Buscar

AD 1 Geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPOSTAS:
Questão 1:
Os fatos históricos interferiram na formação de conceitos na Geografia, pois desde o período pré-histórico, o homem tinha necessidade de explorar o ambiente em que viviam em busca de água, comida e segurança; conforme o homem foi evoluindo, foi despertado o desejo de novas descobertas e ampliação de conhecimento de mundo, como ocorreu no período da expansão marítima européia.
O desenvolvimento técnico interfere na formação de conceitos na Geografia através de recursos matemáticos como por exemplo a estatística usada em pesquisa populacional, recursos tecnológicos como os satélites na elaboração de mapas, mudança na vegetação do planeta, entre vários outros recursos tecnológicos usados atualmente.
Essa busca incessante de conhecimento do mundo junto com algumas mudanças na forma de compreendê-lo, interferiram e continuam interferindo na formação de conceitos na Geografia.
Questão 2:
A neutralidade científica se baseia na imparcialidade da ciência e que ela se constrói a partir da observação, das quais são criadas as conclusões científicas.
Essa neutralidade científica acaba se tornando um mito, pois os cientistas são influenciados por vários aspectos, como, interesses pessoais, políticos, econômicos e sociais.
Questão 3:
A Geografia Tradicional se baseia em princípios positivistas tendo como fundadores Ratzel e La Blache. Na época era interesse da burguesia capitalista que se ensinasse uma geografia a fim de formar cidadãos soldados que acima de tudo defendesse sua pátria. Em sala de aula era ensinada a memorização, sem a preocupação de construção de conhecimento do aluno e sim uma mecanização de acontecimentos e datas. Não era levado em conta a estrutura econômica ou social e a história.
Na Geografia Crítica, buscava incorporar a crítica em suas observações a partir de uma abordagem marxista. Permite fazer uma leitura do espaço geográfico, onde se rompe a ideia de neutralidade científica a fim de criar uma crítica à sociedade capitalista através do estudo do espaço, correção das desigualdades sócio-econômicas e as desigualdades regionais. Em sala de aula busca estabelecer uma educação que estimule a inteligência e o espírito crítico do aluno.
Questão 4:
A noção do espaço geográfico apresentado na apostila, representa a intervenção do homem sobre o meio, ou seja, um produto ou um produtor das relações humanas e suas práticas sobre elementos naturais e artificiais.
Esse espaço vai interagindo com a sociedade a partir das necessidades humanas de adaptação, de se criar e procriar num determinado ambiente e sendo assim se torna objeto de estudo da geografia.
Com o passar do tempo esse espaço é modificado de acordo coma necessidade e o estímulo que ele recebe.
De acordo com Milton Santos, o espaço geográfico é um conjunto de sistemas de objetos e ações; são os elementos artificiais junto com as ações humanas que utilizam instrumentos no sentido de construir e transformar o meio, podendo esse meio ser natural ou artificial.

Outros materiais