A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
O que faz um advogado?

Pré-visualização | Página 1 de 1

O que faz um advogado?
Você já se perguntou alguma vez ou já te fizeram essa pergunta: O que faz um advogado? ou melhor dizendo, qual a tarefa de um advogado? O que é ser advogado?
Desde os tempos da minha faculdade muitas perguntas já foram feitas a mim, mas esta em específico, nunca, talvez porque a maioria das pessoas já têm essa ideia básica na cabeça de que o advogado “defende alguém”. 
Já que quase todo mundo tem essa ideia, advogado defende alguém, outra pergunta vem à mente: Como o advogado trabalha para defender alguém? 
Muitos responderão o seguinte: “ah não, advogado tem lá seus modos e argumentos de defender as pessoas”. Outros responderão: “advogado é mala e mentiroso, tem seu jeito de enrolar”. 
Não tenho a menor dúvida que você que está lendo este pequeno pensamento escrito já tenha ouvindo isto: “advogado é muito mentiroso”. Eu pergunto para você, o que responderia? 
Mas, e afinal de contas, o que faz um advogado? 
Talvez você responderia assim: o advogado trabalha com a justiça para fazer justiça. Ele trabalha com a verdade!
De fato, existem advogados que dão maus exemplos, que mentem a qualquer custo. Na verdade, mentem porque querem dinheiro. Nem todos os advogados são assim, evidentemente. 
Mas a função do advogado é, não somente defender o cliente para “ganhar dinheiro'' para livrá-lo da pena, e sim, antes de tudo, defender a justiça. Bem, se o cliente é inocente, mais que merecido livrá-lo disso, correto?
Não é defendendo o cliente a qualquer custo, mesmo o cliente estando errado, é dizer a verdade e aplicar a lei da melhor forma possível.
Aplicar a lei da melhor forma possível, não significa “ferrar” seu próprio cliente, é buscar uma alternativa dentro da legalidade que favorece ambas as partes, tanto o autor como o réu no processo. Mas, como isto é possível? Através de uma conciliação, por exemplo. Voltando à pergunta: O que faz um advogado? A melhor resposta seria: o advogado faz busca de alternativas para se chegar à paz. 
Autor: Klysmam de Sousa Costa