Buscar

At inclusão Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

​Figura 1 - A imagem representa graficamente os conceitos de Integração, Segregação, Inclusão e Exclusão. Fonte: <https://claudialopes.psc.br/2017/07/12/461/> Acesso em 17 jun. 2019
Avaliação dissertativa 
 
De acordo com o que foi visto na unidade, discorra sobre as características de cada conceito: Integração, Segregação, Inclusão e Exclusão. Analise a imagem acima e identifique qual seria a mais adequada para representar cada um deles. De acordo com a sua percepção sobre a Inclusão social e com o auxílio da imagem, por que a discussão a respeito da inclusão no ambiente escolar ainda se faz tão necessária nos dias atuais?
A primeira imagem diz ​ respeito a inclusão, onde podemos ver que os pontinhos coloridos estão misturados com os pontinhos verdes e dentro do mesmo círculo. Independente de deficiência, cor, raça classe econômica etc. Ter as mesmas oportunidades e ser tratados com respeito e como iguais. No ambiente escolar, teriam que fazer parte das atividades como qualquer outro, onde o educador conhecesse suas necessidades e utilizasse de estratégias para o aluno com alguma deficiência consiga acompanhar de forma significativa o aprendizado como os demais. Onde a escola se adaptasse para fazer com que esse aluno se sentisse parte de um todo, que ele também faz parte daquele ambiente, se sentindo acolhido e capaz .
 A segunda imagem demonstra a exclusão. Onde podemos ver claramente a completa separação dos pontinhos diferentes dos demais. Existe o distanciamento de uma pessoa ou grupo que esteja em situação desfavorável ou vulnerável em relação aos demais indivíduos e grupos da sociedade. 
A terceira imagem reflete a segregação definida como uma separação especial (geográfica) de um grupo de pessoas, em virtude de diversos fatores, como raça, o poder aquisitivo, religião, etnia, educação, nacionalidade ou qualquer outro fator que possa servir como meio de discriminação. Essas pessoas vivem separadas das outras consideradas normais e não tem nenhum tipo de integração social um exemplo é quando pais vão tentar matrícula o filho com algum tipo de deficiência em uma escola regular e essa diz que não pode pois não está apta para receber essa criança e manda os pais procurarem uma instituição que seja apropriada para seu filho.
 
A última imagem representada a integração. Perceba que a integração é diferente da inclusão. Integrar uma criança com algum tipo de deficiência ou diferenças existentes no âmbito escolar é diferente de inclui-la. Integrar de que ela pode participar das mesmas atividades e meio social que os outros, desde que elas consigam se adaptar por si só. Não existe a preocupação de pensar nas necessidades dessa criança, mas ela tem que se adaptar ao ambiente e padrão de ensino existente. Geralmente pode até existir algum tipo de auxílio, como uma cuidadora ou uma auxiliar que ajude essa criança, mas ela fica separada das demais, não aprende as mesmas coisas e nao participa das mesmas atividades.
A sociedade ainda está aprendendo a aceitar a diversidade. Que todos devemos ter os mesmos direitos e ter acesso às mesmas coisas. Na educação também acontece o mesmo. Incluir não é somente matrícula uma criança na escola regular. Existe muito para ser feito para incluir. A inclusão Escolar significa oferecer oportunidade de estudo para todas as pessoas, Sem distinção de cor, classe social, ou ainda, condições físicas e psicológicas.
O direito especializado para alunos com deficiência é garantido no artigo 208 da Constituição Federal Brasileira, o qual diz que cabe ao estado oferecer atendimento 
Educacional e especializado para todas as crianças e jovens portadoras de necessidades especiais. de preferência, atendidos pela rede regular de ensino. Além da Constituição o artigo 54 do Estatuto da criança e do Adolescente-ECA, também garante o direito a escola da criança e do adolescente portadoras de NEE.
 A lei também garante que as escolas tenham educadores especializados e qualificados para atender corretamente essas crianças, com atividades e exercícios específicos para cada uma de suas necessidades especiais. Isso quer dizer que não vasta apenas colocar o aluno especial dentro de uma sala de aula e obriga-lo a realizar as mesmas tarefas que os outros alunos. É preciso que se tenha um pedagogo capacitado para desenvolver atividades para o aluno especial, É trabalhar com ele o desenvolvimento de suas habilidades .
É importante lembrar aqui que, quando se fala em inclusão Escolar não estamos tratando apenas de alunos com deficiência psicológica, mas também, de alunos com deficiência física. Dessa forma, é preciso que as escolas também estejam preparadas fisicamente para receber e proporcionar o melhor convívio para estes alunos. 
Ou seja, é fundamental que os espaços escolares estejam equipados com rampas corrimãos, elevadores e banheiros adaptados. Além disso, alguns acessórios como cadeiras de adaptadas, apoio de braços ,engrossadores de lápis e quadros magnéticos
Podem contribuir ainda mais para que o aluno se sinta mais confortável e melhor atendido.
Uma escola inclusiva, isto é, que permite a inclusão Escolar de crianças e jovens com os mais variados tipos de deficiência, é numa escola que contribui não só para o aprendizado dessas crianças, mas também, para a construção de um mundo melhor e mais igualitário .Além de garantir os direitos à educação, a inclusão Escolar traz uma série de benefícios não só para os alunos especiais, como também para os outros alunos e educadores que dividem a mesma sala de aula.
Os desafios exigidos no processo de inclusão são muitos, grande parte dos profissionais não se consideram aptos a lidarem tarefas inclusiva, que precisa ser abraçada com dedicação, a formação continuada seria uma das possibilidades fundamentais para a ampliação e melhoramento dos métodos inclusivo que proporcionem o desenvolvimento profissional para lidar com as adversidades.
Deve-se pensar nas pessoas “especiais” como seres humanos que enfrentam grandes desafios diariamente, a solidariedade precisa estar inteiramente envolvida e interessada no processo de inclusão. Afinal a educação é um ato que nos torna agente das possíveis mudanças, tornando nos mais humanos e seres de consciência social.

Continue navegando