Buscar

AVALIAÇÃO ON LINE AOL4 NUTRIÇÃO CLINICA

Prévia do material em texto

10/10
1. Pergunta 1
/1
O tratamento cirúrgico para obesidade é destinado para a população obesa que não atinge a redução da gordura corporal após tentativas falhas e documentadas com o tratamento clínico convencional. Marque a alternativa que NÃO apresenta uma indicação do tratamento cirúrgico da obesidade.
Ocultar opções de resposta 
1. diagnóstico nutricional de obesidade grave (IMC ≥ 40 kg/m2);
2. ausência de uso de drogas ilícitas ou alcoolismo;
3. diagnóstico de sobrepeso (IMC ≥ 25 kg/m2), associadas a uma condição médica grave;
Resposta correta
4. idade de 18 a 65 anos;
5. documentação de que o paciente não conseguiu perder peso ou manter a perda de peso, apesar de cuidados médicos apropriados, realizados regularmente há pelo menos dois anos (dietoterapia, psicoterapia, tratamento farmacológico e atividade física);
2. Pergunta 2
/1
A anorexia inicia com um quadro mental de risco e evolui para uma doença física potencialmente fatal. Embora a restrição alimentação faça parte da doença, o problema se origina principalmente em um conflito psicológico. O início da anorexia pode começar com uma simples tentativa de perder peso. O culto a magreza e o estresse de manter um certo peso para parecer atraente ou competente para uma função também pode causar transtorno alimentar. Além disso, as mudanças físicas relacionadas com a puberdade, o estresse do término da infância ou vivência de trauma são exemplos de fatores desencadeantes de hábitos alimentares extremos. Sobre o perfil típico da pessoa que sofre de anorexia nervosa, assinale a alternativa incorreta:
Ocultar opções de resposta 
1. Problemas de controle decisivos no desenvolvimento da anorexia. O transtorno alimentar permite que a pessoa anoréxica assuma o controle de sua alimentação quando, em outros aspectos, ela é impotente. Nas pessoas com anorexia, a autoestima está quase inteiramente ligada ao autocontrole.
2. Muitas vezes, as pessoas anoréxicas se sentem desesperançosas quanto aos elacionamentos humanos, permanecendo isoladas socialmente em razão de suas famílias disfuncionais. Assim, concentram-se na comida, em comer sem medo de ganhar peso, em vez de buscarem se relacionar com outras pessoas.
Resposta correta
3. Algumas crianças que sofreram abuso sexual evoluem para anorexia, na crença de que se conseguirem dominar seu apetite por comida, relações sexuais e contato humano, terão controle e serão competentes para eliminar quaisquer sentimentos de vergonha. Além disso, a restrição alimentar interrompe o desenvolvimento e bloqueia os impulsos sexuais e pode ser uma estratégia de prevenção de futura vitimização e sentimentos de culpa.
4. O paciente anoréxico se recusa a comer a quantidade suficiente de alimento para manter seu peso na faixa aceitável. A recusa alimentar é a característica principal da doença, associadas ou não com outras práticas, como compulsão e vômitos.
5. Um traço comum a muitos casos são os conflitos familiares, geralmente associados a figura materna e um pai ausente do ponto de vista afetivo. Quando a família também tem expectativas muito elevadas em relação ao peso corporal. Envolvimento exagerado, rigidez, superproteção e negação são as interações diárias típicas dessas famílias.
3. Pergunta 3
/1
O excesso de mortalidade condicionada pela obesidade decorre principalmente da maior ocorrência de eventos cardiovasculares. Além disso, a obesidade possui associação com outras comorbidades que alto impacto na saúde, se associando com grande frequência a condições como dislipidemia, diabetes, hipertensão e hipertrofia ventricular esquerda, conhecidos fatores de risco coronariano. O acúmulo de gordura corporal causa prejuízo ao nosso organismo. Esse acúmulo pode ocorrer de diferentes formas, avalie as frases a seguir:
( ) GINECOIDE: essa distribuição corporal de gordura é caracteriza pelo acúmulo da gordura corporal na região dos glúteos e coxas. É mais frequente em mulheres, popularmente denominada de formato pêra. Essa forma de acúmulo de gordura costuma causar prejuízos para as articulações, porém quando comparado a outros modelos de distribuição de gordura, apresentam menos aspectos nocivos para a saúde.
( ) ANDROIDE: nessa distribuição a gordura se concentra na região abdominal, conhecida popularmente pelo formato de maçã. Trata-se de um tipo de distribuição pior que a ginecoide, pois está fortemente associado à manifestação de doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta e dislipidemias. Além disso, estudos apontam que a presença de gordura na região abdominal possui relação com o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
( ) A principal diferença entre essas distribuições de gordura corporal está na presença da gordura visceral. Trata-se de uma gordura profunda, que fica localizada ao redor dos nossos órgãos internos como o estômago, o intestino e o fígado. Além de sua localização, também é caracterizada pela sua atividade endócrina, sendo uma gordura ativa que produz dezenas de hormônios e substâncias tóxicas que são liberadas na corrente sanguínea, atuando em nível sistêmico e contribuindo para o estado de inflamação.
Está(ao) correta(s):
Ocultar opções de resposta 
1. Apenas I
2. Todas estão incorretas
3. Apenas II
4. Apenas III
5. Todas estão corretas
Resposta correta
4. Pergunta 4
/1
A etiologia da obesidade é influenciada por inúmeros fatores e todos eles convergem para o balanço energético positivo. Quando as calorias ingeridas diariamente ultrapassam as calorias gastas, ocorre o armazenado no tecido adiposo. Esse balanço energético positivo é influenciado por fatores ambientais, comportamentais, psicológicos, fisiológicos e genéticos. Assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A obesidade é por si só uma condição inflamatória. A inflamação ocorre como resposta fisiológica às agressões causadas pelos estímulos e estresse gerados pela obesidade. O tecido adiposo produz constantemente substâncias agressoras ao organismo, e seu efeito inflamatório é observado de forma sistêmica, atuando em todo o corpo.
( ) A homeostase corporal busca manter todos os tecidos, órgãos e sistemas funcionantes e harmônicos. O acúmulo de gordura provoca agressões contínuas ao corpo, que busca a manutenção e combate aos estímulos agressores, o que causa um desgaste metabólico.
( ) O processo de inflamação causado pela obesidade acelera a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, altera os neurotransmissores cerebrais de sinalização da fome e saciedade, modifica mecanismos de controle hormonal , sendo portanto um estado que promove o surgimento de doenças crônicas associadas a obesidade.
Está correta a alternativa:
Ocultar opções de resposta 
1. F, V, F
2. F, F, F
3. V, V, F
4. V, F, V
5. V, V, V,
Resposta correta
5. Pergunta 5
/1
Realizada a cirurgia de redução do estômago, o paciente segue em acompanhamento multidisciplinar nas fases de pós-operatório imediato e tardio. A equipe clínica atuará na evolução do paciente, reintroduzindo medicamentos necessários, ajustando a sedação e analgesia e iniciando a terapia nutricional prevista. Sobre a DIETOTERAPIA NA CIRURGIA DE REDUÇÃO DE ESTÔMAGO assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. Antes da realização da alta hospitalar o paciente deve ser orientado pelo nutricionista sobre o seguimento da dieta. É indicado que pelos primeiros 10 dias o paciente não siga as orientações da dieta restrita afim de garantir a recuperação e repouso gástrico e intestinal.
2. No primeiro dia pós operatório, o paciente permanece em jejum, respeitando o repouso gástrico. Após 48h de pós-operatório, será iniciada dieta líquida completa sem volumes reduzidos.
3. As consultas de revisão clínica e nutricional devem ser realizadas seguindo uma rotina, e sempre que houver necessidade.
Resposta correta
4. O paciente receberá alta hospitalar com dieta de líquidos claros e deve retornar para consulta clínica com médico e nutricionista até o 15° dia do pós-operatório.
5. A orientação nutricional no pós-operatório é fundamental e auxiliará na melhor tolerânciade adaptação à cirurgia e uma perda de peso progressiva e adequada. Além disso, a orientação em relação a progressão dos volumes conforme a tolerância gástrica do paciente não é importante.
6. Pergunta 6
/1
Sobre as complicações no pós-operatório de cirurgia bariátrica correlacione os números com as letras:
1. Queda de cabelo
2. SÍNDROME DE DUMPING
3. Vômitos
A. Trata-se de uma síndrome geradora de um mal-estar generalizado, causando: sudorese, tremor, náuseas e palpitações que ocorrem logo após a ingestão de alimentos de alta osmolaridade.
B. Associados com mastigação insuficiente ou excesso de alimento. Entretanto, quando o surgimento é tardio, ocorrendo após seis meses do pós-operatório, associado a disfagia para alimentos na consistência sólida, podem ser decorrentes de problemas anatômicos da técnica cirúrgica, e o paciente deve ser avaliado por endoscopia digestiva.
C. Bastante frequente na evolução pós-operatória. É relacionada aos componentes disabsortivos que envolvem o processo de perda de peso e desnutrição protéica.
Está correta a alternativa:
Ocultar opções de resposta 
1. 1 - C, 2 - A, 3 - B
Resposta correta
2. 1 - A, 2 - B, 3 - C
3. 1 - B, 2 - C, 3 - A
4. 1 - C, 2 - B, 3 - A
5. 1 - B, 2 - C, 3 – A
7. Pergunta 7
/1
A composição corporal é individual, sendo necessário que se estabeleçam formas para se avaliar a quantidade de gordura corporal no diagnóstico nutricional de indivíduos obesos. Medir ou estimar a quantidade de gordura é fundamental para o acompanhamento nutricional de pacientes que se encontram com acúmulo de gordura e buscam a redução de peso. A perda de peso por si só não traduz a realidade no cenário clínico, sendo necessário o uso de ferramental que auxiliem na identificação das perdas corporais. Nesse sentido, existem instrumentos e práticas que devemos utilizar na avaliação da composição corporal. Avalie as alternativas abaixo e assinale a incorreta:
Ocultar opções de resposta 
1. O IMC demostra a localização da gordura corporal, sendo essa informação muito relevante na determinação de prejuízos que podem ser causados pelo excesso de gordura.
Resposta correta
2. O adipômetro é capaz de avaliar a gordura subcutânea. Através dessas medidas é possível determinar a quantidade de gordura corporal com fórmulas matemáticas padronizadas.
3. Bioimpedância trata-se de um aparelho especial que quantifica a composição corporal, detalhando a quantidade de gordura corporal, água e massa magra.
4. Vários perímetros são utilizados na prática clínica para avaliação de indivíduos obesos, dentre eles o mais citado é a circunferência abdominal. Os resultados de circunferência de abdominal, acima de 88 para mulheres e 102 para homens, já estão estabelecidos como fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
5. O IMC não detalha a composição do peso corporal. Nesse sentido não sabemos a quantidade de gordura e massa magra que estão sendo representados pelo valor obtido.
8. Pergunta 8
/1
A bulimia se caracteriza por episódios de compulsão alimentar seguidos de vários métodos compensatórios de eliminação do alimento. Trata-se de um transtorno mais comum em adultos jovens. Em geral, as pessoas suscetíveis costumam ter fatores genéticos e hábitos de vida que as predispõem ao excesso de peso, sendo que muitas já tentaram dietas emagrecedoras na adolescência. É uma doença que acomete mais indivíduos do sexo feminino, além disso, as mulheres que sofrem de bulimia geralmente têm o peso normal ou um pouco acima do normal. Elas também costumam ser, em geral, sexualmente ativas, diferentemente das pacientes que sofrem de anorexia. Sobre as características de episódios de compulsão alimentar, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ingestão de uma quantidade anormal de alimento de uma só vez.
( ) Sinais de falta de controle de seu próprio comportamento alimentar.
( ) Os episódios de compulsão alimentar alternam com tentativas de limitar rigidamente a ingestão de alimentos.
( ) Os ciclos de compulsão alimentar-vômitos podem se repetir diariamente, semanalmente ou em intervalos mais longos.
( ) Os episódios compulsivos não se parecem com uma refeição normal: uma vez iniciados, a pessoa não consegue parar de comer.
Está correta a alternativa:
Ocultar opções de resposta 
1. V, V, V, V, V
Resposta correta
2. F, F, V, V, V
3. V, V, V, F, F
4. V, F, V, F, V
5. F, V, F, V, F
9. Pergunta 9
/1
Mesmo com todos os resultados positivos apresentados pelos estudos que avaliam a efetividade do tratamento cirúrgico da obesidade, existem casos onde o sucesso cirúrgico é questionável sendo observado o aumento nos casos de paciente que reganham o peso perdido com o passar do tempo. A análise em números demonstra que uma pequena parcela dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica pode apresentar recidiva da obesidade, ou seja, o ganho de peso após o procedimento. Sobre os fatores que contribuem para o reganho de peso e a nova percepção do corpo do paciente, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Estudos demonstram que a perda de peso por si só não garante melhora na autoestima dos pacientes. Pacientes bariátricos que perdem grande quantidade de peso, permanecem com insatisfações relacionadas à imagem corporal. Além disso, se verificou que de três a seis meses após a cirurgia, há grande satisfação com os resultados dela, mas acarreta em outro problema que é a sobra de pele após o rápido emagrecimento.
( ) Sabemos que o tratamento cirúrgico da obesidade deixa ao paciente diversas tarefas e responsabilidades sobre a manutenção dos resultados obtidos. Antes do emagrecimento em grande escala, provocado pelo tratamento cirúrgico, o paciente tem crenças sobre seu corpo e sua forma física e sobre como as pessoas o percebem. Dessa forma, após o procedimento é comum que ocorram dificuldades nas mudanças de suas concepções já estabelecidas.
( ) Em relação à construção social da imagem corporal e da beleza, observa-se que as mulheres ficam menos satisfeitas com seus próprios corpos quanto mais são expostas às modelos consideradas perfeitas pela mídia. E também se observa que os homens as julgam mais como pouco atraentes. Esses modelos estéticos também criam insatisfações nos relacionamentos afetivos. Aspectos relacionados à mídia, aparência, insatisfação corporal, pouca autoestima, transtornos alimentares, depressão e ansiedade estão intimamente relacionados.
Está correta a alternativa:
Ocultar opções de resposta 
1. V, F, V
2. F, V, F
3. V, V, V,
Resposta correta
4. F, F, F
5. V, V, F
10. Pergunta 10
/1
A organização mundial da saúde define obesidade como uma doença crônica não transmissível, presente e crescente na população em nível mundial. É caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal que acarreta em prejuízos à saúde. Segundo a última diretriz brasileira de obesidade, a etiologia da obesidade é complexa e multifatorial, resultando da interação de genes, ambiente, estilos de vida e fatores emocionais. Por se tratar de uma doença multifatorial, seu tratamento também deve ser multifacetado e multidisciplinar. O objetivo em comum de todos os tratamentos consiste na redução da gordura corporal aliada a melhoria na qualidade de vida e condição de saúde. Com relação ao tratamento cirúrgico da obesidade, assinale a alternativa incorreta:
Ocultar opções de resposta 
1. A indicação para realização da cirurgia de redução de estômago é realizada por uma equipe multidisciplinar especialista em obesidade composta por: endocrinologista, cirurgião, nutricionista ou nutrólogo, psiquiatra ou psicólogo, anestesista, enfermeiro e assistente social.
2. Idosos com mais de 65 anos, passam por uma avaliação específica, considerando o risco cirúrgico e anestésico, a presença de comorbidades a expectativa de vida, os benefícios da perda de peso e as limitações da idade, como por exemplo, dismotilidade esofágica, sarcopenia, risco de queda, e osteoporose.
3. As indicações formais para operações bariátricas são: idade de 18 a 65 anos, IMC maior a40 kg/m² ou 35 kg/m² com uma ou mais comorbidades graves relacionadas com a obesidade (nas quais a perda de peso nas quais a perda de peso induzida em que cirurgicamente é capaz de melhorar a condição) e documentação de que os pacientes não conseguiram perder peso ou manter a perda de peso apesar de cuidados médicos apropriados realizados regularmente há pelo menos dois anos (dietoterapia, psicoterapia, tratamento farmacológico e atividade física).
4. O tratamento cirúrgico para obesidade é destinado para a população obesa que não atinge a redução da gordura corporal após tentativas falhas e documentadas com o tratamento clínico convencional.
5. Adolescentes com 16 anos completos e menores de 18 anos poderão ser operados, respeitadas as indicações clínicas, além das exigências legais, mesmo sem ter a concordância dos pais ou responsáveis legais, a presença de pediatra na equipe multiprofissional, a consolidação das cartilagens das epífises de crescimento dos punhos e outras precauções especiais, com o risco-benefício devendo ser muito bem analisado pela equipe.

Continue navegando