A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
QUESTIONÁRIO - Práticas Educativas em Saúde

Pré-visualização | Página 1 de 2

QUESTIONÁRIO - Práticas Educativas em Saúde Nota 10
Questão 1. A atuação do profissional é essencialmente um papel de educador e, dessa forma, não há dicotomia entre atuação técnica e atuação educativa, ambas deveriam ocorrer simultaneamente no cotidiano de trabalho (São Paulo, 2001). Nesse sentido, é correto afirmar sobre as etapas do planejamento que deve ser realizada pelo profissional no seu exercício profissional:
I – Referente à população-alvo, devemos pensar com quem iremos desenvolver a ação, isso é fundamental para o passo seguinte que nos remete a “como” fazer, ou seja, que estratégias utilizar. Um mesmo conteúdo pode ser desenvolvido de formas distintas, conforme o público-alvo.
II – O conteúdo programático prevê para cada objetivo específico o que deverá ser desenvolvido para seu alcance.
III – As organizações não têm questionado a eficácia das atividades de treinamento para avaliar o retorno de seus investimentos nessa área, uma vez que o resultado positivo é certo em todas as ações educativas. Assinale a alternativa correta: Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa III está correta.
b. As afirmativas I e II estão corretas.
c. Apenas a afirmativa I está correta.
d. As afirmativas II e III estão corretas.
e. As afirmativas I e III estão corretas.
Questão 2. Referente à evolução dos pensamentos pedagógicos, é correto afirmar que:
I. No pensamento pedagógico da Escola Nova há destaque para Montessori, que desenvolveu em seus trabalhos o foco nas experiências sensoriais e para Piaget, que teve como foco o desenvolvimento da inteligência na criança.
II. Há destaque para Paulo Freire no pensamento pedagógico brasileiro. Para esse educador, a educação é um ato de transmissão.
III. Educadores e teóricos da educação progressistas defendem a formação do cidadão crítico e participante das mudanças sociais. Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa III está correta.
b. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c. As afirmativas I, II e III estão corretas.
d. Apenas a afirmativa II está correta.
e. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Questão 3. O discurso médico científico não abrange a significação mais ampla da saúde e do adoecer, pois a saúde não é objeto que se possa delimitar, não pode ser traduzida em conceito científico, bem como o sofrimento que envolve o adoecer (CAPONI, 1997). Diante dessa afirmação e refletindo sobre o processo saúde doença é correto afirmar: Escolha uma:
a. A atuação do profissional de saúde deve ser o de focalizar o potencial da pessoa para o bem-estar e encorajá-la a modificar ou fortalecer hábitos pessoais e estilo de vida de modo a reduzir os riscos.
b. Compreender o conceito de processo saúde-doença não é fundamental para ser um profissional de saúde qualificado.
c. O profissional de saúde deve tomar as decisões do que a pessoa doente deve ou não fazer, uma vez que ele é a pessoa que mais entende do processo saúde-doença.
d. Processo saúde-doença e processo ensino-aprendizagem não possuem relação entre si, uma vez que o primeiro se refere à área da saúde e o segundo, à área da educação.
e. Na afirmação de Caponi (1997), o sofrimento do adoecer não é elemento que deve ser considerado pelos médicos.
Questão 4. No diagnóstico educativo, a equipe de saúde e a população, bem como demais grupos sociais envolvidos definem, dentre os problemas identificados, aqueles que são passíveis de intervenção que contribuirão para a melhoria da saúde da comunidade (São Paulo, 2001). Nesse sentido, é correto afirmar:
I – O diagnóstico de uma situação, na área da saúde, implica no conhecimento dos fatores de caráter demográfico, epidemiológico, de organização dos serviços de saúde, das instituições da comunidade, bem como de aspectos socioeconômicos e de infraestrutura da localidade/município.
II – A identificação e análise crítica dos problemas identificados irão sugerir caminhos para o planejamento das ações de saúde.
III – Para considerar um diagnóstico situacional que possa ser transformado em diagnóstico educacional, devem-se considerar os envolvidos e o contexto da situação. Assinale a alternativa correta: Escolha uma:
a. As afirmativas I, II e III estão corretas.
b. As afirmativas I e II estão corretas.
c. Apenas a afirmativa III está correta.
d. Apenas a afirmativa I está correta.
e. As afirmativas II e III estão corretas.
Questão 5. Referente às diferentes abordagens para realização do diagnóstico educativo, é correto afirmar:
I – A abordagem analítico-descritiva equivale a uma fotografia de determinado momento.
II – A abordagem participativa é realizada a partir de observações participantes e reuniões comunitárias, nesse caso a coleta de dados não é separada da intervenção.
III – A abordagem analítico-descritiva é realizada a partir de observações participantes e reuniões comunitárias, nesse caso a coleta de dados não é separada da intervenção. Assinale a alternativa correta: Escolha uma:
a. As afirmativas I e II estão corretas.
b. Apenas a afirmativa I está correta.
c. As afirmativas I, II e III estão corretas.
d. Apenas a afirmativa III está correta.
e. As afirmativas II e III estão corretas.
Questão 6. Já na Idade Média acreditava-se na importância da educação em saúde, certamente não com essa denominação, porém, recomendando-se que o regime alimentar fosse correto, as práticas de higiene adequadas e as horas de sono prolongadas, o que contribuiria para o aumento na longevidade dos indivíduos (Pelicioni, Pelicioni, 2007). Nesse sentido, é correto afirmar que:
I. A educação em saúde é influenciada diretamente pelos acontecimentos políticos.
II. A “pedagogia tradicional” é caracterizada como prática que considera o saber dos aprendizes e coloca o educador e o educando no mesmo nível para troca de saberes.
III. O modelo pedagógico “tradicional” caracteriza-se pela dominação do profissional de saúde sobre os usuários, os quais são responsabilizados pela redução dos riscos à sua saúde. Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa I está correta.
b. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c. Apenas a afirmativa II está correta.
d. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e. As afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 7. Planejamento é um processo ordenado que necessita de etapas estabelecidas em uma ordem lógica. É correto afirmar sobre as etapas do planejamento:
I – Diagnóstico: determinação de objetivos, população-alvo, metodologia, recursos e cronograma de atividades.
II – Plano de Ação: coleta de dados, discussão, análise e interpretação dos dados, e o estabelecimento de prioridades.
III – Avaliação: verificação de que os objetivos propostos foram ou não alcançados. Assinale a alternativa correta: Escolha uma:
a. As afirmativas I, II e III estão corretas.
b. As afirmativas II e III estão corretas.
c. Apenas a afirmativa I está correta.
d. As afirmativas I e II estão corretas.
e. Apenas a afirmativa III está correta.
Questão 8. Um dos princípios do planejamento participativo é a flexibilidade que envolve a possibilidade de reformulação das ações planejadas durante sua execução. Dessa forma, é correto afirmar:
I – A avaliação deve ser iniciada na etapa de diagnóstico e acompanhamento em todas as fases do planejamento.
II – A avaliação após a execução, além de identificar os resultados alcançados, também fornece subsídios para a reprogramação das ações e indica a necessidade de novas ações de diagnóstico.
III – A avaliação deve ser realizada apenas ao término da ação educativa, pois só assim poderá verificar se o planejamento foi adequado. Assinale a alternativa correta: Escolha uma:
a. As afirmativas I e II estão corretas.
b. Apenas a afirmativa II está correta.
c. As afirmativas I, II e III estão corretas.
d. Apenas a afirmativa III está correta.
e. As afirmativas I e III estão corretas.
Questão 9. A proposta pedagógica de Paulo Freire remete à crítica e à superação dos modelos educacionais hegemônicos. A educação se apresenta como um caminho para a mudança social, para a formação de sujeitos históricos, atores e autores de seus processos cotidianos de emancipação

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.