Buscar

Apol Cálculos Trabalhistas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Cálculos Trabalhistas
No Brasil, a definição de toda estrutura sindical está definida na Constituição Federal, ainda que a mesma proíba a intervenção do estado, no entanto prevê a unicidade sindical.
 
A partir do texto analise as afirmações a seguir:
I – Conforme art. 8ª, inciso II, é permitida a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados.
II – Uma associação sindical de primeiro grau de trabalhadores pertencentes a uma mesma categoria profissional, com intuito de resguardar seus interesses econômicos e laborais, bem como a representatividade e a defesa desta categoria de trabalhadores, tem a denominação de Sindicato.
III – Cabe aos sindicatos a missão fundamental de representar e defender seus sindicalizados, com vistas às melhores condições de trabalho, devendo manter um canal sempre aberto a negociação.
IV – As Centrais Sindicais situam-se como a maior unidade representativa de trabalhadores na organização sindical. São intercategoriais e atuam numa base territorial ampla, quase sempre em todo país. No aspecto jurídico, as centrais são associações civis e sindicais.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	II e III apenas
Você acertou!
As afirmativas II e III estão corretas. A afirmação I está incorreta, conforme art. 8ª, inciso II, é vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um município. A afirmação IV também está incorreta, no aspecto jurídico, as centrais são associações civis e não sindicais. (Tema 3: Estrutura Sindical, p. 9 e 10).
	
	C
	I e IV apenas
	
	D
	IV apenas
Questão 2/5 - Cálculos Trabalhistas
O poder disciplinar é o conjunto de prerrogativas do empregador destinadas à aplicação de sanções disciplinares ao empregado, caso incorra em descumprimento das regras contratuais.
 
A partir do texto analise as afirmações a seguir:
I – A pena de advertência é considerada a mais penosa para o empregado, e sua aplicação está embasada pela CLT.
II – A suspensão, independente da gravidade, não poderá exceder de 30 dias, sua extrapolação do prazo legal pode implicar em rescisão injusta do contrato de trabalho.
III – Em caso de condenação criminal, ainda que devidamente comprovada a culpa, a empresa não poderá enquadrar como dispensa por justa causa, conforme previsto no art 482 da CLT.
IV – O ato de indisciplina ou insubordinação é quando ocorre à desobediência a uma ordem específica, verbal ou escrita, constituindo ato típico de insubordinação.
 
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	II e III apenas
	
	C
	II e IV apenas
Você acertou!
Para Murari (2008), a pena de advertência apresenta-se como a mais branda e pode ser feita verbalmente ou por escrito (embora seja recomendada a modalidade escrita, para fins de prova) e não tem previsão na CLT, neste caso a afirmativa I está incorreta. A suspensão está prevista no art. 474 da CLT, e não poderá exceder de 30 dias, sob pena de se configurar rescisão injusta do contrato de trabalho, neste caso a afirmativa II está correta. A condenação criminal rompe o contrato de trabalho e sua demissão por justa causa se justifica pela impossibilidade material de subsistência do vínculo empregatício, uma vez que, cumprindo pena criminal, o empregado não poderá exercer atividade na empresa, neste caso a afirmativa III está incorreta. A afirmativa IV está correta. (Tema 5: Exercício do poder disciplinar do empregador, p. 15).
	
	D
	IV apenas
Questão 3/5 - Cálculos Trabalhistas
Toda empresa está sujeita a fiscalização e a conseqüentes punições, que implicam em multa ou interdição, caso os órgãos de fiscalização identifiquem alguma infração às leis trabalhistas.
A partir do texto analise as afirmações a seguir:
I – Quanto à legalidade, a fundamentação da inspeção do trabalho é inicialmente encontrada na Consolidação das Leis do Trabalho: " Art. 21. Compete à União - Inciso XXIV - organizar, manter e executar a inspeção do trabalho"
II – A empresa não está obrigada a manter a documentação fiscal no seu estabelecimento, podendo ser analisada ou não no momento da inspeção independente de data e hora indicada pelo auditor-fiscal.
III – Quando a empresa entender que houve falha ou interpretação errônea do Fiscal-auditor, a lei garante a empresa o encaminhamento de defesa à autoridade local competente.
IV – A inspeção do trabalho tem por finalidade a prevenção e manutenção adequada dos direitos trabalhistas dos empregados, frente à relação trabalhista com o empregador, podendo ser pessoa de direito privado ou público.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	II e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
Você acertou!
As afirmativas III e IV estão corretas. A afirmativa I está incorreta, pois, quanto à legalidade, a fundamentação da inspeção do trabalho é inicialmente encontrada na Constituição Federal de  1988: "Art. 21. Compete à União - Inciso XXIV - organizar, manter e executar a inspeção do trabalho", e não na CLT. A afirmativa II está incorreta, a empresa é obrigada a manter a documentação fiscal no seu estabelecimento, podendo ser analisada no momento da inspeção ou com data e hora determinada pelo auditor-fiscal. (Tema 4: Justiça do trabalho - defesa e fiscalização, p. 15 e 16).
	
	D
	IV apenas
Questão 4/5 - Cálculos Trabalhistas
Para Busse e Manzoki (2014), o auditor interno de RH, como qualquer outro profissional da área de auditoria, além do conhecimento técnico, também deve observar e seguir o que reza o código de ética do auditor.
A partir do texto analise as afirmações a seguir:
I – O auditor não pode revelar dados ou informação de documentos sigilosos sob guarda do RH, sob pena legal, civil ou trabalhista, salvo se houver determinação expressa da administração.
II –O auditor deve ceder às exigências das normas técnicas e aos padrões de auditoria em atendimento ao seu vinculo de emprego, quando solicitado pelo empregador.
III – O auditor deve ter visão sistêmica dos processos, no entanto o seu conhecimento específico em nada implica na sua garantia profissional.
IV – O auditor deve ter postura, ponderação e equilíbrio, pois suas conclusões implicam diretamente na organização e pessoas que dela fazem parte.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	II e IV apenas
	
	C
	I e IV apenas
Você acertou!
O Código de Ética Profissional do auditor apresenta características que são essenciais, como sigilo e discrição, objetividade, cautela e zelo profissional, comportamento ético, soberania, imparcialidade e independência e conhecimento técnico.  As afirmações I e IV estão corretas. A afirmação I trata do sigilo e discrição, enquanto que a afirmação IV trata da cautela e zelo profissional. A afirmativa II está incorreta porque o auditor deve respeitar seu vínculo, mas também deve obediência às normas técnicas e padrões de auditoria, portanto, deve ser imparcial e independente. Já a afirmativa III está incorreta porque o auditor deve estar sempre atualizado no conhecimento especifico de sua especialidade e daqueles inter-relacionados, possuindo visão sistêmica dos processos, logo, por obviedade o seu conhecimento específico impacta na sua competência profissional e conhecimento técnico (Tema 3: Auditoria de recursos humanos, p. 7).
	
	D
	IV apenas
Questão 5/5 - Cálculos Trabalhistas
Salário é a retribuição pelo trabalho prestado pago diretamente pelo empregador em folha de pagamento, que pode ser pago de forma mensal, quinzenal, semanal ou diariamente, por peça, tarefa, e nunca poderá ser inferior ao salário mínimo, inclusive para o aprendiz, e são chamadas de proventos, vencimentos ou créditos.
A partir do texto analise as afirmações a seguir:
I – Comissãoou percentagem é um tipo de remuneração variável que geralmente é praticada pelo comércio, nas empresas que trabalham com vendas. Remunerando seus empregados com base na produção ou desempenho individual.
II – Adicional noturno é o trabalho realizado entre as 22 horas de um dia até às 5 horas do dia seguinte, para o trabalhador urbano, conforme preceitua o Art. 73 da CLT, e o que exceder por prorrogação de horário, não será considerado como adicional noturno.
III – O empregado que labora como segurança armado em carro forte de transporte de valores, pela segurança que o veículo lhe proporciona, não pode ser considera atividade periculosa.
IV – São consideradas insalubres as atividades que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, expõem o empregado a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza, da intensidade do agente e do tempo de exposição a seus efeitos.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	II e III apenas
	
	C
	I e IV apenas
Você acertou!
A comissão ou percentagem é um tipo de remuneração variável com base na produção do empregado comumente praticado na área de vendas. Em geral é função de desempenho individual do empregado, é correta a afirmação I. Considera-se noturno o trabalho realizado entre as 22 horas de um dia até às 5 horas do dia seguinte, conforme art. 73 da CLT, e o Enunciado nª 60, do TST regulamenta, que cumprida integralmente a jornada no período noturno e prorrogada esta, devido é também o adicional quanto as horas prorrogadas, portanto a afirmativa II está incorreta. De acordo com o Art. 193 da CLT, são consideradas atividades ou operações perigosas aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem no contato permanente a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial, portanto a afirmativa III está incorreta. A afirmativa IV tem previsão no art. 189 da CLT, está correta (Tema 3: Folha de pagamento – proventos, vencimentos ou créditos, p. 5).
	
	D
	IV apenas
Questão 1/5 
-
 
Cálculos Trabalhistas
 
No Brasil, a definição de toda estrutura sindical está definida na Constituição Federal, ainda que a mesma proíba a intervenç
ão do estado, no 
entanto prevê a unicidade si
ndical.
 
 
 
A partir do texto analise as afirmações a seguir:
 
I 
–
 
Conforme art. 8ª, inciso II, é permitida a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de c
ategoria 
profissional ou econômica, na mesma base territorial que s
erá definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados.
 
II 
–
 
Uma associação sindical de primeiro grau de trabalhadores pertencentes a uma mesma categoria profissional, com intuito de res
guardar 
seus interesses econômicos e laborais, bem como a repre
sentatividade e a defesa desta categoria de trabalhadores, tem a denominação de 
Sindicato.
 
III 
–
 
Cabe aos sindicatos a missão fundamental de representar e defender seus sindicalizados, com vistas às melhores condições de t
rabalho, 
devendo manter um canal sempre aberto a negociação.
 
IV 
–
 
As Centrais Sindicais situam
-
se como a maior unidade repres
entativa de trabalhadores na organização sindical. São intercategoriais e 
atuam numa base territorial ampla, quase sempre em todo país. No aspecto jurídico, as centrais são associações civis e sindic
ais.
 
 
É correto o que se afirma em:
 
Nota: 20.0
 
 
A
 
I e II apenas
 
 
B
 
II e III apenas
 
Você acertou!
 
As afirmativas II e III estão corretas. A afirmação I está incorreta, 
conforme art. 8ª, inciso II, é vedada a criação de mais de uma organização 
sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial que será definid
a pelos 
trabalhadores ou empregadores interessados, não 
podendo ser inferior à área de um município. A afirmação IV também está incorreta, no 
aspecto jurídico, as centrais são associações civis e não sindicais. (Tema 3: Estrutura Sindical, p. 9 e 10).
 
 
C
 
I e IV apenas
 
Questão 1/5 - Cálculos Trabalhistas 
No Brasil, a definição de toda estrutura sindical está definida na Constituição Federal, ainda que a mesma proíba a intervenção do estado, no 
entanto prevê a unicidade sindical. 
 
A partir do texto analise as afirmações a seguir: 
I – Conforme art. 8ª, inciso II, é permitida a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria 
profissional ou econômica, na mesma base territorial que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados. 
II – Uma associação sindical de primeiro grau de trabalhadores pertencentes a uma mesma categoria profissional, com intuito de resguardar 
seus interesses econômicos e laborais, bem como a representatividade e a defesa desta categoria de trabalhadores, tem a denominação de 
Sindicato. 
III – Cabe aos sindicatos a missão fundamental de representar e defender seus sindicalizados, com vistas às melhores condições de trabalho, 
devendo manter um canal sempre aberto a negociação. 
IV – As Centrais Sindicais situam-se como a maior unidade representativa de trabalhadores na organização sindical. São intercategoriais e 
atuam numa base territorial ampla, quase sempre em todo país. No aspecto jurídico, as centrais são associações civis e sindicais. 
 
É correto o que se afirma em: 
Nota: 20.0 
 
A I e II apenas 
 
B II e III apenas 
Você acertou! 
As afirmativas II e III estão corretas. A afirmação I está incorreta, conforme art. 8ª, inciso II, é vedada a criação de mais de uma organização 
sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial que será definida pelos 
trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um município. A afirmação IV também está incorreta, no 
aspecto jurídico, as centrais são associações civis e não sindicais. (Tema 3: Estrutura Sindical, p. 9 e 10). 
 
C I e IV apenas

Outros materiais