A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Etica e cidadania - av 01

Pré-visualização | Página 2 de 2

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
8. Pergunta 8
/1
Ética e moral são dois termos geralmente confundidos. Por serem parecidos, muitas pessoas assumem que o significado seja o mesmo. Embora estejam relacionados, são termos que têm origem bem distinta. Como vimos, as diferenças entre o conceito de ética e moral são importantes. As normas morais tendem a ser relativas a cada cultura e também consideram a historicidade. Nesse sentido, elas podem ser questionadas e até revistas ou extintas. Isso significa que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Nós não podemos pensar sobre as normas morais que são impostas.
2. 
Nós temos que viver com as normas morais porque essas orientam nossa cultura.
3. 
A moral como conjunto de valores através dos quais as pessoas guiam seus comportamentos, tende a ser relativa e depende do país e do momento histórico em que as pessoas fazem parte.
Resposta correta
4. 
Nunca agiremos de forma “moral” se formos contra as regras que a sociedade institui.
5. 
As palavras “ética” e “moralidade” são sinônimas e correspondem à mesma ideia.
9. Pergunta 9
/1
A ética está em todos os discursos. Ética, infelizmente, é moeda em curso até para os que não costumam se portar eticamente. A propósito de qualquer acontecimento, levantam-se as vozes dos moralistas a invocar a necessidade de reforço ético. Considerando que o valor moral é uma necessidade para a sobrevivência em sociedade, a valorização da vida coletiva. Então, é correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A ética não é praticada sem nenhum tipo de determinação vem de todos, do inconsciente.
2. 
Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir disso nos desvencilhamos dos valores impostos pela sociedade.
3. 
A ética é importante porque respeita os outros e a dignidade humana, ética é o que todos temos só falta desenvolver e acreditar no bem, a ética orienta-nos e ajuda-nos para uma vida boa.
Resposta correta
4. 
A ética se constitui como ciência da vida individual. A ética é teoria, parte do fato da existência da história da Antropologia.
5. 
A moral é a área da filosofia que procura investigar todos os problemas apresentados pelo agir humano, relacionados com os valores estéticos.
10. Pergunta 10
/1
Thomas Hobbes, clássico da política, pensou em um estado forte que pudesse suprir o estado de guerra, vigente antes do contrato social. Sem leis e sem Estado, você poderia fazer o que quisesse. Os outros também poderiam fazer com você o que quisessem. Esse é o “estado de natureza” descrito por Thomas Hobbes, que, vivendo durante as guerras civis britânicas (1640-60), aprendeu em primeira mão como esse cenário poderia ser assustador. Sem uma autoridade soberana não pode haver nenhuma segurança, nenhuma paz.
Fonte: LAW, Stephen. Guia Ilustrado Zahar: Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
Considere as afirmações:
I. A argumentação hobbesiana em favor de uma autoridade soberana, instituída por um pacto, representa a defesa e a garantia de paz.
II. Dois dos grandes teóricos sobre o “estado de natureza”, Hobbes e Rousseau, partilham a convicção de que o afeto predominante nesse “estado” é o medo.
III. Um traço comum da ética é a idealização de um pacto que estabeleceria a passagem do estado de natureza para o estado de sociedade.
Está(ão) correta(s):
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas I e II.
2. 
Apenas II.
3. 
Apenas III.
4. 
Apenas I.
Resposta correta
5. 
Apenas II e III.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.