Buscar

Princípios da Imunização

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Princípios da Imunização
DEFINIÇÃO DE IMUNIZAÇÃO
É a aquisição de proteção imunológica contra uma doença infecciosa. Tem como objetivo aumentar a resistência de um indivíduo contra infecções. Pode ser administrada por meio de vacinas, imunoglobulinas ou por soro de anticorpos.
TIPOS DE IMUNIDADE
IMUNIDADE NATURAL
· Passiva (anticorpos maternos): transferência transplascentária, doação de anticorpos IgG e IgA através do leite materno. 
· Ativa: observada após o indivíduo adquirir a doença e assim produzir seus próprios anticorpos contra ela. 
IMUNIDADE ARTIFICIAL
· Passiva: administração de soro com anticorpos prontos, imunoglobulinas humanas homólogas, soro heterólogo.
· Ativa: antígenos induzem memória imunológica, vacinas.
VACINAS
Método de imunização ativa artificial, o qual estimula a resposta imune adaptativa. As vacinas são feitas através de substâncias, como proteínas, toxinas, partes de bactérias ou mesmo vírus que, ao serem introduzidos no organismo de um animal, suscitam uma reação do sistema imunológico. O objetivo das vacinas é a imunização prévia dos indivíduos, de modo que ele passe a responder de forma rápida e eficiente quando entrar em contato com o agente infeccioso, evitando assim a ocorrência ou o desenvolvimento da doença.
Para a produção de uma vacina efetiva, a melhor substância a ser utilizada é o antígeno proteico, pois é mais antigênico. 
IMUNDADE DE REBANHO
Extensão da proteção conferida por uma vacina a segmentos não-vacinados da população, devido ao controle ou a diminuição da circulação do agente infeccioso como decorrência do aumento de indivíduos tornados imunes pela vacinação.
COMPOSIÇÃO DAS VACINAS
· Água estéril.
· Soro fisiológico.
· Fluídos proteicos.
· Conservantes.
· Estabilizantes.
· Adjuvantes (potencializadores da resposta imune).
· Proteína do ovo.
· Traço de antibióticos: Thimerosal (contém mercúrio). Pode induzir reações alérgicas graves.
FASES DO DESENVOLVIMENTO DAS VACINAS
TIPOS DE VACINAS
· Vacinas de agentes atenuados: o agente da vacina está atenuado, ou seja, foi enfraquecido para que não seja capaz de causar a infecção. Esse tipo de vacinação é o mais parecido com a exposição natural que acontece durante nossa vida. A desvantagem é o risco de reversão à patogenicidade, por isso é contraindicada para pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, neoplasias malignas e tratamento com corticoides em esquemas imunodepressores ou qualquer terapia imunodepressora. Ex.: febre amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, tríplice viral, BCG.
· Vacinas de agentes mortos ou inativados: agentes inativados correspondem a agentes mortos, que perderam a capacidade de parasitar uma célula hospedeira. Devido a isso requer mais uma dose de vacina para estabelecer a imunidade. Não tem risco de produção de patogenicidade. A desvantagem é que requer dose de reforço, o patógeno deve ser cultivado in vitro e usa adjuvantes. Ex.: sars-cov-2 - CoronaVac, influenza, raiva, poliomielite e S. pneumoniae.
· Vacinas de compostos tóxicos inativos: são vacinas dirigidas contra as toxinas produzidas por um patógeno. Os toxóides do tétano e da difteria têm participado, por longo tempo, da série-padrão de inoculação infantil. Sua vantagem é que possui ação direta na inativação do agente causador da doença. Já a desvantagem é que é necessária uma série de injeções para se obter imunidade completa, seguida de reforço a cada 10 anos. Ex.: tétano e difteria
· Vacinas conjugadas: são aquelas em que um produto imunologicamente menos potente, como um polissacarídeo, é conjugado a um outro produto imunologicamente mais potente, como uma proteína. O primeiro produto adquire características de maior potência imunológica. Ex.: pneumonia e meningite.
· Vacinas de subunidades (proteínas recombinantes): vacinas de subunidades produzidas por técnicas de engenharia genética, onde outros microrganismos são programados para produzir a fração antigênica desejada. A vantagem é que pode ser produzida em larga escala e não contém risco de patogenicidade. Já a desvantagem é que são necessárias múltiplas doses para gerar memória imunológica. Ex.: HPV, hepatite B.
· Vacinas de DNA: ainda estão es testes.
· Vacinas de vetores virais recombinantes: composto por vírus atenuados, que são capazes de produzir antígenos de outros patógenos quando inoculados. Ativa resposta imunológica celular e humoral. Ex.: Sars-Cov-2 – Oxford-Atrazeneca.
· Vacinas de RNA mensageiro: Introdução do RNAm sintético idêntico ao do agente em células humanas. Ex.: Sars-Cov-2 – Pfizer.
· Vacinas terapêuticas: imunoterapia no combate ao câncer.
VACINA IDEAL
· Administração oral;
· Baixo custo;
· Fácil estocagem (temperatura ambiente);
· Dose única;
· Proteção duradoura.
SOROTERAPIA
Modalidade de imunidade a um antígeno, estabelecida em um indivíduo por transferência de anticorpos de um outro indivíduo imune àquele antígeno. Tem ação imediata e é considerada transitória, pois o indivíduo não desenvolverá sua própria imunidade, ou seja, NÃO gera MEMÓRIA.
Soro homólogo: A imunoglobulina específica, chamada de gamaglobulina hiperimune, é obtida de doadores humanos que receberam imunização ativa recente ou de convalescentes de doença infecciosa contra a qual se pretende proteger. São exemplos de imunoglobulina humana específica:
· Anti-hepatite B.
· Antitetânica.
· Antirrábica.
· Anti varicela Zoster.
· Palivizumabe (anticorpo monoclonal anti vírus sincicial respiratório – VSR ou RSV).
Usado em casos de deficiência congênita ou adquirida de LB; exposição a doenças que causam complicações rápidas; quando não existe vacina ou o paciente não foi vacinado.
Tratamento efetivo, porém, deve ser feito com cautela:
· Produção de IgE contra o anticorpo estranho pode gerar reações alérgicas e anafilaxias.
· Produção de IgM e IgG contra o anticorpo estranho pode gerar imunocomplexos que se depositam em tecidos. 
BIBLIOGRAFIA
ABBAS, A. Imunologia Celular e Molecular. 9ª edição. Capítulo 16 - Imunidade aos Microrganismos. 2018.
INOCULAÇÃO DO ANTÍGENO
proteico (resposta t dependente)
RECONHECIMENTO FEITO PELO LINFÓCITO B
INFORMAÇÃO É TRANSMITIDA A UM LINFÓCITO T CD4+
PROLIFERAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DOS LINFÓCITOS B
>PLASMÓCITOS (AC) >CÉLULAS DE MEMORIA B (QUANDO ATIVADAS DARÃO ORIGEM A NOVOS PLASMÓCITOS)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais