A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
relatorio de estagio online 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

15
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST
PEDAGOGIA
FRANCIELE DO AMARAL MELO LISBOA
	
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II
“ESTÁGIO ONLINE”
RESOLUÇÃO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Nº 002, DE 01 DE JUNHO DE 2020
EDUCAÇÃO - TEMAS TRANSVERSAIS
LAGES SC
2020
FRANCIELE DO AMARAL MELO LISBOA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I
Relatório apresentado ao Curso de Pedagogia, para demonstrar as atividades de Estágio Curricular Supervisionado I em Educação - Temas Transversais.
			
LAGES SC
2020
SUMÁRIO
 
1	INTRODUÇÃO	4
2	APRESENTAÇÃO	5
3	ATIVIDADES E RECURSOS DE MATERIAIS/TECNOLOGICO	5
4	CONCLUSÃO	7
REFERÊNCIAS	8
1 INTRODUÇÃO
O presente relatório é referente ao Estágio Obrigatório Curricular II que foi elaborado realizada na modalidade online a partir de vídeos assistidos sobre o tema Educação - Temas Transversais. O objetivo principal do referido estagio é agregar o contudo assistido na vida acadêmica e após ela tanto dentro como fora de sala de aula. Durante o estágio foram realizadas leituras sobre o tema em forma de pdf, além dos vídeos assistido no ambiente do portal. Este estágio é importante para atuarmos como futuros pedagogos devido a sua abrangência temática, pois nos ensina que a escola pode ser um espaço onde se pode desenvolver projetos sociais que em si só não mudarão a sociedade, mas contribuirão para construir um espaço de reprodução de princípios democráticos que se multiplicarão entre os pais, alunos e sociedade em geral.
Para Hamze (2019) A escola tem como principal objetivo trabalhar a Educação - Temas transversais e facilitar, bem como fomentar e integrar as ações de modo contextualizado, através da interdisciplinaridade e transversalidade, buscando não fragmentar em blocos rígidos os conhecimentos, para que a Educação realmente constitua o meio de transformação social. 
Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e compreendem seis áreas: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade), Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente Transmissíveis) , Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental) , Saúde (autocuidado, vida coletiva), Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e a Vida das Crianças no Brasil, constituição da pluralidade cultural no Brasil, o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania) e Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e Saúde; Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas; Direitos Humanos, Cidadania). Podemos também trabalhar temas locais como: Trabalho, Orientação para o Trânsito, etc. HAMZE (2019)
O Estágio com o tema Educação – temas transversais, é de suma importância para os dias atuais, haja vista que ao ingressarmos nas instituições de ensino como futura pedagoga, iremos nos deparar com situações que demandaram de conhecimento prévio 
O referido estágio foi realizado online devido a pandemia do novo corona vírus e aprovada pelo MEC, pois as escolas encontram-se fechadas durante o período vigente para a realização do mesmo. A temática sobre a Educação - Temas transversais, foi dividido em trinta e quatro vídeo aulas, mais guias de estudo disponibilizada no portal. Os assuntos abordados foram: Temas transversais - Apresentação; Temas transversais - Justificativa; Redes Sociais; Temas transversais - Transversalidade; Temas transversais e interdisciplinaridade; Temas transversais - Escola e comunidade; Temas transversais - Procedimentos e perspectivas; Pluralidade Cultural - Parte 1/Parte 2/Parte 3/Parte 4/Parte 5; Saúde - Parte 1/Parte 2/Parte 3/Parte 4/Parte 5/Parte 6; Trabalho e consumo - Parte 1/Parte 2/Parte 3/Parte 4/Parte 5 ;Ética - Parte 1/Parte 2/Parte 3/Parte 4; Meio ambiente - Parte 1/Parte 2/Parte 3/Parte 4/Parte 5/Parte 6/Parte 7/Parte 8.
O principal objetivo deste estudo foi o aprimoramento sobre os temas transversais na educação, com o material disponibilizado e estudos paralelos sobre a temática, pude agregar conhecimento que será utilizado quando atuar em sala com os alunos. 
2 APRESENTAÇÃO 
Os temas transversais expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania e obedecem a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea. A ética, o meio ambiente, a saúde, o trabalho e o consumo, a orientação sexual e a pluralidade cultural não são disciplinas autônomas, mas temas que permeiam todas as áreas do conhecimento, e estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.
Os Temas Transversais caracterizam-se por um conjunto de assuntos que aparecem transversalizados em áreas determinadas do currículo, que se constituem na necessidade de um trabalho mais significativo e expressivo de temáticas sociais na escola. Alguns critérios utilizados para a sua constituição se relacionam à urgência social, a abrangência nacional, à possibilidade de ensino e aprendizagem na Educação Básica e no favorecimento à compreensão do ensino/aprendizagem, assim como da realidade e da participação social. São temas que envolvem um aprender sobre a realidade, na realidade e da realidade, preocupando-se também em interferir na realidade para transformá-la. 
Os temas transversais atuam como eixo unificador, em torno do qual organizam-se as disciplinas, devendo ser trabalhados de modo coordenado e não como um assunto descontextualizado nas aulas. O que importa é que os alunos possam construir significados e conferir sentido àquilo que aprendem. Cada escola tem a autonomia de incluir dentro da proposta do governo outros assuntos que considerarem relevantes para o aprendizado dos estudantes. Porém, os temas transversais que fazem parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) devem estar presentes no plano de ensino durante toda a educação básica. O interessante é que os temas transversais não estão relacionados a uma ou outra disciplina específica: eles são pertinentes para o aprendizado de diferentes áreas, contribuindo para a formação integral dos alunos.
3. ATIVIDADES E RECURSOS DE MATERIAIS/TECNOLOGICO
Os temas transversais são assim adjetivados por não pertencerem a nenhuma disciplina específica, mas atravessarem todas elas como se a todas fossem pertinentes. Eles fazem parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), criados a partir do Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido em 1999, os quais não constituem uma imposição de conteúdo a serem ministrados nas escolas. São apenas propostas nas quais as secretarias e as unidades escolares poderão se basear para elaborar seus próprios planos de ensino.
Segundo Menezes (2001), os temas transversais, que correspondem a questões presentes na vida cotidiana, foram integrados no currículo por meio do que se chama de transversalidade. Ou seja, pretende-se que esses temas integrem as áreas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade e que sejam orientadores também do convívio escolar. Assim, por exemplo, a área de Ciências Naturais inclui a comparação entre os principais órgãos e funções do aparelho reprodutor masculino e feminino, relacionando seu amadurecimento às mudanças no corpo e no comportamento de meninos e meninas durante a puberdade e respeitando as diferenças individuais. Dessa forma, o estudo do corpo humano não se restringe à dimensão biológica, mas coloca esse conhecimento a serviço da compreensão da diferença de gênero (conteúdo de Orientação Sexual) e do respeito à diferença (conteúdo de Ética).
Assim, segundo orientação dos PCNs, não se trata de que os professores das diferentes áreas devam “parar” sua programação para trabalhar os temas, mas sim de que explicitem as relações entre ambos e as incluam como conteúdo de sua área, articulando a finalidade

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.