Buscar

Aap2 - Historiografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aap2 - Historiografia
1)"A resistência podia ser manifestada de diferentes formas: estradas bloqueadas, carroças interceptadas e descarregadas, navios assaltados no porto, pequenos tumultos diante das padarias, fixação do preço do pão, queima de moinhos, ataque aos moinhos e aos celeiros, vaias em frente às lojas de varejo, simples reunião de uma multidão ameaçadora etc".
  Sobre o pensamento do historiador Edward P. Thompson, analise as afirmativas:
 I. Seus estudos construíram uma nova forma de se voltar para o passado e de se entender as relações entre dominantes e dominados.
II. O historiador inglês criticava o marxismo renovado e pretendia comprovar em seus estudos os benefícios do positivismo.
III. Em sua teoria, as fontes eram negligenciadas, já que para o autor não havia necessidade de análise documental.
 Agora, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)Apenas a afirmativa II está correta.
· b)Apenas a afirmativa III está correta. 
· c)Apenas a afirmativa I está correta.
· d)Apenas as afirmativas I e II está correta.
· e)Apenas as afirmativas I e III está correta.
2)"Em meados dos anos de 1950, um grupo formado principalmente por Historiadores do Partido Comunista Britânico como Edward P. Thompson, Eric Hobsbawm, Cristopher Hill, Maurice Dobb, entre outros, constituía um dos principais núcleos de elaboração e desenvolvimento do marxismo na Inglaterra procurando compreender o capitalismo partindo de uma nova perspectiva marxista".
 Com base nesse contexto, assinale V para verdadeiro e F para Falso:
 (   ) Os historiadores marxistas preocupam-se em relatar uma história factual, excessivamente preocupada com os acontecimentos. 
(   ) O marxismo era estudado pelo grupo com a finalidade de registrar historicamente a luta de classes no período da Revolução Industrial.
(   ) Os autores produziram uma série de contribuições que avançavam no interior dos marcos conceituais do marxismo, elaborando um conhecimento histórico não apenas econômico do capitalismo inglês.
  Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
· a)F - V- V
· b)V - F- V
· c)V - V- V
· d)F - F- F
· e)F - F- V
3)"Os historiadores também se ocupam, em sua prática cotidiana, da formação da consciência social e de suas tensões. Nossa observação raramente é singular: esse objeto do conhecimento, esse fato, esse conceito complexo. Nossa preocupação (...) é com múltiplas evidências, cuja inter-relação é, inclusive, objeto de nossa investigação. Ou, se
isolamos a evidência singular para um exame à parte, ela não permanece submissa, como a mesa, ao interrogatório: agita-se, nesse meio tempo, ante nossos olhos. Essa agitação, esses acontecimentos, se estão dentro do “ser social”, com freqüência parecem chocar-se, lançar-se sobre, romper-se contra a consciência social existente. Propõem novos problemas e, acima de tudo, dão origem continuadamente à experiência."
  Com base no texto e nas contribuições de Thompson, analise as afirmativas:
 I. Se aceitarmos que possa haver um elo entre filosofia, história e engajamento político, podemos então definir a contribuição de E. P. Thompson sendo do mais alto grau de importância.
II. Thompson assevera que o objeto do conhecimento histórico é a história “real”, cujas evidências serão necessariamente completas e estáveis.
III. O historiador registrava os problemas das análises realizadas sobre as classes operárias, identificando como, em sua maioria, estavam focadas em entidades de elite e patronais.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
Alternativas:
· a)Apenas as afirmativas I e III estão corretas.Alternativa assinalada
· b)Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
· c)Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
· d)Apenas a afirmativas III está correta.
· e)Apenas a afirmativas II está correta.
4)"Nenhuma história foi mais “explicativa”, mais preocupada com leis gerais e com constantes do que as da idade clássica – quando o mundo e o homem, num só movimento, se incorporavam numa história única. A partir do século 19, o que vem à luz é uma forma nua de historicidade humana – o fato de que o homem enquanto tal está exposto ao acontecimento".
 Sobre a Nova História e o pensamento de Foucault é correto afirmar:
Alternativas:
· a)O historiador afasta-se de um estudo das ideias construídas pela elite intelectual e volta-se sempre para o camponês, o homem simples.
· b)Buscava principalmente compreender a circulação e construção das ideias que permitiram que determinados projetos e acontecimentos ocorressem e/ou se estabelecessem.
· c)O pensamento de Foucault se contradiz à Nova História, já que fundamenta seus estudos na abordagem histórica tradicional.
· d)Foucault é um dos representantes da terceira geração de historiadores ligados à Revista dos Annales, partindo de desdobramentos dos estudos quantitativos e demográficos.
.e)A prática arqueológica é uma prática que oferece uma leitura estável e positiva como quer a prática histórica conservadora.

Outros materiais