Buscar

ATIVIDADE MODULO 3 LIVRO 2 DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade Avaliativa-Documentação Pedagógica: Investigação E Encaminhamento Na Educação Infantil-Profª Margarete T. A. Costa
+Educação Infantil - Abordagem Reggio Emilia
Documentação pedagógica: investigação  e encaminhamento na Educação Infantil
Módulo 3
AA
		 1. 
	Estratégias de ensino que possibilitem a expressão livre da criança e o respeito a ela e seus interessantes. Dessa forma, a investigação com crianças deve ser tomada como uma estratégia de ensino que garanta o protagonismo infantil e as manifestações subjetivas de cada criança, valorizando a experienciação e a manipulação. Marque a alternativa correspondente:
		
	O antagonismo do professor.
		
	O protagonismo infantil.
		
	A independência dos pais.
		
	A relação entre a escola e as famílias.
		 2. 
	A investigação é um processo cotidiano, fazemos isso o tempo todo em nossa vida, investigamos para encontrar formas de superar um problema, pesquisamos preços, formas de comprar, roupas para usar entre tantos outros processos diários.  Como se dá a investigação com as crianças?
		
	Por serem curiosas, as crianças não precisam fazer investigações, visto que ainda não tem o interesse necessário pelas coisas importantes.
		
	Não há como crianças desenvolverem a pesquisa, visto que ainda não têm o processo cognitivo desenvolvido para fazer as relações necessárias da pesquisa.
		
	As crianças desde muito cedo fazem investigações ao manusear e explorar materiais ou ao observar situações cotidianas para compreender sua realidade.
		
	As crianças começam a investigar depois de aprenderem na escola os métodos científicos para isso.
		 3. 
	A criança pequena com menos de três anos é determinada pelas situações em que se encontra, ela deseja algo de imediato. Isso vai se modificando com seu crescimento, e o brinquedo permite a construção de experimentos não realizáveis, dentro de um universo imaginário e ilusório. Qual é o papel da brincadeira?
		
	Realiza todos os seus desejos.
		
	Mostra a realidade de forma crua e real.
		
	Faz com que os seus anseios sejam correspondidos.
		
	Não dá possibilidade de usar a imaginação no mundo adulto.
		 4. 
	O registro e a documentação pedagógica constroem a memória e a autoria das práticas do trabalho pedagógico. Com isso, há uma aproximação com as famílias que se sentem pertencentes à escola, potencializando a construção coletiva dos processos escolares. É correto afirmar que:
		
	A investigação e a integração não são inerentes a um projeto pedagógico para a infância.
		
	A investigação e a integração são inerentes a um projeto pedagógico para a infância, devendo ser reconhecidas, valorizadas e estimuladas pelas políticas públicas a partir das necessidades de cada contexto e momento histórico.
		
	A investigação e a integração não são inerentes às políticas públicas e não têm relação direta com um projeto pedagógico.
		
	A investigação e a integração não são inerentes a um projeto pedagógico.
		 5. 
	A nossa Constituição Federal definiu a Educação Infantil como direito da família e dever do estado; dessa forma, a lei indica que as escolas devem incorporar e intensificar os relacionamentos dos pais, professores e alunos; a união destes resulta na contribuição uns com os outros, criando, com isso, um ambiente de harmonia, protagonismo, participação e pesquisa. Essa filosofia reflete um pensamento voltado para que tipo de postura:
		
	Construção efetivamente democrática do fazer.
		
	Construção de uma população consciente na hora de escolher seu voto.
		
	Construção coletiva de um ambiente socialmente individualizado.
		
	Construção de uma escola livre, sem necessidade da permanência do aluno nela.
		 6. 
	De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, no artigo 10, as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico, que deverá ser feito em quais atividades?
		
	Das brincadeiras entre os alunos e somente dentro da escola, visto que não há como observar em outros lugares.
		
	A observação crítica e criativa dos professores e alunos dentro e fora da escola.
		
	A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
		
	Interações das crianças no cotidiano, dentro e fora da escola, por meio de registros fotográficos familiares, pessoais e dos professores.
		 7. 
	A documentação pedagógica na Educação Infantil é uma prática que reflete impactos nos processos de aprendizagem e na ação docente. Ela proporciona uma reflexão em quais relações no seio escolar?
		
	Relações econômicas, culturais e políticas.
		
	Relações sociais, culturais e políticas.
		
	Relações sociais, econômicas e políticas.
		
	Relações sociais, culturais e econômicas.
		 8. 
	Lois Malaguzzi atribuía à criança múltiplas linguagens. Da mesma forma, o professor da Educação Infantil deverá utilizar-se de que forma de trabalho?
		
	Elaborar “mil” maneiras de avaliar as atividades dos alunos.
		
	Prepara “mil” maneiras de fotografar as atividades dos alunos.
		
	Organizar “mil” maneiras de registrar as atividades desenvolvidas pelos alunos.
		
	Desenvolver “mil” atividades para cada criança.
		 9. 
	Quando as crianças pesquisam temas, discutem em rodas de conversas, observam o mundo fora dos limites da escola e expõem, na escola, seus olhares, isso revela que o centro do trabalho pedagógico é qual?
		
	Os interesses dos pais na formação dos alunos.
		
	Os interesses sociais na formação de uma criança.
		
	A escuta dos professores.
		
	A escuta das crianças.
		 10. 
	Segundo Loris Malaguzzi, de acordo com os estudos realizados, a Educação Infantil tem foco para o trabalho educativo importante, necessário e fundamental na construção do ser humano, principalmente quando as mães precisam trabalhar e com isso necessitam de um lugar para deixar as crianças. Assim, a Educação Infantil tem uma importância educacional voltada para as:
		
	Ações assistencialistas.
		
	Ações voltadas para a formação do protagonismo infantil.
		
	Ações de simples acolhimento.
		
	Ações de higienização e alimentação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais