A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Auditoria e Controle no Setor Público (GPU26)

Pré-visualização | Página 2 de 2

do patrimônio público.
II- As entidades públicas são obrigadas, com o controle interno, a definir e executar novos procedimentos, objetivando proteger as informações reais do patrimônio.
III- As práticas de estabelecer novos procedimentos que visam a proteger as informações reais do patrimônio vêm sendo usadas pelas entidades públicas em função de suas necessidades particulares de gestão.
IV- As práticas de estabelecer novos procedimentos que visam a proteger as informações reais do patrimônio vêm sendo usadas sempre pela Secretaria do Tesouro Nacional.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	Somente a sentença IV está correta.
fundo_transparente_16x16.png b)	As sentenças I e III estão corretas.
Ícone representando resposta correta c)	As sentenças II e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png d)	As sentenças I e II estão corretas.
8.	Parte do trabalho da controladoria no âmbito público refere-se aos procedimentos de controle dos serviços públicos e dos gastos respectivos na execução destes. Para que este controle interno possa ser executado, é necessário ter componentes de controle tanto contábil como operacional. Sobre os controles contábeis, analise as sentenças a seguir:
I- Faz parte destes controles os sistemas de revisão, aprovação e execução dos registros de vendas e gastos.
II- Faz parte destes controles toda classificação por níveis de funções e graus de responsabilidade dos funcionários das entidades públicas.
III- Deve-se ter um sistema de controle físico sobre os ativos das entidades públicas.
IV- Deve-se ter um planejamento de execução da gestão dos inventários, a se realizar durante o período fiscal.
Assinale a alternativa CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	As sentenças I e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png b)	Somente a sentença IV está correta.
Ícone representando resposta correta c)	As sentenças I e III estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png d)	As sentenças III e IV estão corretas.
9.	A ética é imprescindível para a qualidade de uma auditoria. A ética profissional faz parte da ética geral, de onde o profissional recebe normas de conduta referentes à responsabilidade para com a sociedade, a empresa, os clientes, entre outros. A profissão de auditor possui um código de ética muito rígido. Sobre os princípios éticos pertinentes à auditoria, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Independência, integridade e objetividade.
II- Competência e padrões técnicos.
III- Responsabilidade perante o auditado.
IV- Responsabilidade perante os colegas.
V- Outras responsabilidades e práticas.
( ) A auditoria deve ser feita de forma a promover a participação e a cooperação de todos.
( ) Deve ser mantida a integridade, a transparência e a independência dos prestadores do serviço.
( ) A competência e a melhoria contínua nos serviços deve ser levada em conta.
( ) Elevar o nível desta profissão e servir ao público.
( ) Deve ser justo e honesto com seus auditados, defendendo profissionalmente seus interesses, sempre com responsabilidade perante o público.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	IV - II - I - III - V.
Ícone representando resposta correta b)	IV - I - II - V - III.
fundo_transparente_16x16.png c)	I - II - IV - III - V.
fundo_transparente_16x16.png d)	III - II - I - V - IV.
10.	O conteúdo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é estabelecido em dispositivos da Constituição Federal (CF) e, a partir de 2000, por meio da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Sobre a LDO, assinale a alternativa CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	Ela compreende as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública, por se tratar de um planejamento
estratégico de médio prazo.
Ícone representando resposta incorreta b)	Ela orienta a elaboração do PPA.
fundo_transparente_16x16.png c)	Ela contém os critérios e as formas de limitação de empenho, que devem ser analisados trimestralmente.
Ícone representando resposta correta d)	Ela dispõe sobre o equilíbrio entre receitas e despesas.
11.	(ENADE, 2018) As orientações profissionais, bem como suas normas aplicáveis, são indispensáveis para a confiabilidade, a qualidade e o profissionalismo da auditoria do setor público. A finalidade das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público - NBASPs do nível 1 é proporcionar uma auditoria independente e produtiva para sustentar os tribunais de contas no desempenho de suas prerrogativas constitucionais e legais. Portanto, a fim de assegurar a confiabilidade às auditorias executadas pelos órgãos especializados na análise das contas públicas, aplica-se a essas normas um sistema de gestão de qualidade. Sobre um sistema de gestão de qualidade, assinale a alternativa CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	Possibilita que todos os tribunais de contas sigam as mesmas orientações, sejam quais forem as suas competências, estrutura, riscos e tipos de trabalho que realizam.
Ícone representando resposta correta b)	Assegura que foram seguidos os procedimentos na conferência dos achados e das conclusões da auditoria para que aqueles que foram diretamente afetados por esse trabalho tenham a oportunidade de comentar os resultados antes de sua finalização.
fundo_transparente_16x16.png c)	Confirma a existência de políticas e procedimentos que destaquem a importância de se manter o pessoal-chave nas auditorias, por tempo determinado, para que, nesses trabalhos, o comprometimento e a objetividade sejam mantidos.
fundo_transparente_16x16.png d)	Abrange uma análise periódica em que se utilizam amostras dos processos de auditoria já encerrados, elaborada por auditores que prestaram serviços de auditoria no processo avaliado e que a usam como forma de aprimoramento e aprendizado.
12.	(ENADE, 2018) Na Administração Pública, os mecanismos de controle e fiscalização são condicionados pela transparência e pela visibilidade das ações do poder público. Sem transparência, fidedignidade e clareza das informações, não há como cidadãos se apropriarem dos dados das avaliações para cobrarem ações e medidas dos agentes públicos.
I- O princípio da transparência administrativa impôs novos padrões de conduta aos governos federal, estadual e municipal.
PORQUE
II- Com a transparência administrativa, a fiscalização dos atos da administração pública, pelos administradores, tornou-se mais efetiva.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
FONTE: CENEVIVA, R.; FARAH, M. F. S. Democracia, avaliação e accountability: a avaliação de políticas públicas como instrumento de controle democrático. In: Anais encontro de administração pública e governança da Anpad. São Paulo: EnAPG Anpad, 2006 (adaptado).
fundo_transparente_16x16.png a)	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
fundo_transparente_16x16.png b)	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
fundo_transparente_16x16.png c)	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Ícone representando resposta correta d)	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.