Buscar

ATIVIDADE A4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0 em 1 pontos
Leia o trecho a seguir:
 
“O processo de avaliação foi originado na lógica de um modelo de organização hierárquico funcional onde a supervisão imediata era a responsável, e seguia simplesmente os requisitos funcionais do cargo. A avaliação de desempenho nos dias atuais, supera esse limite de visão e se propõe a ser um recurso de observação contínua, em que mede, formaliza, promove e recompensa pelos resultados alcançados. Criar um banco de talentos, entrelaçados aos planos de carreira. O gestor por meio de um instrumento bem elaborado não somente avalia a performance de seus colaboradores, mas colhe informações para montar perfis profissionais e tomar decisões quanto à produtividade” (SILVA; GOMES, 2016).
 
SILVA, D. A. V.; GOMES, M. H. S. C. Métodos de avaliação de desempenho utilizados pelas quatro maiores instituições financeiras do país. Revista Eletrônica Gestão e Negócios, v. 1, 2016. p. 1. Disponível em: <https://goo.gl/zkQB53>. Acesso em: 01/08/2018.
 
O pequeno trecho introdutório do artigo citado acima aponta para a integração estratégica de vários processos de gestão de pessoas. Neste momento nos interessa, particularmente, as relações entre Gestão de Carreira e Gestão de Competências, que fazem parte deste todo.
 
Considere as reflexões anteriores e seus conhecimentos sobre gestão de carreira e de desempenho e responda a pergunta a seguir:
 
Em que momentos da vida organizacional dos trabalhadores a avaliação de desempenho pode ser útil ao desenvolvimento de sua carreira?
Resposta Selecionada:	
Incorreta [Sem Resposta]
Resposta Correta:	
Correta 
Através da avaliação de desempenho, a organização pode identificar o potencial do trabalhador e decidir investir no desenvolvimento de sua carreira. Após a elaboração de um plano de carreira, com seus objetivos gerais e parciais, a avaliação de desempenho será útil para a periódica análise do andamento da carreira do trabalhador, a necessidade de alterações do percurso e a definição dos objetivos para o novo ciclo.
Comentário da resposta:	
Sua resposta não é a correta, pois você não contemplou a essência do desenvolvimento de carreira com base na avaliação de desempenho. Políticas de gestão de pessoas definidas unilateralmente, ou burocraticamente, ou ainda sem a sustentação integrada dos objetivos das partes envolvidas (pessoa, organização, gestor) não garantem a qualidade do desenvolvimento das carreiras dos trabalhadores em uma organização.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
Leia o trecho a seguir:
“Um programa de avaliação do desempenho, quando bem planejado, coordenado e desenvolvido, normalmente traz benefícios no curto, médio e longo prazos. Os principais beneficiários são: indivíduo, gestor, organização e comunidade”. Implementar um bom programa de avaliação de desempenho nas organizações traz inúmeras vantagens.
 
CHIAVENATO, I. Desempenho humano nas empresas : como desenhar cargos e avaliar o desempenho para alcançar resultados. 7. ed. rev. e atual. Barueri: Manole, 2016. p. 55.
 
Com base no apresentado, analise as asserções a seguir sobre avaliação de desempenho e modelos de carreira e a relação proposta entre elas. 
 
I. O entendimento do que é uma carreira tem sofrido mudanças ao longo dos anos, dentre os modelos existentes, temos a carreira proteana.
Pois:
II. No modelo de carreira proteana, o indivíduo é visto como o artesão das suas possíveis carreiras, que como obras de arte estão abertas às intervenções e às transformações.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:	
Correta A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Resposta Correta:	
Correta A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Comentário da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a asserção I é verdadeira, já que é consenso geral que a concepção de carreira tem se transformado junto com a sociedade e, entre os modelos existentes, um deles é o modelo de carreira proteana. A asserção II é falsa, a característica apresentada não corresponde ao modelo de carreira proteana, já que, nesse modelo, o ponto central é que somente o indivíduo é responsável por suas escolhas, nunca a organização.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
Leia o excerto a seguir:
“[...] o feedback se tornou uma importante ferramenta no processo de avaliação de desempenho, todavia, os avaliadores precisam estar treinados para esse bate-papo. As pessoas, em sua maneira normal de ser, lutam por minimizar as ameaças e maximizar as recompensas, pois ninguém gosta de se sentir punido ou agredido”.
 
BERGAMINI, C. W. Avaliação de desempenho : usos, abusos e crendices no trabalho. São Paulo: Atlas, 2019. p. 18.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta um motivo que torna difícil receber um feedback:
Resposta Selecionada:	
Correta O avaliador não passa segurança quanto à sua opinião ao avaliado.
Resposta Correta:	
Correta O avaliador não passa segurança quanto à sua opinião ao avaliado.
Comentário da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, já que um dos motivos que tornam o processo de receber um feedback difícil é o fato de que a pessoa que está recebendo o feedback não tem segurança quanto à opinião do outro, ou seja, o avaliador não transmite segurança em relação ao que está sendo falado como feedback.
Pergunta 4
0 em 1 pontos
Leia o trecho a seguir:
 
“Como ter uma carreira de sucesso envolve criar seu próprio plano de carreira − e não somente seguir o caminho estabelecido pela organização −, os funcionários precisam identificar seus conhecimentos, habilidades, capacidades, interesses e valores e buscar informações sobre opções de carreira em conjunto com seus gerentes. Os gerentes podem ajudar no processo, oferecendo a seus subordinados feedback contínuo sobre desempenho e permitindo o acesso a ferramentas de autoavaliação, treinamento e informações sobre a organização e possíveis planos de carreira” (BOHLANDER; SNELL, 2015).
 
BOHLANDER, G. W.; SNELL, S. A. Administração de recursos humanos. São Paulo: Cengage, 2015. p. 179. Disponível em: <https://goo.gl/NM5PJb>. Acesso em: 01/08/2018.
 
Conforme o trecho apresentado pelos autores acima, observa-se que na atualidade, tanto empresas quanto pessoas, mudaram suas concepções de carreira. Além daquelas lineares, tradicionais, hoje temos vários modelos mais dinâmicos, gerenciadas pelos próprios trabalhadores interessados, assim as organizações precisam oferecer carreiras atraentes, para não perder colaboradores que lhes agregam valor.
 
Relacione as colunas, identificando o modelo de carreira mais adequado a cada situação.
 
Carreira sem fronteiras.
Estrutura em rede.
Estrutura paralela.
 
( ) João é formado em engenharia mecânica, trabalha em uma fábrica de componentes para automóveis, no departamento de projetos. Quando o gerente de projetos saiu da empresa, por ter recebido uma oferta mais interessante para sua carreira, o Diretor de Desenvolvimento ofereceu a gerência a João, mas ele não aceitou, pois não tinha interesse nem sentia possuir as competências necessárias. O diretor compreendeu e aproveitou o encontro para discutir o percurso de carreira de João.
( ) José decidiu formar-se em marketing, pois desde menino tem habilidades de relacionamento, de persuasão e conhecimento de tecnologias. Durante sua formação, fez muitos “bicos” e “freelas” gerenciando páginas web e redes sociais para empresas de conhecidos. Seu interesse é adquirir o máximo de experiência e conhecer diversos ambientes de trabalho, para aplicar seus conhecimentos e competências em diversas áreas. Atualmente, trabalha meio período em uma agência publicitária bem estruturada.
( ) Paulo foi um aluno brilhante no curso de administração de empresas, e continua a ser um aluno brilhante, pois está frequentando o master profissional em Administração e Empreendedorismo. Iniciou
sua carreira fazendo estágio numa startup e a seguir foi contratado pela empresa que comprou o projeto desenvolvido. É uma empresa grande, voltada à inovação, sólida e bem estruturada, onde um trabalhador com as competências de Paulo tem muitas alternativas de carreira.
 
Assinale a sequência correta.
Resposta Selecionada:	
Incorreta 
2, 1, 3.
Resposta Correta:	
Correta 
3, 1, 2.
Comentário da resposta:	
Sua resposta está errada. Retorne ao seu material de estudos e reflita sobre as diferentes novas possibilidades de carreira. Assim você poderá notar que João, José e Paulo têm perfis diferentes naquilo que se refere à ambição de carreira, e que as empresas apresentadas nas situações precisam reter determinados perfis profissionais, e o fazem utilizando estruturas de carreiras mais inovadoras e flexíveis. Para reter um profissional que quer ter experiências diversificadas vai bem o part time, para um profissional que não quer evoluir na hierarquia, é necessária a oportunidade da estrutura paralela, para quem quer desenvolvimento diversificado em uma mesma empresa, vai bem a estrutura em rede.
Pergunta 5
1 em 1 pontos
Leia o excerto a seguir:
“No feedback o avaliador deve estar propenso a ouvir mais e falar menos, por isso, o diálogo precisa ser genuíno, imparcial e explicativo – isso significa adotar uma atitude equilibrada que não retrate elogiar ou repreender os demais, o que não é oportuno nesse tipo de encontro. O elogio deve confirmar um comportamento adequado para levar a pessoa a continuar fazendo o que está certo e reflete positivamente na motivação para o trabalho”.
 
BERGAMINI, C. W. Avaliação de desempenho : usos, abusos e crendices no trabalho. São Paulo: Atlas, 2019. p. 18.
 
Considerando o excerto apresentado, sobre o feedback útil e efetivo, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Um feedback deve ser mais avaliativo do que descritivo.
II. O feedback deve considerar tanto as necessidades do emissor quanto às necessidades do receptor.
III. O feedback deve ser solicitado e deve ocorrer a todo momento.
IV. Um feedback deve ser a respeito de um comportamento que o receptor pode controlar.
 
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Correta II e IV, apenas.
Resposta Correta:	
Correta II e IV, apenas.
Comentário da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, apesar da importância da entrevista de feedback, tanto avaliadores quanto avaliados, frequentemente, têm dificuldades em fazê-lo em modo adequado. Sendo assim, é importante considerar as necessidades do emissor e do receptor do feedback, bem como deve-se considerar também que o feedback somente deve ocorrer sobre um comportamento passível de ser controlado pelo receptor.
Pergunta 6
1 em 1 pontos
Leia o trecho a seguir:
“Carreira é algo que temos dificuldade de definir, pois trata-se de um termo utilizado em nosso cotidiano e ao qual agregamos vários significados. Podemos utilizar carreira para nos referirmos à mobilidade ocupacional, como, por exemplo, o caminho a ser trilhado por um executivo – carreira de negócios –, ou para nos referirmos à estabilidade ocupacional, ou seja, à carreira como uma profissão, como, por exemplo, a carreira militar. Em ambos os casos, carreira passa a ideia de um caminho estruturado e organizado no tempo e no espaço que pode ser seguido por alguém”.
 
DUTRA, J. S. Gestão de carreiras : a pessoa, a organização e as oportunidades. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 3.
 
Com base no apresentado, analise as asserções a seguir sobre gestão de carreiras nas organizações e a relação proposta entre elas. 
 
I. Para implantar um sistema de desenvolvimento de carreiras, a organização precisa ter uma estrutura organizacional bem definida.
Pois:
II. A organização deve delinear diversas possibilidades de desenvolvimento de carreira interna, entre essas possibilidades, temos a estrutura em linha, em rede e paralela.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta Correta:	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Comentário da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a asserção I é verdadeira, já que a organização precisa ter uma estrutura organizacional bem definida, com descrições e especificações de cargos, com suas definições de competências necessárias. A asserção II é verdadeira e complementa a asserção I, pois as possibilidades de estruturas de carreiras que a organização pode adotar podem ser em linha, em rede e paralela.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
Um dicionário online dá a seguinte definição de PARÁFRASE:
 
Significado de Paráfrase
substantivo feminino.
Interpretação de um texto através das próprias palavras, de modo a manter o mesmo pensamento do original.
Tradução livre e em geral desenvolvida.
[Literatura] Reprodução de ideias e conteúdos de um texto, livro ou narrativa, dando-lhes uma nova interpretação, tornando-os mais perceptivos, atribuindo-lhes um novo sentido, sem alterar seu sentido inicial.
[Informal] Capacidade de dizer de maneira distinta o que já foi dito.
 
DICIO. Paráfrase. Dicionário online de português, [2018?]. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/parafrase/>. Acesso em: 06/06/2018.
 
Para se construir bons feedbacks, frequentemente é necessário parafrasear o conteúdo que se deseja transmitir a fim de evitar interpretações ambíguas ou provocar mal-entendidos.
 
Relacione os feedbacks mal formulados da primeira coluna, com os feedbacks bem formulados da segunda. 
 
Você quer sempre ter razão.
Você não está querendo entender.
Não tem jeito de você me escutar.
Você não tem nenhuma consideração por mim.
Você não está minimamente interessado nos meus sentimentos.
 
( ) A minha percepção é que muitas vezes você não ouve ou não dá atenção ao que eu digo.
( ) Para mim é importante que você compreenda como estou me sentindo.
( ) Acredito que existam fatores que dificultem tua compreensão quanto ao que explico.
( ) Percebo que frequentemente você ignora argumentos válidos e insiste em uma sua ideia equivocada.
( ) Sinto falta da sua atenção e gostaria de contar com seu interesse e com seu respeito sobre a minha pessoa.
 
Assinale a alternativa que traz a sequência correta.
Resposta Selecionada:	
Corretaa. 
3, 5, 2, 1, 4.
Resposta Correta:	
Corretaa. 
3, 5, 2, 1, 4.
Comentário da resposta:	
Resposta certa. Você percebeu que os feedbacks mal formulados trazem uma afetividade forte, ou generalizam, ou não especificam o foco do discurso, enquanto as paráfrases conseguem dizer o mesmo, sem o peso da negatividade. Elas são mais descritivas e mais agradáveis para o receptor. Enquanto os mal formulados afastam, os bem formulados aproximam. É para manter um clima positivo e de proximidade que devemos parafrasear alguns feedbacks na avaliação de desempenho.
Pergunta 8
1 em 1 pontos
“A escolha das ferramentas e das atividades específicas a serem utilizadas em programas de DC [N. R.: desenvolvimento de carreiras] está associada às necessidades e às características da organização e da composição da sua força de trabalho. [... Então] algumas atividades estão primariamente orientadas para o indivíduo e formuladas para auxiliá-lo no estabelecimento de uma estratégia de carreira. Outro conjunto de atividades está voltado para o atendimento das necessidades de recursos humanos da organização”.
 
MAGALHÃES, M. O.; BENDASSOLLI, P. F. Desenvolvimento de carreiras nas organizações. In: BORGES, L. O., MOURÃO, L. O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 458.
 
O trecho acima nos faz compreender que, para implantar o desenvolvimento de carreiras em uma organização, devemos elaborar um planejamento compatível com os interesses e
com as políticas da organização que seja bastante interessante para atrair e reter colaboradores talentosos.
 
Analise as ações abaixo e coloque-as em uma ordem coerente enquanto planejamento para o desenvolvimento de carreiras em uma organização:
 
( ) Realizar a avaliação de desempenho identificando, através dos melhores resultados, os trabalhadores com potencial de desenvolvimento.
( ) Realização de feedback contínuo para acompanhamento das atividades do colaborador em desenvolvimento de carreira na organização.
( ) Descrever os cargos com suas especificações e definir as competências necessárias para ocupá-los.
( ) Decidir com os gestores de linha quais serão os participantes do DC e quais serão os gestores que darão suporte aos colaboradores.
( ) Verificar o interesse dos colaboradores com potencial em participarem de um programa de desenvolvimento de carreiras na empresa.
( ) Realização de coaching para elaboração do plano de carreira e definição das ações formativas a serem realizadas.
 
Assinale a sequência correta.
Resposta Selecionada:	
Corretac. 
2, 6, 1, 4, 3, 5.
Resposta Correta:	
Corretac. 
2, 6, 1, 4, 3, 5.
Comentário da resposta:	
Sua resposta está certa. A descrição de cargos é importante para que a organização defina os percursos de carreira que poderão ser oferecidos aos colaboradores. Para identificar possíveis colaboradores a seguirem o programa de DC, a avaliação de desempenho é uma ótima fonte de informações. A seguir perguntaremos a eles se estão interessados e com os gestores decidiremos quem será participante e quem dará o suporte. O programa de coaching se inicia com a elaboração do plano de carreira do colaborador e durante o percurso deve ser realizado o feedback contínuo. Alguns detalhes foram omitidos, mas esta seria uma sequência adequada, pois cada etapa precisa ser concluída para que a sucessiva possa ser realizada.
Pergunta 9
1 em 1 pontos
Leia o excerto a seguir:
“Ao detectar erros ou acertos de seus colaboradores, o gestor ajuda o colaborador ao descrever exatamente o que foi feito de certo ou errado e remeter o elogio ou a ‘bronca’ ao trabalho ou ato em si, e não à pessoa. Esse é o real sentido do feedback [...] ao repreender uma pessoa, deve-se descrever o feito, dar uma rápida repreensão e, em seguida, um elogio”.
 
BANOV, M. R. Comportamento organizacional : melhorando o desempenho e o comprometimento no trabalho.
São Paulo: Atlas, 2019. p. 25.
 
A respeito da formação de avaliadores e avaliados para a entrevista de feedback, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) A entrevista de feedback vai além da informação, não é unilateral, coloca em jogo as relações entre as pessoas.
II. ( ) Um feedback pode ser dado em qualquer local. 
III. ( ) A opinião do receptor sobre o feedback não deve ser levada em consideração na avaliação do feedback.
IV. ( ) Os avaliadores, que serão os responsáveis pelo feedback, necessitam ser treinados.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	
Correta V, F, F, V.
Resposta Correta:	
Correta V, F, F, V.
Comentário da resposta:	Resposta correta. A sequência está correta, pois a entrevista do feedback extrapola o caráter informativo e permite que as pessoas estabeleçam relações, além de ser unilateral. É importante ressaltar, ainda, que uma entrevista de feedback não pode ser em qualquer local e deve levar em conta a opinião do receptor sobre o feedback recebido. Para um bom processo de feedback, se faz necessário que o profissional receba todo o treinamento necessário.
Pergunta 10
1 em 1 pontos
O trecho que segue faz parte da apresentação dos resultados de uma pesquisa sobre feedback e avaliação de desempenho: “Os momentos de feedback foram considerados importantes pela totalidade de colaboradores, os quais apontam para sua continuidade. Informam que receber o parecer sobre o seu trabalho é uma forma de reconhecimento e que tal momento tem oportunizado o diálogo, o que naturalmente resultará em uma adequada avaliação de desempenho, já que este momento futuro deixa de ter um caráter de cobrança para ser um harmônico momento de diálogo e balanço do que foi desenvolvido pelo colaborador”. KUHN, I. N.; BERWIG, A.; PINTO, R. C. F. O feedback como potencial de desempenho na gestão de pessoas: um estudo de caso. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 15., 2015, Mar de Plata. Anais... Mar del Plata, 2015. p. 9. Disponível em: <https://goo.gl/84TWfL>. Acesso em: 19/06/2018. Para que o feedback tenha este resultado positivo, como no resultado da pesquisa apontado no trecho acima, ele precisa ter algumas
características importantes, citadas por autores como Moscovici (1980), Fritzen (1994), Peixoto; Caetano (2013). FRITZEN, S. J. Exercícios práticos de dinâmica de grupo. Vol. II. 19° ed. Petrópolis. Vozes. 1994. MOSCOVICI, F. Desenvolvimento interpessoal - treinamento em grupo. Rio de Janeiro. Livros Técnicos e Científicos, 1980. PEIXOTO, A. L. A; CAETANO, A. Avaliação de desempenho. In: BORGES, L. O., MOURÃO, L. O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2013. Identifique as características que deve ter um feedback útil e eficaz na avaliação de desempenho entre as apresentadas abaixo: 1. É descritivo, mais do que avaliativo; 2. É mais específico que geral; 3. As necessidades do emissor são preponderantes; 4. Pode se referir a qualquer comportamento; 5. Deve ser comprovado para assegurar comunicação clara; 6. O foco do feedback deve ser o comportamento e não a pessoa; 7. Assinala o comportamento desejado e dá liberdade ao avaliado sobre como proceder; 8. Não deve se dirigir à definição de metas específicas. Assinale a alternativa que indica as características do feedback útil e eficaz:
Resposta Selecionada:	
Corretab. 
1, 2, 5, 6;
Resposta Correta:	
Corretab. 
1, 2, 5, 6;
Comentário da resposta:	
Certo! Você identificou corretamente as características que deve ter o feedback para ser útil e eficaz. Ele deve ser muito objetivo e centrado no comportamento, portanto descrever o comportamento inadequado, apresentando situações que o comprovem é mais útil que expressar algum valor. É correto propor o comportamento adequado e explicar como proceder, definindo metas a atingir.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais