Buscar

intervalo intrajornada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INTRODUÇAO 
O intervalo intrajornada permite que o trabalhador desfrute de um período para se alimentar e descansar, A legislação trabalhista criou esse intervalo com o objetivo de preservar a saúde física e a integridade mental do funcionário, prevenir acidentes de trabalho em razao do cansaço e promover dignidade e qualidade de vida do trabalhador.
Insta ressaltar que a lei não permite que ele seja suprimido, mesmo quando solicitado e ele não é contabilizado dentro das horas trabalhadas. Portanto, é importante que o empregador entenda todas as regras que envolvem esse intervalo para não ter problemas com possíveis processos trabalhistas.
DESENVOLVIMENTO
Segundo o Artigo 71 da CLT, implantado em 1º de maio de 1943, qualquer trabalho que ultrapasse 6 (seis) horas de duração tem a pausa obrigatória que é de no mínimo 1 (uma) hora e no máximo 2 (duas) horas, já para quem trabalha por 4 (quatro) horas, o intervalo é de 15 (quinze) minutos. Logo, a pausa é proporcional ao tempo trabalhado e para haver qualquer mudança nesse padrao isso só poderá ser feito mediante acordo com a empresa e sindicato.
Em 2017, com a implementação da Reforma Trabalhista (Lei 13.467), diversos pontos da CLT foram modificados. Para intervalo intrajornada não foi diferente, a principal mudança após a reforma foi com relação ao tempo de pausa que determinou que onvenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei, todavia respeitado o limite mínimo de trinta minutos para jornadas superiores a seis horas;
Outra mudança trazida pela clt em seu art. 71 § 4o foi a da não concessão ou a concessão parcial do intervalo intrajornada mínimo, para repouso e alimentação, a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento, de natureza indenizatória, apenas do período suprimido, com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho
Sobre alguns trabalhos existem peculiaridades, para quem trabalha em frigoríficos e sob riscos e desgastes pelo frio que o ambiente possibilita, deve acontecer uma pausa a cada 1h40 trabalhada, pausa de 20 min a cada 1h e 40 min trabalhada); Para trabalhos manuais de digitação, pausa de 15 min a cada 3h00 de atividade; Para lactantes 2 pausas de 30 min/dia até os 6 meses de vida do bebê; Trabalhos de mineração/Subsolo pausa de 15 min a cada 3h00.
O intervalo itrajornada do caminhoneiro é regido pela lei nº 12.619/2012, viagens de mais de 24 (vinte e quatro) horas fora da base da empresa ou residência: intervalo de descanso de 30 (trinta) minutos a cada 4 (quatro) horas de direção; intervalo de 1 (uma) hora para refeição e período de repouso diário com caminhão parado.
O Artigo 13 da Lei Complementar 150 é o que diz respeito do intervalo das domésticas para repouso ou alimentação pelo período de, no mínimo, 1 (uma) hora e, no máximo, 2 (duas) horas, admitindo-se, mediante prévio acordo escrito entre empregador e empregado, sua redução a 30 (trinta) minutos. Caso o empregado resida no local de trabalho, o período de intervalo poderá ser desmembrado em 2 (dois) períodos, desde que cada um deles tenha, no mínimo, 1 (uma) hora, até o limite de 4 (quatro) horas ao dia. Em caso de modificação do intervalo, na forma do § 1o, é obrigatória a sua anotação no registro diário de horário, vedada sua prenotação.
A jornada de um estagiário é de no mínimo 4 (quatro) horas e no máximo 6 (seis) horas, no primeiro caso, segundo a lei, não é exigido a concessão de um intervalo. Já para 6 horas, o mínimo é de 15 minutos, conforme já mencionei acima.
A pré-anotação ou a pré-assinalação do intervalo intrajornada é permitida pela legislação trabalhista aos empregadores com mais de 10 empregados, conforme preceitua o § 2º do art. 74 da CLT, desde que os intervalos pré-anotados retratam com autenticidade a jornada de trabalho do empregado. Considera-se pré-anotado o intervalo para refeição (descanso) em que o empregado fica desobrigado de registrar a entrada e saída no ponto, ou seja, o próprio sistema gera a marcação, subentendendo que o intervalo foi concedido.
CONCLUSAO 
Como foi demonstrado, o intervalo intrajornado é de suma importancia por isso irrenunciavel, podendo seu tempo ser convencionado por acordo coletico, mas nunca suprimido, tendo carater indenizatorio com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho caso seja, vale lembrar que caso o funcionario nao posso cumprir o total das horas do seu intervalo deve receber a parte nao cumprida em dinheiro.
As horas de intervalo varia por horas trabalhadas e tipo de trabalho, que ostenta suas peculiaridades e necessiades, todavia esta reforma da clt, que possibilita a redução do intervalo intrajornada pode ser uma afronta ao direito do trabalhador, que acaba por nao ter muita escolha ao aceitar empregos, ficando a disposição do que escolher o empregador. 
https://www.pontotel.com.br/intervalo-intrajornada/
http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/intervalos_descanso.htm
https://blog.tangerino.com.br/afinal-o-que-e-intrajornada-esclarecemos-essa-e-outras-6-duvidas/

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes