A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
Atividade 4 - Administração

Pré-visualização | Página 1 de 5

PERGUNTA 1
1. Todas as organizações modernas dividem-se em determinadas áreas funcionais, não existe um limite ótimo para essa divisão. Muitos são os fatores que podem impactar na departamentalização da organização, como é o caso do tamanho, estrutura de mercado, qualidade interna, dentre outros. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
 
1. ( ) O departamento contábil na organização tem como função trabalhar com a programação de transportes dos produtos acabados para venda no mercado.
2. ( ) As organizações utilizam a tecnologia de informação para melhor se adaptar aos requisitos do mercado, inclusive para ganhar vantagens competitivas.
3. ( ) As demonstrações financeiras servem como um conjunto formal de informações utilizados para documentar as movimentações financeiras da organização.
4. ( ) A tecnologia da informação auxilia as organizações, diminuindo e prejudicando as informações relativas aos dados disponíveis sobre seu negócio ao longo do tempo.
  
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	a.
	F, F, V, V.
	
	b.
	F, V, V, F.
	
	c.
	V, V, F, F.
	
	d.
	F, V, F, V.
	
	e.
	V, F, F, V.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Leia o trecho a seguir: 
“De todas as prioridades competitivas da administração de operações, a qualidade é a que tem assumido maior destaque no ambiente atual dos negócios, uma vez que permite agregar valor aos produtos e serviços oferecidos por empresa”. 
  
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. p. 434 
  
Atualmente as organizações tendem a identificar a importância estratégica da qualidade e suas melhorias contínuas para a tomada de decisão. Assim, considerando o trecho apresentado e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
  
I. ( ) A gestão da qualidade é o conjunto de todas as atividades planejadas e sistematicamente implementadas no âmbito do sistema da qualidade. 
II. ( ) Qualidade total é a capacidade de um produto ou serviço satisfazer as necessidades, exigências e expectativas apenas dos clientes externos das organizações. 
III. ( ) A satisfação dos clientes, quando nos referimos à qualidade, depende exclusivamente da expectativa sobre os produtos no momento da compra. 
IV. ( ) O processo de qualidade total envolve todo o ambiente organizacional para desenvolver os produtos com máxima eficiência e eficácia. 
  
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	a.
	V, F, V, V
	
	b.
	F, F, V ,F
	
	c.
	F, V, V, F
	
	d.
	V, F, F, V
	
	e.
	V, V, F, F
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Leia o trecho a seguir: 
“O conjunto de sistemas computacionais utilizados por uma organização recebe o nome de Tecnologia da Informação (TI). A TI em uma definição mais básica, refere-se ao lado tecnológico de um sistema de informação. Muitas vezes o termo tecnologia da informação é usado no lugar de sistema de informação”. 
  
TURBAN, E.; VOLONINO, L. Tecnologia da informação para gestão: em busca do melhor desempenho estratégico e operacional. 8. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. p. 8 
  
Nas últimas décadas as organizações passaram por um rápido e intenso processo de inovações que modificou a estrutura organizacional, como é o caso dos setores de tecnologia internos à organização. Considerando a citação apresentada e os conteúdos estudados, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
 
1. O sistema de informação é o responsável por coletar, processar, armazenar, analisar e disseminar informações na organização.
Pois:
1. A tecnologia da informação (TI) está relacionada ao lado manual de um sistema de contatos específicos das organizações.
  
A partir do apresentado, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	b.
	As asserções I e II são falsas.
	
	c.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	d.
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	e.
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. A infinidade de organizações existentes na atualidade utiliza de insumos produtivos para, através de transformações no ambiente interno organizacional, produzir produtos acabados e disponibilizá-los no mercado e, assim, conseguir lucrar com sua atividade. Durante esse processo, faz-se necessário a existência de um controle de qualidade para que os produtos (bens e serviços) tenham um determinado padrão, facilitando a comparação entre diferentes produtos pelo consumidor e, também, que ele consiga confiar na organização que tem o produto de sua preferência. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
 
1. ( ) Um conceito de qualidade representa a totalidade de aspectos e características de um produto que consegue satisfazer determinadas necessidades.
2. ( ) A qualidade como satisfação dos clientes é um conceito passado, hoje o foco está direcionado à satisfação de outras empresas, como os vendedores de insumo.
3. ( ) Um dos objetivos centrais da certificação de qualidade é permitir que a organização produza seus produtos da maneira que considera mais adequada.
4. ( ) O sistema ISO pode ser considerado um método de padrão de qualidade que garante que as organizações sigam determinados padrões em sua produção.
  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	a.
	F, F, V, V.
	
	b.
	V, F, V, F. 
  
  
 
	
	c.
	V, F, F, V.
	
	d.
	F, V, V, F.
	
	e.
	V, V, F, F.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Leia o excerto a seguir: 
“O processo de transformação é o núcleo central de qualquer organização e envolve todas as atividades que contribuem para transformar os insumos em produtos e serviços. Trata-se de um processo transversal que flui por toda a organização”. 
  
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. p. 409 
  
A organização deve ser vista com um conjunto de diferentes áreas que devem trabalhar em harmonia e integração para a eficiência produtiva. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise os conceitos disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características. 
  
(1)  Gestão integrada 
(2)  Comunicação 
(3)  Administração de operações 
  
( ) Processo de emissão e recebimento de informações no ambiente organizacional entre os colaboradores. 
( ) Núcleo central da organização responsável pela transformação dos diferentes insumos em produtos concretos. 
( ) Planejamento estratégico que analisa a complexidade da organização e suas áreas funcionais. 
  
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	a.
	2, 1, 3.
	
	b.
	2, 3, 1.
	
	c.
	1, 2, 3.
	
	d.
	1, 3, 2
	
	e.
	3, 2, 1.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. Leia o excerto a seguir: 
“As equipes nem sempre funcionam bem. Algumas empresas subestimam as dificuldades da mudança para uma abordagem com base em equipes. As equipes requerem treinamento, empowerment e uma transição bem administrada para que possam funcionar. Um grupo pode não conseguir se tornar uma equipe eficaz, a não ser que seu gerente e seus membros se comprometam com a ideia [...]” 
  
BATEMAN, T. S.; SNELL, S. A. Administração: novo cenário competitivo. 2 ed. 4. reimpr. São Paulo: Atlas, 2011. p. 471 
  
Apesar da divisão das organizações em diferentes áreas funcionais para especializar a mão de obra e aumentar a produtividade organizacional, as diferentes áreas devem possuir uma integração para que as atividades sejam desempenhadas com eficiência e eficácia. Assim, considerando a citação apresentada e o conteúdo estudado,