Buscar

Atividade Objetiva 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Histórico de tentativas
	
	Tentativa
	Tempo
	Pontuação
	MAIS RECENTE
	Tentativa 1
	24 minutos
	0,8 de 1
Pontuação desta tentativa: 0,8 de 1
Enviado 8 mar em 19:02
Esta tentativa levou 24 minutos.
 
Pergunta 1
0,2 / 0,2 pts
Considere a situação abaixo:
 
O Modelo de Precificação de Ativos de Capital – CAPM (do inglês (Capital Asset Pricing Model) é método mais empregado para determinar o custo do capital próprio, kS, de investir em uma empresa, SENDO calculado da seguinte forma:
 
 
 
Onde, kS = retorno exigido sobre o ativo (custo do capital próprio); RM = taxa de mercado; Rf = taxa de retorno livre de risco.
 
Considere os betas calculados para as empresas A, B e C são bA = 1,7, bB = 1,0 e bC= - 1,2, respectivamente.
 
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
  
Como bC = - 1,2, a taxa de retorno exigida para o investidor aplicar na empresa A, kS,C, tende a se mover no mesmo sentido, mas em maior proporção que o retorno do ativo de mercado, RM.
 
Correto!
  
Como bA = 1,7 a taxa de retorno exigida pelos investidores para a empresa A, tende a se mover no mesmo sentido do retorno de mercado; quando RM aumenta o retorno de A aumenta.
 
Como bA = 1,7 a taxa de retorno exigida pelos investidores para a empresa A, tende a se mover no mesmo sentido do retorno de mercado; quando RM aumenta o retorno de A aumenta.
  
Como bB = 1,0, a taxa de retorno exigida para o investidor aplicar na empresa A, kS,B, não se mover quando há aumento na taxa de retorno de mercado, RM., e vise versa.
 
  
Como bA = 1,7, a taxa de retorno exigida para o investidor aplicar na empresa A, kS,A, tende a se mover em sentido contrário e em maior proporção que o retorno do ativo de mercado, RM.
 
  
Como bA = 1,7 e bb = 1,0 a taxa de retorno exigida pelo investidores para a empresa A, tende a se mover no mesmo sentido do retorno de mercado, o mesmo não acontece o retorno da empresa B.
 
 
Pergunta 2
0 / 0,2 pts
Analise a situação a seguir:
 
Dado kS, kD, S, D, V = S + D e IR são, respectivamente, a taxa de retorno exigida pelos investidores, taxa de retorno exigida pelos credores, capital próprio, capital de terceiros e capital total empregado pela empresa, conforme dados abaixo:
 
	Dados:
	kS
	=
	20
	%
	Taxa de Retorno dos Investidores
	
	
	KD
	=
	15
	%
	Taxa de Retorno dos Credores
	
	
	
	S
	=
	R$ 30
	%
	Capital Próprio
	
	
	
	
	
	
	
	
	D
	=
	R$ 70
	%
	Capital de Terceiros
	
	
	
	
	
	
	IR
	=
	10
	%
	Capital Total
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Qual é a taxa (R WACC) de retorno exigida para se investir na empresa?
Você respondeu
  
13,00%
 
Resposta incorreta.
A taxa (R WACC) de retorno exigida para se investir na empresa é 15,45%.
  
  
24,13%
 
  
12,35%
 
  
19,225%
 
Resposta correta
  
15,45%
 
 
Pergunta 3
0,2 / 0,2 pts
Leia o texto a seguir:
 
Para Assaf Neto (2009), as finanças corporativas incorporam em seu escopo as grandes evoluções do mundo contemporâneo. Seus métodos de avaliação e conteúdo conceitual assumiram um caráter bem mais abrangente, elevando sua importância para as empresas. 
Fonte: NETO, Alexandre Assaf; LIMA, Fabiano Guasti. Curso de administração financeira. Atlas, 2009.
Sobre Finanças Corporativas, avalie as afirmações a seguir:
 
I - Um dos objetivos das Finanças Corporativas está em viabilizar os recursos necessários para as decisões do plano estratégico de gestão;
II - Criar valor econômico agregado no curto prazo e gerar caixa no curto e longo prazos;
III - Aumentar o valor patrimonial da empresa e o retorno sobre ativos e patrimônio líquido (PL) dos acionistas;
IV -  Incrementar o uso dos passivos, ampliando a ociosidade e reduzindo o crescimento e a rentabilidade. 
 
É correto o que se afirma apenas em:
  
III e IV.
 
Correto!
  
I, II e III.
 
Resposta correta. 
Apenas a I, II e III estão corretas, pois a afirmativa I - um dos objetivos das Finanças Corporativas está em viabilizar os recursos necessários para as decisões do plano estratégico de gestão, na afirmativa II a criação de valor econômico agregado no curto prazo e gerar caixa no curto e longo prazos, na afirmativa III aumentar o valor patrimonial da empresa e o retorno sobre ativos e patrimônio líquido (PL) dos acionistas. A afirmativa IV é incorreta, pois incrementar o uso dos ativos minimiza a ociosidade, amplia o crescimento e a rentabilidade.
  
II e III.
 
  
I, II e IV.
 
  
I, III e IV.
 
 
Pergunta 4
0,2 / 0,2 pts
Leia o texto abaixo:
 
O Modelo de Precificação de Ativos Financeiros – CAPM (do inglês Capital Asset Pricing Model, é um método que permite medir e analisar a relação entre o risco e o retorno esperado de investir em ações de uma determinada empresa. A rigor, o CAPM é uma medida do grau de exposição do retorno de investir na empresa ao risco sistemático.
 
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
 
I. O CAPM mede o risco de todas as fontes de capital que financiam a empresa, ou seja, dos recursos providos pelos acionistas dos credores de uma empresa.
 
II. Ao medir o risco sistemático o CAPM dimensiona como o retorno das ações de uma determinada empresa se comporta ante aos movimentos do mercado (RM).
 
III. As informações necessárias para aplicar o CAPM são, taxa de retorno das ações da empresa i (Ri), taxa de retorno do ativo de mercado (RM) e taxa de retorno do ativo livre de risco (Rf).
 
É correto o que se afirma em:
  
I e II, apenas.
 
  
I, apenas.
 
Correto!
  
II e III, apenas.
 
A alternativa está correta, pois apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
O CAPM mede o risco que os acionistas assumem ao adquirir ações de uma determinada empresa e não de todas as fontes de capital que financiam a empresa (recursos providos pelos acionistas dos credores de uma empresa).
Por outro lado, ao medir o risco sistemático o CAPM dimensiona como o retorno das ações de uma empresa se comporta ante aos movimentos do mercado (RM).
Finalmente, as informações necessárias para aplicar o CAPM são, taxa de retorno das ações da empresa i (Ri), taxa de retorno do ativo de mercado (RM) e taxa de retorno do ativo livre de risco (Rf).
  
I, II e III.
 
  
III, apenas.
 
 
Pergunta 5
0,2 / 0,2 pts
O Custo Médio Ponderado de Capital – WACC (do inglês Weighted Average Cost of Capital) é empregado para apurar a taxa de retorno ajustada ao risco, RWACC, de investimento associado a uma determinada empresa.
 
Sejam kS, kD, S, D, V = S + D e IR são, respectivamente, a taxa de retorno exigida pelos investidores, taxa de retorno exigida pelos credores, capital próprio, capital de terceiros e capital total empregado pela empresa.
 
Agora admita que kS = 15%, kD = 10%, S = $30, D = $70 (portanto V = S + D = $30 + $70 = $100) e IR = 10%.
 
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo:
 
I. Para estimar o RWACC o analista precisa levantar dados da cotação das ações da empresa, ativo de mercado e do ativo livre de riscos.
 
II. O WACC mede o custo de capital da empresa refletindo o risco de todas as fontes de capital que financiam os ativos da empresa.
 
III. A taxa de retorno exigido para investir na empresa, dada sua Estrutura financeira é de RWACC = 11,4%.
 
É correto o que se afirma em:
  
I e II, apenas
 
  
III, apenas
 
  
II e III, apenas
 
  
I, apenas
 
Correto!
  
I, II e III
 
A alternativa está correta, pois todas as afirmações são verdadeiras.
 
I. Para estimar o RWACC o analista precisa levantar dados da cotação das ações da empresa, o retorno do ativo de mercado e o retorno do ativo livre de riscos.Os dados sobre as cotações de mercado e da empresa podem ser obtidos no site da BM&FBovespa e sobre o ativo livre de risco no site do Tesouro Direto.
 
II. O WACC mede o custo de capital da empresa refletindo o risco de todas as fontes de capital que financiam os ativos da empresa. O RWACC é uma média da taxa de retorno de investir na empresa dadas as taxas de retorno associadas ao uso de capital próprio (S) e de terceiros (D) empregados pela empresa.
 
III. Dada à fórmula,  , basta substituir os valores dados e calcular a taxa
de retorno exigida para se investir na empresa.
 
Solução
· RWACC = 15%.(0,40) + 10%.(1 – 10%).(0,60)
· RWACC = 15%.(0,40) + 9,0%.(0,60)
· RWACC = 6% + 5,4%
· RWACC = 11,4%
Pontuação do teste: 0,8 de 1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes