Buscar

AVALIAÇÃO CAPACITAÇÃO LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E O IMAGINÁRIO INFANTIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO CAPACITAÇÃO – LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E O IMAGINÁRIO INFANTIL
· Embora o termo “ludicidade” seja amplamente usado em contexto educacional, ele não existe no dicionário português, e em nenhum outro idioma é utilizado, como inglês, francês, alemão, espanhol ou italiano (…) Além disso, não existe outras palavras para resumir o significado completo de ludicidade.
O Texto acima é:
Resposta Marcada :
Verdadeiro
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· Alguns teóricos contribuíram para explanar a importância do lúdico e do brincar, seja para o desenvolvimento humano, seja para aprender regras ou lidar com conflitos. Marque as contribuições de acordo com o autor, depois escolha a alternativa que representa a sequência correta.
 
1 – Freud
2 -Melaine Klein
3 – Winnicott
4 -Bettelheim
5 -Piaget
6 – Vygotsky
 
(   ) Reconheceu o significado psicológico de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento interno dos indivíduos.
(    ) Acredita que os jogos são um recurso que os indivíduos usam para o desenvolvimento cognitivo e emocional.
(    ) O jogo traz significado, é muito mais que um instrumento, mas um meio de entender as crianças e seus possíveis obstáculos.
(     ) Enfatiza as fantasias das crianças e as considera indispensáveis.
(    ) Vê a brincadeira de faz-de-conta, ou o jogo simbólico, ou ainda, o jogo de papéis como um lugar de desenvolvimento.
(    ) O brincar é uma ponte para a realidade: permite que as crianças entendam como o mundo funciona.
(    ) As pessoas aprendem através de suas atividades.
(    ) Entendeu que através do lúdico é possível aumentar a conscientização sobre conflitos internos.
(    ) O fenômeno da transição geralmente envolve áreas em que as crianças começam a experimentar seu relacionamento com o mundo.
(    ) Entendeu que o jogo para crianças não era apenas entretenimento, era uma maneira de voltar à situação que causou a dor e, ao mesmo tempo, entender a situação.
(    ) Apontou que o maior aprendizado que uma criança obtém de um jogo está relacionado a saber como se perder.
(    ) O aprendizado possibilita o desenvolvimento de disciplinas, e não o contrário, ou seja, o aprendizado é baseado no estágio de desenvolvimento do indivíduo.
Resposta Marcada :
1-5-3-2-6-4-5-2-3-1-4-6
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· Ao falar sobre o Jogo simbólico, Piaget afirmou que o jogo em si não é um jogo, mas uma atividade espontânea para crianças, que pode explicar sua representação em diferentes estágios para entender sua função simbólica.
A frase acima é:
Resposta Marcada :
Verdadeira
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· Brougère distingue o jogo em três sentidos principais, exceto:
Resposta Marcada :
O jogo é um comportamento cultural externo e significativo.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· Julgue a frase abaixo e marque se Verdadeira ou Falsa
O autor Luckesi trouxe subsídios em relação a Ludicidade Vinculado à Subjetividade Humana. Para ele a ideia de ludicidade está relacionada à experiência interna pessoal. Assim, além de limitar o conceito de lazer à experiência externa, ele também expandirá o entendimento para o estado de plena consciência e experiência interna.
 
Resposta Marcada :
Verdadeira
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· Sobre Psicomotricidade é correto afirmar:
 
Resposta Marcada :
A Psicomotricidade é uma ciência que estuda uma pessoa através de seus movimentos, expressando em sua implementação aspectos motores, afetivos e cognitivos, os resultados da relação do sujeito com o meio social.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· Para defender a importância da Psicomotricidade foram feitas algumas pontuações, exceto:
Resposta Marcada :
Afeta o desenvolvimento global da criança, ajuda a conhecer seu corpo, a relação entre suas partes, a conhecer, apreciar e respeitar seu corpo, assim como o corpo do outro.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  0
· Leia o texto abaixo e identifica-o quanto a sua veracidade.
A estimulação psicomotora na educação infantil tem, então por objetivo a utilização do corpo como via de comunicação com o mundo, para colocar a criança em situações variadas de exploração e experimentação concretas”. Tais experimentos podem ser vivenciados através de brincadeiras, jogos, brinquedos.
 
 
Resposta Marcada :
Verdadeiro
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· O Desenvolvimento Psicomotor da criança está associado às funções, transformações e maturação que o corpo realiza ao longo de sua vida. É o resultado de certos tecidos nervosos, um aumento no tamanho e complexidade do sistema nervoso central e crescimento ósseo e muscular. Portanto, esses são comportamentos não aprendidos que ocorrem espontaneamente, desde que a criança tenha as condições corretas para o exercício. Durante o Em relação ao Desenvolvimento Psicomotor marque as colunas de forma correspondente:
 
1 – Coordenação Global
2 – Coordenação Fina
3 – Óculo Manual
4 – Esquema Corporal
5 – Lateralidade
6 – Estruturação Espacial
7 – Estruturação Temporal
8 – Discriminação Visual
9 – Discriminação Auditiva
 
1 – É necessário que haja um controle ocular, isto é visão acompanhando os gestos da mão, e apresenta atividades como: lançar bolas, boliche, encaixar pinos, casinha de encaixe de figuras geométrica e outros.
2 – É caracterizada pela capacidade para perceber as diferenças entre os sons da fala e para sequenciá-los em palavras escritas. É uma componente essencial no que diz respeito ao uso correto da linguagem e à decodificação da leitura. Algumas sugestões de atividades trabalhadas com os sons e favorecimento a discriminação auditiva: estimulo auditivo e visual: bingo de sons, utilizando cartelas com figuras, estímulos de memória: mostrar alguns sons e pedir a identificação na ordem os sons ouvidos.
3 – Envolve a coordenação motora grossa e a fina, no entanto a 12 coordenação motora grossa é a realização de grandes movimentos com todo o corpo, envolvendo as grandes massas musculares, havendo harmonia nos deslocamentos. Não a precisão nos movimentos, embora seja importante a coordenação perfeita dos movimentos. Exemplo: marchar, batendo palmas, correr, saltar, engatinhar, rolar, escalar.
4 – A lateralidade exprime a capacidade de integração sensório-motor dos órgãos pares, como pés, mãos, olhos, ouvidos, etc., assim tornando-as funcionais e competentes no direcionamento das variadas formas de orientação do trabalho do indivíduo. É também função da lateralizarão a integração bilateral necessária ao controle postural e perceptivo-visual. De acordo com o contexto apresenta-se exercício para trabalhar e desenvolver as noções de lateralidade são eles: Andar em linha reta, curva; zique-zaque, andar em (pistas limitadas com fita etc.), desenho espontâneo com lápis de cera, etc.
5 – A coordenação motora fina é a capacidade para realizar movimentos específicos, usando os pequenos músculos, a fim de atingir a execução bem-sucedida da habilidade. Requer um ato de grande precisão no movimento. Movimentos manuais em que a coordenação e a precisão são essenciais. Exemplo de atividades como: abotoar e desabotoar, abrir e fechar zíperes, rasgar papel com a mão, etc.
6 – É uma habilidade importante para uma adaptação favorável da criança, pois lhe permite não só movimentar-se e reconhecer-se no espaço, mas também desencadear e dar sequências aos seus gestos, localizar as partes do seu corpo e situá-la no espaço, coordenar sua temporalidade e organizar sua vida cotidiana, sendo importantíssima no processo de adaptação do indivíduo ao meio, uma vez que tudo ocupa um determinado lugar no espaço em um dado momento. Assim segue exemplo de atividade que pode ser desenvolvida em sala: dados do dia, calendário, dias da semana, banco de imagens de atividades diárias de crianças, adultos.
7 – É representação global, cientifica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo capacidades de reconhecer e nomear as partes do corpo e as funções que ele tem. Portanto existem alguns aspectos que compõem o e esquema corporal são: conhecimento do próprio corpo e de suas partes interligadas, consciência
do corpo, construção de esquema (experiências sensório-motoras) e outros.
8 – É a capacidade de ver as diferenças e semelhanças nas formas, cores, tamanhos, posições e orientações. Uma criança com problemas de discriminação visual tem dificuldade com a percepção das diferenças/ semelhanças em palavras, letras, imagens, formas, e outros objetos. Isso pode levar a problemas na leitura, escrita e soletração. Atividades para desenvolver a discriminação visual: figuras de cor, forma, tamanhos iguais e diferentes, reproduzir desenhos usando cubos, brinquedos de construção, blocos lógicos, etc.
9 – É a capacidade que tem o indivíduo de situar-se e orientar-se, localizar outra pessoa ou objeto dentro de um determinado espaço. Quando a criança aprender noções de situação, tamanho, movimentos, formas, volumes e outras, ela atingirá a etapa de orientação espacial. Exercícios que ajudam a desenvolver a estruturação espacial: noções de movimentos, levantar, abaixar, empurrar, puxar, andar e correr, noções de tamanhos e formas.
Resposta Marcada :
3-5-1-7-4-9-6-8-2
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  0
· O imaginário infantil é a capacidade das crianças de criar, imaginar, fantasiar e experimentar o que acontece apenas em seus pensamentos. Para isso, ele pode usar objetos externos, como brinquedos. É através da imaginação da criança que ela pode expressar sua compreensão, entendimento ou insatisfação com o mundo.
O texto acima traz uma informação:
Resposta Marcada :
Verdadeira
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
Total8 / 10

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais