos externos para realizar medições sensoriais ou até comandar atuadores em seu projeto.
​​​​​​​Os protocolos de comunicações mais conhecidos são os seriais I2C, SPI e UART. É possível encontrar vários dispositivos eletrônicos que utilizam esses tipos de comunicação, como o módulo I2C para o LCD, o leitor de cartão SD (SPI) e o módulo bluetooth (UART).
Para responder o Desafio, veja a situação a seguir.
Com base no que foi exposto, elabore seu principal argumento para apresentar ao seu supervisor a escolha do módulo I2C para o display LCD. Justifique sua resposta. 
 I2C é um protocolo de comunicação serial que requer apenas duas linhas de sinal. Foi projetado para comunicação entre chips em uma PCB. O I2C foi originalmente projetado para comunicação de 100kbps, mas modos de transmissão de dados mais rápidos foram desenvolvidos ao longo dos anos para atingir velocidades de até 3,4Mbit. O protocolo I2C foi estabelecido como um padrão oficial, que fornece boa compatibilidade entre implementações I2C e boa compatibilidade com versões anteriores.
 O protocolo I2C usa apenas duas linhas de sinal bidirecionais para se comunicar com todos os dispositivos no barramento I2C. Os dois sinais usados ​​são: Linha de dados serial (SDL) e Relógio de dados serial (SDC)
 O motivo pelo qual o I2C pode usar apenas dois sinais para se comunicar com vários periféricos é como a comunicação ao longo do barramento é tratada. Cada comunicação I2C começa com um endereço de 7 bits (ou 10 bits) que chama o endereço do periférico que o restante da comunicação deve receber. Isso permite que vários dispositivos no barramento I2C desempenhem o papel do dispositivo mestre conforme as necessidades do sistema. Para evitar colisões de comunicação, o protocolo I2C inclui recursos de arbitragem e detecção de colisão que permitem uma comunicação suave ao longo do barramento.
 Como protocolo de comunicação, o I2C tem muitas vantagens, o que é uma boa escolha para muitos aplicativos de design incorporado. O I2C traz as seguintes vantagens: I2C requer apenas duas linhas de sinal, taxas flexíveis de transmissão de dados, cada dispositivo no barramento é endereçável independentemente, os dispositivos têm um relacionamento simples Mestre / Escravo, o I2C é capaz de lidar com várias comunicações principais fornecendo detecção de arbitragem e colisão de comunicação e comunicação a distância maior que a SPI

Outros materiais