Buscar

APOL PERSPECTIVAS CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PERSPECTIVAS CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS
Questão 1/5 - Perspectivas Curriculares Contemporâneas
São concepções importantes acerca do currículo:
Nota: 20.0
	
	A
	Fenômeno prático simples, como embasamento teórico e livre de experiência.
	
	B
	Fenômeno prático complexo, como práxis e guia de experiência.
Você acertou!
De acordo com os pensamentos de Sacristán o currículo apresenta oito concepções importantes: o currículo como fenômeno prático complexo, o currículo como práxis, o currículo como construção social, o currículo como construção da cultura, o currículo como campo de investigação, o currículo como guia de experiência, o currículo como definidor dos conteúdos e o currículo como conjunto de conhecimentos.
	
	C
	Fenômeno prático simples, como práxis e livre de experiência.
	
	D
	Fenômeno prático complexo, como embasamento teórico e livre de experiência.
Questão 2/5 - Perspectivas Curriculares Contemporâneas
O currículo escolar e sua organização permeiam o ambiente escolar e interferem em significativos processos e procedimentos que envolvem o dia a dia da escola e da comunidade escolar. Nessa perspectiva a organização curricular deve estar voltada ao:
Nota: 20.0
	
	A
	Ao professor.
	
	B
	Ao sistema de ensino.
Você acertou!
A organização curricular deve estar voltada ao sistema de ensino, dessa maneira engloba a concepção adotada pela escola e, naturalmente, se enquadram aspectos que incluem toda a comunidade escolar, abordando a cultura, o perfil socioeconômico, a clientela e os itens que compõem o processo de ensino e aprendizagem.
	
	C
	Ao aluno.
	
	D
	Ao administrativo da escola.
Questão 3/5 - Perspectivas Curriculares Contemporâneas
O currículo passou a possuir diversas conceituações, sendo entendido em diferentes aspectos, permeando o ensino e a aprendizagem, a sociedade e a escola, além do sujeito e a cultura. Dentre as diversas conceituações, encontramos o currículo como conteúdo que representa:
Nota: 20.0
	
	A
	Aquele que se encontra sem sequência de conteúdos, capaz de promover um conjunto de resultados de aprendizagem.
	
	B
	Aquele que não se apoia em atividade anteriores, como uma sequência de anos e aprendizagens.
	
	C
	Aquele que se encontra como uma sequência de unidades de conteúdo.
Você acertou!
Para Roco e Garcia, o currículo “é uma questão de definir a sequência de atividades apoiadas em pré-requisitos desenvolvidos nas atividades anteriores”, ou seja, o currículo como conteúdo, apesar das variações, fica então definido como aquele que se encontra como uma sequência de unidades de conteúdo e aquele capaz de promover um conjunto de resultados de aprendizagem, sempre apoiadas em atividades anteriores, como uma sequência de anos e aprendizagens.
	
	D
	Aquele que integralmente segue sem sequência de conteúdos e não visa resultados
Questão 4/5 - Perspectivas Curriculares Contemporâneas
As discussões acerca do currículo apontam uma gradativa, porém, significativa relevância e, passaram a ocupar cada vez mais o espaço no campo das pesquisas em educação no Brasil. Justaposto a essa questão, ocorre uma multiplicidade de conceituação do currículo educacional. Para Saviani, a dificuldade em conceituar o currículo está relacionada a duas questões:
Nota: 20.0
	
	A
	Complexidade e delimitação.
Você acertou!
Para Saviani (2005) a infinidade de termos e funções que envolvem o currículo envolvem uma complexidade e delimitação. Para ele “Palavras e expressões como currículo, grade curricular, atividades curriculares, matérias de estudo ou matérias de ensino, disciplinas escolares, componentes curriculares, programas fazem parte da rotina de quem atua com educação escolar. Seu emprego em textos, documentos diversos e no discurso de educadores, nas mais diferentes situações, parece algo tão “natural” que raramente as pessoas se dão conta da carga histórica e conceitual que cada termo comporta. No entanto, são notórias as mudanças no conjunto das matérias que vêm compondo os currículos dos níveis, graus e modalidades de ensino, na sua distribuição pelas séries, na sua carga horária, nos conteúdos e métodos prescritos em seus programas. Mudam também as concepções, e isso nem sempre é tão perceptível. ” (SAVIANI, 2005, p. 05)
	
	B
	Complexidade e singularidade.
	
	C
	Singularidade e delimitação.
	
	D
	Diversidade e singularidade
Questão 5/5 - Perspectivas Curriculares Contemporâneas
O currículo também é visto como um mecanismo de controle social, apontando as políticas educacionais e culturais. Nesse aspecto, alguns teóricos o classificam nem como neutro e, tão pouco, como aleatório, seguindo o interesse de seus representantes. Ao seguirmos as reflexões acerca das políticas curriculares educacionais, naturalmente, as reformas educacionais estão presentes e compreendem diversos segmentos da educação, como:
Nota: 20.0
	
	A
	Legislação, financeiros e formação continuada do professor.
Você acertou!
As políticas curriculares podem ser consideradas como a principal forma de interferência do Estado na educação, visando, teoricamente, contribuir para a obtenção de uma melhoria educacional e, nesse contexto surgem as reformas educacionais. Elas provocam modificações em cenários educacionais que, por exemplo, apresentam baixo rendimento ou estão aquém das expectativas, além, é claro, das modificações que devem ser provocadas pela transformação da própria sociedade conforme o contexto histórico.
Dessa maneira, as reformas educacionais compreendem diversos segmentos da educação, como as transformações de legislação, as questões financeiras envolvendo, sobretudo, as diferentes maneiras de financiamento, as instâncias oficiais de poder, como os municípios e os estados, as gestões escolares, a formação inicial e continuada de professores, os processos avaliativos e outros.
	
	B
	Apenas aspectos políticos.
	
	C
	Legislação e formação inicial e continuada, não abrangendo aspectos financeiros.
	
	D
	Apenas aspectos sociais.

Outros materiais