Buscar

Adg3 ne

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em 1990, Hepler e Strand publicaram um trabalho que influenciaria toda a profissão farmacêutica nos próximos anos. Embora reconhecessem a importância da farmácia clínica para a profissionalização da farmácia, esses autores consideram que algumas de suas definições situavam o medicamento em primeiro plano em detrimento do paciente. Então eles defendem que os farmacêuticos, além de apoiar a concepção funcional da farmácia clínica, devem estar preparados para assumir a responsabilidade sanitária de prevenir a morbimortalidade relacionada com os medicamentos. Para isso, deverão modificar a sua prática. A profissão farmacêutica deve ser baseada em uma filosofia apropriada de prática e uma estrutura organizada que oriente a prática.
A profissão farmacêutica
Alternativas:
· a)deve ser baseada em uma filosofia apropriada de prática e uma estrutura organizada que oriente a prática e tenha as vendas como foco.
· b)deve ser baseada em uma filosofia apropriada de prática e uma estrutura organizada que oriente a prática e tenha o medicamento como base principal.
Alternativa assinalada
· c)deve ser baseada em uma publicidade apropriada para a prática e uma estrutura organizada que oriente a venda dos medicamentos.
· d)deve ser baseada em uma filosofia de compra e uma estrutura organizada de venda e tenha o medicamento como base principal.
· e)deve ser baseada em uma filosofia administrativa e uma estrutura organizada que oriente a prática da venda do medicamento.
2)A Organização Mundial da Saúde, em seus documentos sobre a função do farmacêutico, segue essa tendência da nova filosofia, ampliando o conceito de Atenção Farmacêutica e estabelecendo que essa é a missão da prática farmacêutica. Com relação a prática da atenção farmacêutica, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
No Brasil, o histórico da profissão farmacêutica evidencia a influência de interesses _____________ no abandono da farmácia por parte do profissional e na perda da relação _____________. A Atenção Farmacêutica como proposta no Consenso Brasileiro, embora defina conceitos pouco específicos e ainda confusos, incorpora elementos característicos do sistema de saúde brasileiro que contribuem para o _____________ da prática farmacêutica brasileira.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
· a)comerciais / farmacêutico-paciente / redirecionamento.
Alternativa assinalada
· b)financeiros / farmacêutico-paciente / redirecionamento.
· c)comerciais / médico-paciente / redirecionamento.
· d)comerciais / farmacêutico-paciente / implantação.
· e)pessoais / farmacêutico-paciente / redirecionamento.
3)A filosofia da Atenção Farmacêutica, aplicada em todas as atividades dos farmacêuticos relacionadas ao paciente, dará suporte para a recuperação da função do farmacêutico nas farmácias comunitárias e reconstrução da relação farmacêutico-paciente. Quando o farmacêutico assume a responsabilidade pelo cuidado do paciente, direcionando as suas ações pelo estabelecimento de uma relação terapêutica de respeito e confiança, reafirma o seu papel na equipe de saúde e revela o seu valor social. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. O farmacêutico deve ser de fato um dos responsáveis pela terapêutica e não um mero subordinado à autoridade médica.
II. Em posição ativa poderá atuar na promoção do uso racional do medicamento e transformar a farmácia em estabelecimento de saúde.
III. A capacitação do farmacêutico, deve ser voltada para um novo perfil profissional.
IV. O farmacêutico precisa ser formado para ser um profissional da saúde que pense criticamente a sua prática, e não mais um técnico em medicamentos.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a)II, III e IV, apenas.
· b)I, III e IV, apenas.
· c)I, II e III, apenas.
· d)I, II e IV, apenas.
· e)I, II, III e IV.
Alternativa assinalada
4)
Há vários modos de exercer o cuidado farmacêutico com o propósito de melhorar as condições de saúde dos paciente. No Brasil, o método Dader, originalmente desenvolvido na Espanha, constitui o modelo de cuidados farmacêuticos mais utilizado. Considerando que a diabetes mellitus tipo 2 (DM2) tem se tornado epidêmica no Brasil, podemos adotá-la como um modelo de doença crônica em que a intervenção do farmacêutico seria capaz de melhorar o resultado do tratamento médico.
Nesse contexto, a consulta farmacêutica ofereceria informações
Alternativas:
· a)sobre o tratamento farmacológico e educação em diabetes direcionada ao estilo de vida e concordância medicamentosa, com o propósito apenas de melhorar o controle glicêmico.
· b)sobre aconselhamento da doença, com o propósito de melhorar apenas o controle glicêmico, e talvez reduzir fatores de risco de complicações crônicas da DM2.
· c)sobre aconselhamento e seguimento ao tratamento farmacológico, com o propósito de melhorar não apenas o controle glicêmico, mas também reduzir fatores de risco.
Alternativa assinalada
· d)sobre aconselhamento e seguimento ao tratamento farmacológico e educação em diabetes, com o propósito de melhorar apenas o controle glicêmico.
· e)sobre o tratamento farmacológico e estilo de vida, com o propósito apenas de reduzir os fatores de risco e complicações crônicas da DM2.

Outros materiais