Buscar

AD1 Redação Oficial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AD1 Redação Oficial
Administração Pública 2021.1 Polo Volta Redonda – RJ
Aluna: Fernanda Santos de Oliveira Matrícula: 20113110304 3 período
1. Localize as expressões coloquiais (gírias, regionalismos, expressões populares e as impropriedades gramaticais) utilizadas nos textos abaixo; depois, reescreva-os em linguagem formal.
a) Tendo em vista que é demais o que tá acontecendo aqui no setor, de uns dias pra cá, agora quem matar trabalho vai ter que se virar e providenciar atestado médico. Quem não dançar conforme essa música pode ter o dia de labuta descontado no salário. E isso tá na Lei. Reescrita:
Tendo em vista o excesso de faltas nos últimos dias, passa-se a partir de agora a ter que se apresentar atestado médico para justificar a ausência no trabalho. Ao trabalhador que não apresentá-lo será descontado o dia de sua remuneração. Esta norma é amparada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) 
b) Essa convocação aqui tá chamando todos os delegados do sindicato pra se juntarem aos operários na Assembleia Geral, na próxima sexta-feira, pra a gente discutir como dar fim nos abusos que estão acontecendo com os camaradas que trampam no chão da fábrica. Reescrita: 
Convocam-se todos delegados do sindicatos para se unirem aos operários em Assembleia Geral, na próxima sexta-feira, dia 05 de março de 2021, para deliberar sobre possíveis irregularidades que atingem os trabalhadores do setor da produção.
2. O texto seguinte é um comunicado-relato de fatos e decisões a ser remetido a um grupo de trabalho. Contudo, as informações estão apresentadas de forma excessivamente pessoal, de maneira que imprimem à mensagem caráter subjetivo e pouca credibilidade. Reescreva-o procedendo à impessoalização. Como os senhores podem conferir comigo em registros disponíveis, não há concordância entre os números apresentados nos relatórios passados e os atuais saldos. Quando percebi essa discrepância, convoquei uma reunião com dirigentes, na qual expus toda a situação. Prontamente atenderam às minhas reivindicações e analisaram os documentos que estavam comigo. Assim, deliberamos o seguinte: até eu apurar e esclarecer os fatos, ficam suspensas as atividades dos setores envolvidos. Reescrita:
Como é possível conferir os registros disponíveis, não há concordância entre os números apresentados nos relatórios passados, e os atuais saldos. 
Quando essa discrepância foi percebida, foi convocada uma reunião com dirigentes, na qual foi exposta a situação. As reivindicações foram, prontamente atendidas e os documentos foram analisados. Assim, foi deliberado o seguinte: até a apuração e esclarecimentos dos fatos, ficam suspensas as atividades dos setores envolvidos.
3. Reescreva os textos a seguir, utilizando a estratégia de impessoalização predefinida.
a) Impessoalize o texto, aplicando estruturas passivas com apagamento de agente. Estou convocando os Senhores Acionistas a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, em que explicarei as novas normas em vigor para seus planos. Agradeço a todos. Reescrita:
Os senhores acionistas estão convocados a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, onde serão explicadas as novas normas em vigor para seus planos. Atenciosamente...
b) Impessoalize com o uso da primeira pessoa do plural (nós). Minha empresa é responsável por desenvolver estudos sobre as condições de permanência de estrangeiros no Brasil. Também presto esclarecimentos sobre legislação e publico informes periódicos. Reescrita: 
Nossa empresa é responsável por desenvolver estudos sobre as condições de permanência de estrangeiros no Brasil. Também prestamos esclarecimentos sobre legislação e publicamos informes periódicos. 
c) Impessoalize com o uso de construções verbo + se Sei da necessidade de eu buscar novas parcerias. Desejo que, no próximo semestre, haja mais sucesso. Agradeço a orientação dispensada. Reescrita:
Deseja-se que no próximo semestre haja mais sucesso. Agradece-se a orientação dispensada 
4. Reescreva os excertos abaixo a fim de adequá-los às recomendações apresentadas anteriormente, identificando o pronome de tratamento adequado em cada caso:
a) Informamos ao Ilmo. Sr. que vosso pedido de afastamento para realizar curso de aperfeiçoamento profissional foi aprovado pela Direção do Centro. Reescrita: 
Informamos ao Senhor que seu pedido de afastamento para realizar curso de aperfeiçoamento profissional foi aprovado pela Direção do Centro.
b) Alertamos ao Digníssimo Senhor que vossa correspondência foi entregue sem atraso. Reescrita: 
Alertamos a V. Sa. que sua correspondência foi entregue sem atraso 
c) Em vossa comunicação, o Senhor ressalva a necessidade de que fossem levadas em consideração as características socioeconômicas regionais para a aprovação do projeto. Reescrita:
Em sua comunicação, V.Sa. ressalva a necessidade de que fossem levadas em consideração as características socioeconômicas regionais para a aprovação do projeto 
d) Ilustríssimo Senhor Roberto, Convido o Senhor para participar da sessão de abertura do Primeiro Seminário Estadual sobre o Uso Eficiente de Energia, a ser realizado... Reescrita:
Senhor Roberto, convido V.Sa. para participar da sessão de abertura do Primeiro Seminário Estadual sobre o Uso Eficiente de Energia, a ser realizado

Outros materiais