Buscar

Atividade dissertativa SAAM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FATOR
	CONCEITO
	SIGNIFICADO
	 Qualidade da água
	 Água potável: água com condições para consumo humano. Sendo esta livre de doenças e quaisquer outros agentes nocivos à saúde humana. Podendo desta forma ser utilizada também para animais e uso na irrigação de plantas.
	  Quando corretamente tratada e distribuída, a água potável trás inúmeros benefícios, dentre eles uma melhor qualidade de vida. Se toda a população recebesse água tratada em suas casas um de nossos fatores seria quase nulo, pois de certa forma tendo água tratada a possibilidade de doenças é bem menor.
	 Gestão de resíduos
	 Destinação corretas de resíduos oriundos das atividades humanas, sendo pessoal, industrial etc. Sua destinação deve seguir todos os critérios das legislações vigentes para que não haja poluição dor ar, solo ou rios. 
	  A coleta e a disposição correta dos resíduos provenientes do consumo humano evitam a contaminação do solo, das fontes de recursos hídricos e do ar. A gestão desses resíduos vai da coleta seletiva, o transporte, tratamento e destinação final. 
	 Gestão do uso do solo
	 Atividade realizada por pessoas capacitadas visando principalmente para uso agrícola e/ou pastoril. Quando se faz um mapeamento de uma determinada área, busca-se identificar possíveis locais para implantação de determinada atividade como por exemplo aterros sanitários. 
	  A análise do uso do solo é um levantamento realizado por profissionais ligados à área ambiental e urbana que apresenta os principais usos e potencialidades de uma determinada área.
	 Drenagem urbana
	 Através da implantação de drenagem nas áreas urbanas busca-se minimizar os riscos que podem atingir a população. Sua aplicação por diminuir os riscos com inundações por exemplo. Sendo assim, a drenagem nada mais é do que a gestão/gerenciamento das águas pluviais que atingem as cidades.
	  São serviços de drenagem urbana de águas pluviais e seu transporte, detenção ou retenção para minimizar as vazões de cheias dos rios e seus respectivos tratamento e disposição finais.
	 Controle de pragas e doenças
	 Ter um saneamento ambiental bem estruturado é a chave para o controle de diversas doenças e pragas relacionadas diretamente à falta do mesmo. 
	 Se os fatores anteriores forem seguidos corretamente, o controle de doenças e pragas será atingido mais facilmente, pois a partir do momento que não há poluição dos recursos hídricos, o descarte dos resíduos seguiram os passos corretos e a drenagem das água pluviais ocorreram de forma correta, doenças e pragas são minimizadas, pois não há meios de elas se propagarem.
	PROBLEMA
	POSSÍVEL SOLUÇÃO
	 Moradias precárias
	 Programas habitacionais. Com programas deste tipo é possível dar mais dignidade às pessoas, desta forma dando-lhes melhores condições de vida.
	 Esgoto à céu aberto
	 Sistema de coleta de esgoto. Um sistema de coleta de esgoto pode reduzir em grande escala os problemas que assolam as populações mais carentes, desta forma evitaria muitas coisas, como por exemplo doenças graves causadas por pragas que aparecem juntos aos esgotos à céu aberto como a leptospirose oriunda da urina dos ratos. 
	 Enchentes 
	 Sistema de drenagem funcional. Havendo um sistema de drenagem urbana que atenda todos os requisitos legais para o gerenciamento das águas das chuvas, fazendo com que estas voltem para os lençóis freáticos e/ou rios sem que haja inundações.
	 Poluição das águas
	 Sistema de tratamento de águas pluviais e de esgoto. Se houver uma correta gestão desde a moradia digna, coleta de esgoto, controle de enchentes por meio de drenagem e a correta coleta dos resíduos humanos e a conscientização da população, nossos mananciais estarão protegidos. Mas tudo depende de diversos fatores, uns citados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais