Buscar

A pregação é o centro do culto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A pregação é o centro do culto?
Tarcísio José de Freitas Carvalho - 30/08/2017
A pregação Medieval
A pregação na idade média era realizada em latim, quem pregava na língua vernácula só fazia adoração aos santos ou elogios e nem sempre santos das escrituras. A maioria dos clérigos eram irreligiosos e os bispos estavam envolvidos mais com a política ou com guerras e perseguição religiosa e assim ninguém tinha tempo para pregar.
Mesmo assim tudo isso confirmado e lendo pais da igreja é estranho não ver os evangelhos nas pregações. Temos exceções como Pedro Eremita, petista, fraco fisicamente, mas com um zelo muito ardente e um falar potente. Seu discurso em sua época era caracterizado como eloquência, mas hoje talvez radical.
São Bernardo tinha uma expressão gestual de alto nível e poder de persuasão irresistível influenciando padres e governos. Este é considerado um dos últimos dos pais pendendo entre ele e Agostinho. Seus sermões tinha uma tendência sistematizadora, com um arranjo mais ordenado do discurso. Ele gostava muito de pregar em esquemas, com esboço totalmente bem revisado após tarefas ao dia. Sua tendência de alegorizar não era diferente da maioria de sua época. Chegou a fazer 83 sermões nos três primeiros capítulos de cantares, para tanto em tão pouco só era possível se alegorizar.
Cinquenta anos depois de sua morte foi fundada duas ordens, uma dela é a dominicana com a intenção de pregação. Pedro Valdo um pregador itinerante começou a treinar pessoas pra pregar. A igreja os classificou como hereges e levantou outro grupo para enfrentar e derrubar a ordem de Valdo na pregação. O problema não era a pregação, mas pela importância e o poder que a pregação trouxe. Este grupo teve mais de vinte mil pregadores itinerantes e com o passar do tempo os dominicanos não se sustentou.
Os franciscanos criaram a ordem terciaria com todo o tipo de pessoas. Mesmo com suas profissões dedicavam-se por muito tempo. A missão estrangeira passou pela África, oriente dentre outras. Antonio de Padua passou pela Africa como um dos pregadores mais famosos chefando a trinta mil pessoas esperando seus sermoes. Por tras desta fama toda ocorreu uma lenda que ele tinha poderes de cura. Conta-se que ele pregacva aos peixes e após a bencao os peixes se curvavam, com essas historias ele converteu muitos hereges.
Ele foi o primeiro pregador que fez divisões em seus sermões de maneira muito minuciosa em uma época que se falava em o que se queria. Este método foi aplicado principalmente nas universidades. Falar de um método e quando ele nasce é difícil, mas antes da reforma o olhar para o texto passou a ser analítica e racional ao extremo. O que o tornou diferente? Ele usava ilustrações do ofício das pessoas, o cotidiano e suas tarefas diárias. 
Um dos maiores homens da idade média foi Tomás de Aquino, era de uma ordem mendicante, pregava para pessoas comum. Seus discursos eram curtos e explicativos com métodos de exposição inovador. Sempre profundo e com divisão e subdivisão com três pontos estavam entre os principais pregadores do século XII e XIII.
A reforma com o termo “sola scriptura” vai mexer com os anexos romanos necessários para a fé. Parte da afirmativa que a escritura é única e infalível como regra de fé e vida.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais