Buscar

Neonatologia Veterinária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A gestação é um período determinante para o neonato, fase em que erros nutricionais, tratamentos inadequados e quaisquer doenças podem vir a causar reabsorções embrionárias, abortos ou mortalidade perinatal. O exame físico da mãe é fundamental. Uma das modificações a serem tomadas com fêmeas gestantes é a nutrição. A dieta aconselhada durante a gestação e a lactação deve conter níveis adequados de proteína, energia, lipídios, vitaminas e minerais, permitindo a manutenção corporal da cadela, assim como, o nascimento de fetos viáveis.Neonatologia Veterinária
O crescimento fetal canino é de aproximadamente 30% nas primeiras 6 semanas de gestação. Cadelas tem aumento de 25% do peso normal, mas é perdido durante o parto. Por isso é importante a nutrição excelente nas últimas 3 semanas de gestação para assegurar desenvolvimento fetal e manter reservas de gordura para a lactação. Já as gatas conseguem manter um depósito energético maior para a lactação. Elas perdem 40% do peso que ganharam no parto.
Exames pré-natais incluem ultrassonografia, radiografia, exame físico e exames laboratoriais de triagem.
Durante 2 a 3 dias que antecedem o parto, as cadelas normalmente ficam inquietas, procuram esconder-se, alimentam-se menos e trabalham o ninho. Além disso, deve-se notar o aparecimento de leite nas mamas e a distensão da vulva, a liberação de tampão mucoso cervical e a queda da temperatura retal, que é resultante da queda dos níveis séricos de progesterona, nas 12 a 24 horas anteriores ao início do parto.
O nascimento ou período de transição fetal-neonatal, que engloba as primeiras 24 horas de vida, é um período que exige cuidados e que tem alto índice de mortalidade. Imediatamente após o nascimento o neonato precisa assumir as funções vitais realizadas pela placenta. A transição da vida fetal para a neonatal é caracterizada por uma série de eventos fisiológicos únicos, como a substituição do conteúdo alveolar líquido por ar, o aumento dramático do fluxo sanguíneo pulmonar e alterações de desvios intra e extracardíacos da circulação sanguínea.
Como não há respiração pulmonar no feto, os pulmões não estão expandidos e são preenchidos por um líquido proveniente do plasma, com baixo teor de oxigênio. Esse líquido é absorvido para o interstício após o nascimento, mas, neonatos nascidos de cesariana, por exemplo, podem apresentar estresse respiratório transitório, por não reabsorverem o fluido pulmonar tão rapidamente quanto aqueles oriundos de parto normal. O choro inicial e as respirações profundas colaboram para a remoção do líquido amniótico restante em suas vias respiratórias. Mecônio e membranas placentárias também devem ser removidas nos 3 primeiros minutos para que o filhote consiga respirar.
Peso
O peso dos neonatos varia de 100g a 750g de acordo com o porte da espécie. Caso o peso seja menor ao nascimento, a taxa de mortalidade aumenta. Eles devem ganhar de 5% a 10% do seu peso inicial por dia, visto que devem duplicar seu peso em 10 a 12 dias. Gatos demoram mais tempo para ganhar peso. Caso isso não ocorra, deve haver suplementação alimentar. Devido à facilidade em perder peso, qualquer dificuldade que o neonato tenha ao mamar, seja pela falta de leite da mãe ou dificuldade na sucção, pode leva-lo à óbito.
Temperatura
Os neonatos são pecilotérmicos, ou seja, sua temperatura varia com o ambiente. Eles não são capazes de manter a temperatura corporal em ambiente frio especialmente longe da mãe, até aproximadamente a segunda semana de vida, pois seu controle hipotalâmico ainda não é desenvolvido totalmente, nem seus reflexos de tremores e vasoconstritores. 
A termogênese espontânea e independente de tremores é importante para termorregulação em cães neonatos e ocorre na gordura marrom. No frio, neonatos são mais suscetíveis a infecção porque decresce a taxa de linfócitos transformando-os em animais de baixa temperatura. Esses animais perdem muito calor. Um dos fatores que contribui para isso é que sua superfície corpórea é muito grande em relação ao seu peso.
A temperatura retal deve ser entre 35,5°C e 36,1°C no primeiro dia e alcançar 38°C no sétimo dia de vida. Neonatos caninos órfãos devem ser mantidos em ambientes com temperatura de 32°C e de 33°C para gatos neonatos até a segunda semana de vida onde deve-se diminuir gradativamente até 27°C. A umidade também deve ser verificada sendo ideal a 55% a 65% e de 85% a 95% para neonatos imaturos. Esses parâmetros não podem exceder para não provocar problemas como queimaduras.
O ato de mamar controla a temperatura corporal, pois o leite é 3°C superior a corpórea. A hipotermia compromete a imunidade do neonato, a oxigenação pulmonar, a digestão e a assistência materna. Isso ocorre porque o animal fica incapaz de mamar devido a falta do reflexo de sucção. Isso leva a queda de energia do animal.
Frequência Cardíaca e Respiratória
FC: 200bpm FR: 15 a 35m/min
O ritmo normal do coração é regular e sinusal. Se o débito cardíaco estiver baixo, a resposta vai ser a hipóxia, que pode vir a afetar o próprio coração, além do cérebro, rins, fígado, trato gastrintestinal, diafragma e glândulas adrenais. 
A forma mais comum de se aferir a frequência respiratória do filhote é por meio da observação dos movimentos torácicos. Em um quadro de hipóxia, a frequência respiratória fica elevada (acima de 40 mpm) para haver compensação, a frequência cardíaca diminuída (de 80 a 100 bpm) e o neonatos emitem vocalização estridente.
Órgãos dos Sentidos
Os filhotes nascem cegos porque a retina ainda não está totalmente desenvolvida o que vai acontecer somente após 28 dias de vida, quando também já estará apta a focalizar objetos e porque as duas pálpebras estão juntas ao nascimento. Se separam geralmente entre o 5º e 14º dia de vida.
Nascem surdos pois o canal auditivo ainda está fechado. Se abrem em gatos entre o 6° e o 10° dia de vida e em cães entre o 14° e 17° dia.
Nutrição
Assim que acontece o parto, a mãe disponibiliza o colostro rico em IgG e IgE, para serem absorvidos pela parede gastrointestinal do filhote. Porém essa absorção é limitada até 24h. O colostro não é leite, é uma secreção acumulada das últimas semanas de gestação a partir da influência de estrógeno e progesterona. O volume do líquido ingerido pelo animal contribui para seu volume circulatório pós-natal. No decorrer da lactação a composição do leite de cadelas e gatas vai se modificando para suprir a necessidades dos filhotes em desenvolvimento. Nas primeiras 72 horas após o nascimento, o colostro vai se modificando até se tornar leite.
Na ausência do leite materno, deve haver um sucedâneo adequado. Este leite deverá nutrir o filhote até que suas funções metabólicas se desenvolvam ao ponto de poder ser introduzida uma alimentação sólida. Um leite que não seja similar ao leite natural da espécie pode provocar diarreia e transtornos digestivos, podendo influir de forma negativa no desenvolvimento do filhote.
Principais Cuidados
Pré-natal: Planejamento, imunização materna adequada, investigação genética e nutrição adequada.
Lydia Leticia
Ajuste alimentar da gestante: Na 2ª semana de gestação (aumento de 25% até 50% do que o habitual), no parto (perda de 40% do peso) e na lactação (perda dos 60% restantes do peso pra gerar e manter a lactação).
Exercícios: Manter a atividade física.
Parto Normal
Estágio 1 – Duração de 6 a 12 horas; inquietação, anorexia, aumento da cérvix com contrações uterinas aumentadas em frequência, força e duração; tremores e organização do ninho.
Estágio 2 – Duração de 3 a 6 horas; evidentes contrações abdominais; passagem de fluído amniótico. Parição de um filhote; temperatura retal retorna ao normal.
Estágio 3 – Saída da placenta, ocorre até 20min após o nascimento de cada neonato; remoção de membranas amnióticas; limpeza dos neonatos pela mãe e ruptura do cordão umbilical; ingestão da placenta.

Outros materiais