Buscar

ATIVIDADE 3 FINANÇAS DE LONGO PRAZO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE 3
Vimos ao longo das Unidades 1, 2 e 3 diversos métodos de avaliação de investimentos tendo cada um deles alguma característica específica e indicado para cenários e situações diversas, certo? Desta forma, explique os métodos de investimento: Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa interna de Retorno (TIR) e informe em qual/quais situação(ões) cada um deles é mais indicado para ser utilizado como método de avaliação de investimento.
Um dos principais segredos dos grandes investidores de sucesso é realizar a análise de viabilidade de projetos de investimentos. Afinal, esse processo é fundamental para definir onde será aplicado o dinheiro.
uma das métricas mais importantes é o VPL – Valor Presente Líquido. Sua análise pode ajudar o investidor a tomar uma decisão com mais segurança, além de auxiliá-lo em momentos de dúvidas e indecisões, muito comuns no âmbito de aplicações financeiras.
O VPL é uma métrica que tem como objetivo calcular o valor presente de uma sucessão de pagamentos futuros, deduzindo uma taxa de custo de capital. Esse cálculo é extremamente necessário, graças ao fato de que o dinheiro que receberemos no futuro não terá o mesmo valor que o dinheiro possui no tempo presente.
Em outras palavras, pode-se dizer que o VPL consiste em trazer para o presente todos os fluxos de caixa de um projeto de investimento, somando-o ao montante inicial. Assim, será possível avaliá-lo de forma a averiguar sua viabilidade.
É importante lembrar que a TIR não deve ser confundida com outras taxas de retorno, indicadores de rentabilidade ou com algum tipo de margem de lucro de uma empresa. Cada indicador possui seu próprio conceito e aplicação sendo ela um método muito utilizado na análise de viabilidade econômica de projetos de investimentos devido a facilidade de interpretar o seu resultado: um percentual de rentabilidade do projeto que está sendo analisado.
A TIR tem como seu maior problema o fato de supor que os fluxos de caixa são reinvestidos na própria TIR. Uma das vantagens de utiliza o TIR É fácil para comparar projetos de investimentos, pois leva em conta a escala e a vida dos projetos, devido ao seu caráter relativo (resultado expresso em percentual) e não absoluto, como o VPL e possibilidade de mensurar o retorno de um projeto em relação ao investimento realizado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando