Logo Passei Direto
Buscar

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Prova Online

User badge image
Aline Leite

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Saboroso, uma rede de restaurantes tipo fast-food optou em expandir os negócios por meio da franquia para abertura de novas lojas. A opção por franquear se deu por exigir menos investimentos e pelo fato de a abertura de novas lojas em outras regiões e localidades ser mais rápida nessa modalidade. entretanto, é necessário orientar melhor os franqueados, para que obtenham melhor desempenho e orientar todo o processo de abertura, a partir da escolha do local e do momento mais propício, levando em consideração o potencial financeiro, a questão logística, recursos humanos e outras.
Qual das funções administrativas representa esta atividade?
a) Planejamento, dado o dimensionamento quantitativo, o procedimento de estimativas financeiras e de previsões temporais dos recursos envolvidos na consecução de um objetivo.
b) Controle, com a verificação da correta aplicação dos recursos e dos requisitos especificados e obtidos dos produtos e serviços.
c) Organização, observada na otimização quantitativa, econômica e temporal da aplicação de recursos para obtenção de um produto ou serviço com qualidade.
d) Tecnologias de informação, dada a obtenção de informações referentes à atuação da empresa, construindo o conhecimento para tomar as decisões que garantam o sucesso da organização.
e) Avaliação, a partir da comparação dos requisitos especificados e os resultados dos recursos aplicados, produtos e serviços obtidos.

Assinale a alternativa que melhor demonstre o pensamento estratégico de seu proprietário:
a ) A Sra. Anita, proprietária de uma banca de frutas no mercado municipal, comprou um computador e passou a utilizar uma planilha eletrônica para gerenciar os produtos que comprou, os valores da compra, o volume de vendas, o preço comercializado e as perdas, calculando a lucratividade das operações a cada dia.
b ) O Sr. Giovanni contratou um estudante de informática para fazer um site para sua pizzaria, no qual apresenta a história da empresa, informa o endereço, como chegar, o número do telefone e uma breve descrição do cardápio.
c ) O doutor Euzébio, médico cardiologista, preocupado em melhor gerenciar seu consultório, passou a adotar um sistema informatizado por meio do qual irá inserir os prontuários, o cadastro dos clientes, o relacionamento com os planos de saúde e a integração com os diversos laboratórios (análises clínicas, eco e radioterapia etc.).
d ) A Sra. Eunice, gerente de uma loja de cosméticos, está reformulando o cadastro de clientes para conhecer os hábitos dos clientes, estabelecer relacionamento, enviar promoções, oferecer condições especiais aos clientes mais assíduos, entre outros.
e ) Procurando melhor atender seus clientes, o Sr. Alécio, dono de uma oficina mecânica especializada em injeção eletrônica passou a organizar as fichas dos clientes e estabelecer uma rotina que integra a ficha dos clientes, os consertos realizados e o financeiro.

A Sollis é uma organização não governamental que busca recuperar áreas degradadas, orientar e desenvolver as comunidades locais na obtenção de renda pelo manejo sustentável das áreas recuperadas e promover o desenvolvimento socioeconômico da região. Noélia, a diretora da Sollis está preocupada com o correto cumprimento e execução dos projetos, para que atendam aos requisitos e normas e que tenham sucesso na instrução e qualificação dos moradores locais, pois, na média, possuem baixa escolaridade. Para que os resultados sejam atingidos será necessário contratar diversos profissionais, porém os recursos financeiros da Sollis são limitados; assim, será possível contratar apenas dois profissionais especialistas.
Das diversas especialidades da administração, selecione a alternativa que indica os especialistas que poderão atender às necessidades da Sollis e colaborar com a Noélia.
a ) Recursos Humanos e Marketing.
b ) Recursos Humanos e Sistemas, Organização e Métodos.
c ) Organização, Sistemas e Métodos e, Produção.
d ) Logística e Financeiro.
e ) Financeiro e Marketing.

Dos diferentes formatos de modelagem estratégica das organizações, a grande maioria segue uma sequência de atividades para proceder o desenvolvimento e implantação das mesmas. Exatamente por esse fator é que a Sra. Lígia, consultora empresarial e estudiosa do assunto, constatou que um elemento crítico que compõe esses estudos referentes à base dos fatores críticos de sucesso.
Assinale a alternativa que o caracteriza:
a ) Pesquisa ambiental, fornece o conhecimento do mercado, regulamentações e normas de conduta, comportamento do consumidor, forma de agir dos concorrentes, entre outros.
b ) Modelagem de seleção e desenvolvimento dos recursos humanos, bem como os planos de carreira e desenvolvimento pessoal.
c ) Modelagem da estrutura organizacional, informa o tipo de hierarquização, relacionamento entre as pessoas e plano de cargos e salários explicitados no organograma.
d ) Análise econômico-financeira, permite compreender o desenvolvimento da economia global e de seu negócio.
e ) O plano, baseado em informações de mercado e na análise dos recursos, procura definir atividades em todos os níveis para se atingir os objetivos propostos em um momento futuro.

Para se manter competitiva e atuante no mercado, a Cia. de Cópias Stencil quer compreender a evolução do pensamento estratégico ao longo do tempo e aplicar os princípios mais atuais. A empresa identificou que o pensamento estratégico iniciou pelo planejamento financeiro, planejamento de longo prazo, planejamento estratégico, administração estratégica, gestão estratégica e, atualmente, por meio de novas formas de gerir a organização.
Para auxiliar a direção da Cia Stencil, assinale os componentes das novas formas de gerir organizações:
a ) Pensar estratégico e olhar fora da organização, co-criação e colaboração, acompanhar complexidade e mudanças constantes.
b ) Análise da estrutura do segmento, contexto econômico e competitivo, cadeia de valor.
c ) Pensamento sistêmico, integração entre planejamento e controle, coordenação de todos os recursos para o objetivo.
d ) Orçamento anual, administração por objetivos, cumprimento do orçamento.
e ) Projeção de tendências, estudo de cenários e mercados, projetar o futuro.

Há muitos estudos sobre motivação humana, há um que se destaca na aplicação para o trabalho que traduz as necessidades em existência - constituídas pelos desejos materiais e fisiológicos; relacionamento - relações com outros, satisfazer-se por partilhas mútuas; e crescimento - é o que motiva as pessoas a transformarem seu ambiente ou a si mesmas de forma criativa ou produtiva.
Assinale a que teoria essa descrição se refere:
a ) Teoria de Herzberg
b ) Teoria de Maslow
c ) Teoria Alderfer (ou ERG)
d ) Teoria de Drucker
e ) Teoria de McGregor

A BAP Design de Negócios, constituída por diversos profissionais de grande formação e diferentes especialidades, é uma prestadora de soluções organizacionais, compreendendo diversas atividades como pesquisa, inovação, análise organizacional, clima e comportamento organizacional, reorganização empresarial, comunicação, marketing contemporâneo etc. Em função da proposta diferenciada de trabalho a BAP teve grande crescimento, o que está provocando algumas dificuldades na sincronia das tarefas dos clientes, com necessidades em diferentes áreas de atuação. Assim, os profissionais associados farão uma reunião interna para tratar do assunto, visando oferecer maior agilidade.
Assinale qual tipo de estrutura organizacional, você, responsável pela área de OS&M da BAP, fará na reunião.
a) Estrutura Matricial
b) Estrutura Piramidal ou tradicional horizontal
c) Estrutura Circular
d) Estrutura por Projeto
e) Estrutura Piramidal ou tradicional vertical

O Desenvolvimento Organizacional (DO), teoria desenvolvida por Leland Bradford é derivada da Teoria Comportamental, mas direcionada para a abordagem sistêmica. O conceito de DO aborda os conceitos de mudança ambiental e de capacidade adaptativa da organização a essa mudança, considerando basicamente quatro variáveis: 1) meio ambiente, focando eventos como a sua turbulência, as explosões do conhecimento, da tecnologia, das comunicações e o impacto dessas mudanças sobre as instituições e valores sociais; 2) a organização, com impacto da turbulência ambiental e as características necessárias de dinamismo e flexibilidade organizacional para sobreviver nesse ambiente; 3) o grupo social, com os aspectos de liderança, comunicação, relações interpessoais e conflitos; 4) o indivíduo, ressaltando as motivações, atitudes, necessidades.
Escolha, a seguir, a alternativa que melhor descreve o DO:
I. Considera que alterar a estrutura organizacional não é suficiente para mudar uma organização e que a única maneira viável de evoluir uma organização é modificar a cultura e o clima.
II. Tem como proposta a visão de sistemas orgânicos.
III. Considera que as pessoas são preguiçosas e necessitam de motivação, encarando o trabalho como um mal necessário para ganhar dinheiro.
IV. Tem como proposta a visão de sistemas mecanicistas.
a) As afirmativas II e IV correspondem às abordagens do DO.
b) As afirmativas I, II, III e IV correspondem às abordagens do DO.
c) As afirmativas I, II e IV correspondem às abordagens do DO.
d) As afirmativas II, III e IV correspondem às abordagens do DO.
e) As afirmativas I, II e III correspondem às abordagens do DO.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Saboroso, uma rede de restaurantes tipo fast-food optou em expandir os negócios por meio da franquia para abertura de novas lojas. A opção por franquear se deu por exigir menos investimentos e pelo fato de a abertura de novas lojas em outras regiões e localidades ser mais rápida nessa modalidade. entretanto, é necessário orientar melhor os franqueados, para que obtenham melhor desempenho e orientar todo o processo de abertura, a partir da escolha do local e do momento mais propício, levando em consideração o potencial financeiro, a questão logística, recursos humanos e outras.
Qual das funções administrativas representa esta atividade?
a) Planejamento, dado o dimensionamento quantitativo, o procedimento de estimativas financeiras e de previsões temporais dos recursos envolvidos na consecução de um objetivo.
b) Controle, com a verificação da correta aplicação dos recursos e dos requisitos especificados e obtidos dos produtos e serviços.
c) Organização, observada na otimização quantitativa, econômica e temporal da aplicação de recursos para obtenção de um produto ou serviço com qualidade.
d) Tecnologias de informação, dada a obtenção de informações referentes à atuação da empresa, construindo o conhecimento para tomar as decisões que garantam o sucesso da organização.
e) Avaliação, a partir da comparação dos requisitos especificados e os resultados dos recursos aplicados, produtos e serviços obtidos.

Assinale a alternativa que melhor demonstre o pensamento estratégico de seu proprietário:
a ) A Sra. Anita, proprietária de uma banca de frutas no mercado municipal, comprou um computador e passou a utilizar uma planilha eletrônica para gerenciar os produtos que comprou, os valores da compra, o volume de vendas, o preço comercializado e as perdas, calculando a lucratividade das operações a cada dia.
b ) O Sr. Giovanni contratou um estudante de informática para fazer um site para sua pizzaria, no qual apresenta a história da empresa, informa o endereço, como chegar, o número do telefone e uma breve descrição do cardápio.
c ) O doutor Euzébio, médico cardiologista, preocupado em melhor gerenciar seu consultório, passou a adotar um sistema informatizado por meio do qual irá inserir os prontuários, o cadastro dos clientes, o relacionamento com os planos de saúde e a integração com os diversos laboratórios (análises clínicas, eco e radioterapia etc.).
d ) A Sra. Eunice, gerente de uma loja de cosméticos, está reformulando o cadastro de clientes para conhecer os hábitos dos clientes, estabelecer relacionamento, enviar promoções, oferecer condições especiais aos clientes mais assíduos, entre outros.
e ) Procurando melhor atender seus clientes, o Sr. Alécio, dono de uma oficina mecânica especializada em injeção eletrônica passou a organizar as fichas dos clientes e estabelecer uma rotina que integra a ficha dos clientes, os consertos realizados e o financeiro.

A Sollis é uma organização não governamental que busca recuperar áreas degradadas, orientar e desenvolver as comunidades locais na obtenção de renda pelo manejo sustentável das áreas recuperadas e promover o desenvolvimento socioeconômico da região. Noélia, a diretora da Sollis está preocupada com o correto cumprimento e execução dos projetos, para que atendam aos requisitos e normas e que tenham sucesso na instrução e qualificação dos moradores locais, pois, na média, possuem baixa escolaridade. Para que os resultados sejam atingidos será necessário contratar diversos profissionais, porém os recursos financeiros da Sollis são limitados; assim, será possível contratar apenas dois profissionais especialistas.
Das diversas especialidades da administração, selecione a alternativa que indica os especialistas que poderão atender às necessidades da Sollis e colaborar com a Noélia.
a ) Recursos Humanos e Marketing.
b ) Recursos Humanos e Sistemas, Organização e Métodos.
c ) Organização, Sistemas e Métodos e, Produção.
d ) Logística e Financeiro.
e ) Financeiro e Marketing.

Dos diferentes formatos de modelagem estratégica das organizações, a grande maioria segue uma sequência de atividades para proceder o desenvolvimento e implantação das mesmas. Exatamente por esse fator é que a Sra. Lígia, consultora empresarial e estudiosa do assunto, constatou que um elemento crítico que compõe esses estudos referentes à base dos fatores críticos de sucesso.
Assinale a alternativa que o caracteriza:
a ) Pesquisa ambiental, fornece o conhecimento do mercado, regulamentações e normas de conduta, comportamento do consumidor, forma de agir dos concorrentes, entre outros.
b ) Modelagem de seleção e desenvolvimento dos recursos humanos, bem como os planos de carreira e desenvolvimento pessoal.
c ) Modelagem da estrutura organizacional, informa o tipo de hierarquização, relacionamento entre as pessoas e plano de cargos e salários explicitados no organograma.
d ) Análise econômico-financeira, permite compreender o desenvolvimento da economia global e de seu negócio.
e ) O plano, baseado em informações de mercado e na análise dos recursos, procura definir atividades em todos os níveis para se atingir os objetivos propostos em um momento futuro.

Para se manter competitiva e atuante no mercado, a Cia. de Cópias Stencil quer compreender a evolução do pensamento estratégico ao longo do tempo e aplicar os princípios mais atuais. A empresa identificou que o pensamento estratégico iniciou pelo planejamento financeiro, planejamento de longo prazo, planejamento estratégico, administração estratégica, gestão estratégica e, atualmente, por meio de novas formas de gerir a organização.
Para auxiliar a direção da Cia Stencil, assinale os componentes das novas formas de gerir organizações:
a ) Pensar estratégico e olhar fora da organização, co-criação e colaboração, acompanhar complexidade e mudanças constantes.
b ) Análise da estrutura do segmento, contexto econômico e competitivo, cadeia de valor.
c ) Pensamento sistêmico, integração entre planejamento e controle, coordenação de todos os recursos para o objetivo.
d ) Orçamento anual, administração por objetivos, cumprimento do orçamento.
e ) Projeção de tendências, estudo de cenários e mercados, projetar o futuro.

Há muitos estudos sobre motivação humana, há um que se destaca na aplicação para o trabalho que traduz as necessidades em existência - constituídas pelos desejos materiais e fisiológicos; relacionamento - relações com outros, satisfazer-se por partilhas mútuas; e crescimento - é o que motiva as pessoas a transformarem seu ambiente ou a si mesmas de forma criativa ou produtiva.
Assinale a que teoria essa descrição se refere:
a ) Teoria de Herzberg
b ) Teoria de Maslow
c ) Teoria Alderfer (ou ERG)
d ) Teoria de Drucker
e ) Teoria de McGregor

A BAP Design de Negócios, constituída por diversos profissionais de grande formação e diferentes especialidades, é uma prestadora de soluções organizacionais, compreendendo diversas atividades como pesquisa, inovação, análise organizacional, clima e comportamento organizacional, reorganização empresarial, comunicação, marketing contemporâneo etc. Em função da proposta diferenciada de trabalho a BAP teve grande crescimento, o que está provocando algumas dificuldades na sincronia das tarefas dos clientes, com necessidades em diferentes áreas de atuação. Assim, os profissionais associados farão uma reunião interna para tratar do assunto, visando oferecer maior agilidade.
Assinale qual tipo de estrutura organizacional, você, responsável pela área de OS&M da BAP, fará na reunião.
a) Estrutura Matricial
b) Estrutura Piramidal ou tradicional horizontal
c) Estrutura Circular
d) Estrutura por Projeto
e) Estrutura Piramidal ou tradicional vertical

O Desenvolvimento Organizacional (DO), teoria desenvolvida por Leland Bradford é derivada da Teoria Comportamental, mas direcionada para a abordagem sistêmica. O conceito de DO aborda os conceitos de mudança ambiental e de capacidade adaptativa da organização a essa mudança, considerando basicamente quatro variáveis: 1) meio ambiente, focando eventos como a sua turbulência, as explosões do conhecimento, da tecnologia, das comunicações e o impacto dessas mudanças sobre as instituições e valores sociais; 2) a organização, com impacto da turbulência ambiental e as características necessárias de dinamismo e flexibilidade organizacional para sobreviver nesse ambiente; 3) o grupo social, com os aspectos de liderança, comunicação, relações interpessoais e conflitos; 4) o indivíduo, ressaltando as motivações, atitudes, necessidades.
Escolha, a seguir, a alternativa que melhor descreve o DO:
I. Considera que alterar a estrutura organizacional não é suficiente para mudar uma organização e que a única maneira viável de evoluir uma organização é modificar a cultura e o clima.
II. Tem como proposta a visão de sistemas orgânicos.
III. Considera que as pessoas são preguiçosas e necessitam de motivação, encarando o trabalho como um mal necessário para ganhar dinheiro.
IV. Tem como proposta a visão de sistemas mecanicistas.
a) As afirmativas II e IV correspondem às abordagens do DO.
b) As afirmativas I, II, III e IV correspondem às abordagens do DO.
c) As afirmativas I, II e IV correspondem às abordagens do DO.
d) As afirmativas II, III e IV correspondem às abordagens do DO.
e) As afirmativas I, II e III correspondem às abordagens do DO.

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100786 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
A Saboroso, uma rede de restaurantes tipo fast-food optou em expandir os negócios por meio da franquia para abertura de novas lojas. A opção por franquear se deu por exigir menos investimentos e pelo fato de a abertura de novas lojas em outras regiões e localidades ser mais rápida nessa modalidade. entretanto, é necessário orientar melhor os franqueados, para que obtenham melhor desempenho e orientar todo o processo de abertura, a partir da escolha do local e do momento mais propício, levando em consideração o potencial financeiro, a questão logística, recursos humanos e outras.
Qual das funções administrativas representa esta atividade?
a )
Planejamento, dado o dimensionamento quantitativo, o procedimento de estimativas financeiras e de previsões temporais dos recursos envolvidos na consecução de um objetivo.
b )
Organização, observada na otimização quantitativa, econômica e temporal da aplicação de recursos para obtenção de um produto ou serviço com qualidade.
c )
Tecnologias de informação, dada a obtenção de informações referentes à atuação da empresa, construindo o conhecimento para tomar as decisões que garantam o sucesso da organização.
d )
 Controle, com a verificação da correta aplicação dos recursos e dos requisitos especificados e obtidos dos produtos e serviços.
e )
 Avaliação, a partir da comparação dos requisitos especificados e os resultados dos recursos aplicados, produtos e serviços obtidos.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Assinale a alternativa que melhor demonstre o pensamento estratégico de seu proprietário:
a )
procurando melhor atender seus clientes, o Sr. Alécio, dono de uma oficina mecânica especializada em injeção eletrônica passou a organizar as fichas dos clientes e estabelecer uma rotina que integra a ficha dos clientes, os consertos realizados e o financeiro.
b )
A Sra. Anita, proprietária de uma banca de frutas no mercado municipal, comprou um computador e passou a utilizar uma planilha eletrônica para gerenciar os produtos que comprou, os valores da compra, o volume de vendas, o preço comercializado e as perdas, calculando a lucratividade das operações a cada dia.
c )
 O Sr. Giovanni contratou um estudante de informática para fazer um site para sua pizzaria, no qual apresenta a história da empresa, informa o endereço, como chegar, o número do telefone e uma breve descrição do cardápio.
d )
O doutor Euzébio, médico cardiologista, preocupado em melhor gerenciar seu consultório, passou a adotar um sistema informatizado por meio do qual irá inserir os prontuários, o cadastro dos clientes, o relacionamento com os planos de saúde e a integração com os diversos laboratórios (análises clínicas, eco e radioterapia etc.).
 
e )
 A Sra. Eunice, gerente de uma loja de cosméticos, está reformulando o cadastro de clientes para conhecer os hábitos dos clientes, estabelecer relacionamento, enviar promoções, oferecer condições especiais aos clientes mais assíduos, entre outros.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
A Sollis é uma organização não governamental que busca recuperar áreas degradadas, orientar e desenvolver as comunidades locais na obtenção de renda pelo manejo sustentável das áreas recuperadas e promover o desenvolvimento socioeconômico da região. Noélia, a diretora da Sollis está preocupada com o correto cumprimento e execução dos projetos, para que atendam aos requisitos e normas e que tenham sucesso na instrução e qualificação dos moradores locais, pois, na média, possuem baixa escolaridade. Para que os resultados sejam atingidos será necessário contratar diversos profissionais, porém os recursos financeiros da Sollis são limitados; assim, será possível contratar apenas dois profissionais especialistas. Das diversas especialidades da administração, selecione a alternativa que indica os especialistas que poderão atender às necessidades da Sollis e colaborar com a Noélia.
a )
 Logística e Financeiro.
b )
 Financeiro e Marketing.
c )
 Recursos Humanos e Marketing.
d )
 Organização, Sistemas e Métodos e, Produção
 
e )
 Recursos Humanos e Sistemas, Organização e Métodos.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Dos diferentes formatos de modelagem estratégica das organizações, a grande maioria segue uma sequência de atividades para proceder o desenvolvimento e implantação das mesmas. Exatamente por esse fator é que a Sra. Lígia, consultora empresarial e estudiosa do assunto, constatou que um elemento crítico que compõe esses estudos referentes à base dos fatores críticos de sucesso. Assinale a alternativa que o caracteriza:
 
a )
O plano, baseado em informações de mercado e na análise dos recursos, procura definir atividades em todos os níveis para se atingir os objetivos propostos em um momento futuro.
b )
Pesquisa ambiental, fornece o conhecimento do mercado, regulamentações e normas de conduta, comportamento do consumidor, forma de agir dos concorrentes, entre outros.
c )
 Análise econômico-financeira, permite compreender o desenvolvimento da economia global e de seu negócio.
d )
 Modelagem de seleção e desenvolvimento dos recursos humanos, bem como os planos de carreira e desenvolvimento pessoal.
e )
Modelagem da estrutura organizacional, informa o tipo de hierarquização, relacionamento entre as pessoas e plano de cargos e salários explicitados no organograma.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Para se manter competitiva e atuante no mercado, a Cia. de Cópias Stencil quer compreender a evolução do pensamento estratégico ao longo do tempo e aplicar os princípios mais atuais. A empresa identificou que o pensamento estratégico iniciou pelo planejamento financeiro, planejamento de longo prazo, planejamento estratégico, administração estratégica, gestão estratégica e, atualmente, por meio de novas formas de gerir a organização.
Para auxiliar a direção da Cia Stencil, assinale os componentes das novas formas de gerir organizações:
a )
 Pensamento sistêmico, integração entre planejamento e controle, coordenação de todos os recursos para o objetivo.
 
b )
 Pensar estratégico e olhar fora da organização, co-criação e colaboração, acompanhar complexidade e mudanças constantes.
c )
 Orçamento anual, administração por objetivos, cumprimento do orçamento.
d )
 Projeção de tendências, estudo de cenários e mercados, projetar o futuro.
e )
 Análise da estrutura do segmento, contexto econômico e competitivo, cadeia de valor.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Há muitos estudos sobre motivação humana, há um que se destaca na aplicação para o trabalho que traduz as necessidades em existência - constituídas pelos desejos materiais e fisiológicos; relacionamento - relações com outros, satisfazer-se por partilhas mútuas; e crescimento - é o que motiva as pessoas a transformarem seu ambiente ou a si mesmas de forma criativa ou produtiva. Assinale a que teoria essa descrição se refere:
a )
 Teoria de McGregor
b )
 Teoria de Drucker
c )
 Teoria de Herzberg
 
d )
 Teoria Alderfer (ou ERG)
e )
 Teoria de Maslow
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
A BAP Design de Negócios, constituída por diversos profissionais de grande formação e diferentes especialidades, é uma prestadora de soluções organizacionais, compreendendo diversas atividades como pesquisa, inovação, análise organizacional, clima e comportamento organizacional, reorganização empresarial, comunicação, marketing contemporâneo etc.
Em função da proposta diferenciada de trabalho a BAP teve grande crescimento, o que está provocando algumas dificuldades na sincronia das tarefas dos clientes, com necessidades em diferentes áreas de atuação. Assim, os profissionais associados farão uma reunião interna para tratar do assunto, visando oferecer maior agilidade.
Assinale qual tipo de estrutura organizacional, você, responsávelpela área de OS&M da BAP, fará na reunião.
 
a )
 Estrutura por Projeto
b )
 Estrutura Piramidal ou tradicional horizontal
c )
 Estrutura Matricial
d )
 Estrutura Circular
e )
 Estrutura Piramidal ou tradicional vertical
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
O Desenvolvimento Organizacional (DO), teoria desenvolvida por Leland Bradford é derivada da Teoria Comportamental, mas direcionada para a abordagem sistêmica. O conceito de DO aborda os conceitos de mudança ambiental e de capacidade adaptativa da organização a essa mudança, considerando basicamente quatro variáveis: 1) meio ambiente, focando eventos como a sua turbulência, as explosões do conhecimento, da tecnologia, das comunicações e o impacto dessas mudanças sobre as instituições e valores sociais; 2) a organização, com impacto da turbulência ambiental e as características necessárias de dinamismo e flexibilidade organizacional para sobreviver nesse ambiente; 3) o grupo social, com os aspectos de liderança, comunicação, relações interpessoais e conflitos; 4) o indivíduo, ressaltando as motivações, atitudes, necessidades.
Escolha, a seguir, a alternativa que melhor descreve o DO:
I. Considera que alterar a estrutura organizacional não é suficiente para mudar uma organização e que a única maneira viável de evoluir uma organização é modificar a cultura e o clima.
II. Tem como proposta a visão de sistemas orgânicos.
III. Considera que as pessoas são preguiçosas e necessitam de motivação, encarando o trabalho como um mal necessário para ganhar dinheiro.
IV. Tem como proposta a visão de sistemas mecanicistas.
a )
 As afirmativas II, III e IV correspondem às abordagens do DO.
b )
 As afirmativas I, II, III e IV correspondem às abordagens do DO.
c )
 As afirmativas II e IV correspondem às abordagens do DO.
 
d )
 As afirmativas I, II e III correspondem às abordagens do DO.
e )
 As afirmativas I, II e IV correspondem às abordagens do DO.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina