A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Etica e cidadania - av 01

Pré-visualização | Página 1 de 2

1. Pergunta 1
/1
Realizando um exercício de pensamento, vamos imaginar em que situação o mundo se encontraria caso o homem ignorasse as leis formuladas a partir dos conceitos de ética e moralidade. A ética é importante porque respeita os outros e a dignidade humana, ética é o que todos temos só falta desenvolver e acreditar no bem, a ética orienta-nos e ajuda-nos para uma vida boa. Sobre o conceito de ética, a única opção que não atende a seu sentido é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A moral e a ética são temporais, ou seja, ao longo do tempo vão-se modificando, evoluindo, porque estão abertas a novos conceitos e críticas.
2. 
Ao escolhermos orientar nossa ação pensando na preservação negativa da interação social e desconsiderando o outro, estamos atuando de forma ética.
Resposta correta
3. 
A ética está em todos os discursos. A propósito de qualquer acontecimento, levantam-se as vozes dos moralistas para invocar a necessidade de reforço ético.
4. 
A ética, então, pode ser o regimento, a lei do que seja ato moral, o controle de qualidade da moral.
5. 
O valor moral além de ser um instrumento indispensável para o bom funcionamento da sociedade e integração dos indivíduos nela, também significa respeito à vida.
2. Pergunta 2
/1
Em uma sociedade ser ético é considerar atitudes que preservem o bem comum. Atitudes que se pautam na moralidade social. Sendo assim, analise a imagem abaixo e em seguida escolha a opção correta sobre o conceito de ética.
ETICA E CIDADANIA_BQ1 QST2.jpg
Fonte:
http://2.bp.blogspot.com/_m51COo3aGZ8/SPkhgZSlUTI/AAAAAAAAAEE/9d6Y1GR6osc/w1200
-h630-p-k-no-nu/%C3%A9tica+charge.jpg
Ocultar opções de resposta 
1. 
Falar em ética deve considerar uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.
Resposta correta
2. 
A ética não está relacionada com moral, regras, nem à normas de conduta, de pensamento e de atuação humana que vão construindo conceitos do que é bom ou mau.
3. 
A ética não se aplica às situações que ocorrem na escola, pois um dos locais em que nossas relações são mais intensas e frequentes é no campo profissional.
4. 
A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade e, portanto, podemos constatar que devemos agir como pensamos.
5. 
O agente moral deve colocar em prática sua autonomia enquanto indivíduo, pois aquele que possui uma postura de passividade apenas aceita influências de qualquer natureza.
3. Pergunta 3
/1
A cidadania ou os direitos da cidadania podem ser compreendidos como a condição de pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política. “O cidadão é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Tudo que acontece no mundo acontece comigo...” (Herbert de Souza – Betinho) segundo a definição acima, podemos afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os direitos sociais, parte fundamental da cidadania, dizem respeito ao usufruto da herança material produzida pela coletividade, ou seja, se referem à distribuição da riqueza entre os membros de uma sociedade.
2. 
Cidadania é a condição daquele que possui e exerce três ordens de direitos: civis, políticos e sociais.
3. 
Em termos históricos, os direitos sociais antecederam os direitos políticos na composição da cidadania.
4. 
O cidadão é o indivíduo que se omite frente ao debate político.
5. 
A cidadania compreende a necessidade que as pessoas têm de participarem da vida política sempre visando ao funcionamento da sociedade.
Resposta correta
4. Pergunta 4
/1
Vimos em nossos estudos que houve uma evolução da cidadania e assim ela se concretiza com a conquista de direitos ao longo da história. A cidadania deve ser pensada considerando aspectos civil, político e social. Nesse sentido, a cidadania ou os direitos da cidadania podem ser compreendidos como a condição de pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política. O que define e garante quem é cidadão, que direitos e deveres ele terá em função de uma série de variáveis?
Ocultar opções de resposta 
1. 
universalidade.
2. 
Constituição.
Resposta correta
3. 
ordem jurídico-política.
4. 
Estados nacionais.
5. 
Estado.
5. Pergunta 5
/1
No Brasil e na América Latina, a partir das décadas de 80 e 90 organizam-se documentos que assegurem a efetivação dos direitos dos cidadãos. Um dos pressupostos mais importantes da democracia é a participação política do cidadão, cuja principal forma de expressão é o voto. Abaixo, listam-se documentos que fixam os direitos dos cidadãos brasileiros, avalie e depois escolha a opção correta:
I-Constituição de 1988; 
II-Lei de Diretrizes e Bases-LDB 1996; 
III-Estatuto da Criança e do Adolescente e do Adulto;
IV-Programa Nacional de Direitos Humanos 1996;
V-Projeto Político Pedagógico.
Escolha a opção correta sobre os documentos que assegura os direitos dos cidadãos brasileiros.
Ocultar opções de resposta 
1. 
As afirmativas I e II e IV estão corretas.
Resposta correta
2. 
As afirmativas I e III estão corretas.
3. 
As afirmativas II e IV estão corretas.
4. 
As afirmativas I, III e V estão corretas.
5. 
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
6. Pergunta 6
/1
“Os sistemas totalitários, cujo surgimento Hannah Arendt analisou em seu grande livro sobre o totalitarismo, são a forma mais extrema de desnaturação da coisa política, posto que suprimem por completo a liberdade humana, submetendo-a ao fluxo de uma determinação histórica ideologicamente fundamentada, contra a qual é impossibilitada toda resistência individual livre por meio do terror e do domínio da ideologia. ” (ARENDT, 2003: p.3. ARENDT, Hannah. A condição humana. Editora Forense. Rio de Janeiro, 2003) Esse pensamento da autora leva-nos à uma concepção de cidadania como condição da pessoa que participa de decisões políticas, não se deixando vivenciar a opressão social. Nesse sentido, avalie o que se diz sobre cidadania:
I-A cidadania deve ser exercida apenas quando nos sentimos afetados pelo autoritarismo do poder público.
II-A cidadania compreende a necessidade que as pessoas têm de participarem da vida política sempre visando o funcionamento da sociedade.
III-Cidadania deve ser pensada como um conceito ligado a uma ideia de aprendizagem social, que busca a culminância do atendimento de direitos e a compreensão de compromisso e deveres recíprocos.
É correto o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
I e III apenas.
2. 
I, II e III.
3. 
I, apenas.
4. 
II e III apenas.
Resposta correta
5. 
II, apenas.
7. Pergunta 7
/1
A democracia e, por conseguinte o exercício da cidadania, baseada no princípio da liberdade, da convivência e da participação política foi resultado de um processo histórico específico, somente possível em razão da vida na Polis, como eram chamadas as Cidades-Estados gregas da qual derivou o termo política, enquanto prática de se discutir a vida coletiva e os problemas da Polis. Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I - Falar de cidadania muitas vezes é falar de política, mas não se restringe a ela, assim como não se limita a direitos. O exercício da cidadania deve incorporar a relação com o outro, ou seja, seus direitos e deveres na relação com o meio histórico social e cultural que interagimos.
PORQUE
II - O exercício da cidadania deve estar presente nas relações pessoais, comunitárias e cotidianas, assim como na relação que temos com o espaço que vivemos e interagimos coletivamente. Nesse sentido, preservar o meio ambiente e cultural, não sujar a cidade, respeitar filas são exemplos de práticas cidadãs.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições falsas.
2. 
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.