Buscar

REDAÇÕES DE GESTÃO DE CARREIRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REDAÇÃO 1:
QUESTÃO:
Historicamente, o trabalho foi considerado por muito tempo como formal. Foi a partir da Revolução Industrial, ocorrida a partir do século XVIII, que se deu início às relações trabalhistas. Levando em consideração este tema e a sua relevância na Gestão de Carreiras, escreva uma redação com o tema: A EVOLUÇÃO DO TRABALHO A PARTIR DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E OS IMPACTOS NAS EMPRESAS E PESSOAS.
RESPOSTA ESPERADA:
A Revolução Industrial se caracterizou pela passagem da manufatura à indústria mecânica e apresentou impactos enormes na forma de se trabalhar, pois houve a introdução de máquinas fabris com poder de multiplicar o rendimento do trabalho e aumentar a produção global. Por meio da Revolução Industrial, alguns países obtiveram um diferencial competitivo em relação aos demais países concorrentes. Isso iniciou uma corrida em busca da contínua eficiência organizacional e avanços tecnológicos que dura até hoje, ocasionando o aumento da complexidade organizacional, ou seja, exigiu um Sistema de Administração de Carreiras e estimulou as pessoas a refletirem sobre o seu modo de vida. A Era do Conhecimento é caracterizada pelo dinamismo e novas tecnologias, que aperfeiçoaram os processos produtivos e, com isso, obtivemos o grande aumento da produtividade no trabalho. Caracteriza-se também pela substituição da mão de obra pouco qualificada por pessoas mais capacitadas; desaparecimento de muitos postos de trabalho na indústria; criação de novas oportunidades ocupacionais no setor terciário (comércio e prestação de serviços).
REDAÇÃO 2:
QUESTÃO:
As formas de se administrar as empresas nos últimos 25 anos causaram muitos impactos na construção das carreiras. Novas técnicas de gestão foram introduzidas e mudaram o encarreiramento dentro das empresas. Um ex emplo disso é a onda de downsizing, que pode ser entendida como o redesenho de processos e tarefas. Levando em consideração este tema e a sua relevância na Gestão de Carreiras, escreva uma redação com o tema: O DOWNSIZING TRANSFORMANDO AS EMPRESAS. 
RESPOSTA ESPERADA:
O downsizing é visto como parte do processo de melhoria contínua da empresa e acontece geralmente com empresas que possuem mais dívidas, pois estão mais favoráveis a implementarem um programa de corte de pessoal. A qualidade e a produtividade acabam sendo afetadas negativamente, pois a mesma carga de trabalho de antes é jogada nas costas de menos trabalhadores. Muitas empresas não estão aptas a realizarem um downsizing, por não terem uma política de recolocação profissional tanto para aqueles que são demitidos quanto para os que continuam, além de não conseguirem antecipar os problemas que poderão vir a ter com relação aos seus recursos humanos. A empresa deve estar preparada para administrar contradições, por exemplo, conviver ao mesmo tempo com estratégias de curto e longo prazos, para que se tenha um downsizing eficiente.
REDAÇÃO 3:
QUESTÃO:
Durante nossa vida profissional, nossa carreira tende a caminhar em nível crescente. Muito dificilmente nos dias de hoje as pessoas começam e terminam sua jornada profissional da mesma forma, elas estão sempre evoluindo, seja de forma horizontal ou vertical. Para que o crescimento aconteça ao longo da carreira, mudanças são necessárias. Com isso, escreva uma redação com o tema: MUDANÇA DA TRAJETÓRIA DA CARREIRA.
RESPOSTA ESPERADA:
Para se ter crescimento na vida profissional, é necessário que haja mudanças. Dificilmente é possível crescer profissionalmente sem que mudanças aconteçam. O importante é saber reconhecer quando é a hora de mudar. O sinal de que é preciso mudar pode ser identificado quando começamos a nos acomodar com a situação na qual nos encontramos. Para crescer, é necessário estarmos em constante formação, além de estar sempre atento às novidades da organização. O importante é não se acomodar com as situações em que nos encontramos.
REDAÇÃO 4:
QUESTÃO:
O início de carreira nem sempre é fácil. Para os jovens, são muitas as barreiras para enfrentar ao entrar no mercado de trabalho. Muitas vezes, a vaga solicita experiência; por ser muito jovem, nem sempre se tem a experiência necessária para o cargo, ou ainda o cargo solicita determinado nível escolar e mais a experiência. Neste caso, por vezes, tem-se o tempo de experiência necessário e não se tem o nível escolar exigido ou o contrário. Alguns pesquisadores desenvolveram algumas dimensões que podem ser observadas para que as oportunidades para ingressar no mercado de trabalho aumentem. Sendo assim, escreva uma redação com o tema: AS DIMENSÕES PARA O AUMENTO DAS OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS.
RESPOSTA ESPERADA:
Para que nossas chances de entrar no mercado de trabalho aumentem, primeiramente precisamos alinhar nossas expectativas. Esse alinhamento deve ser realizado, considerando três dimensões, que estão diretamente envolvidas com as oportunidades de mercado. As três dimensões são processo seletivo, motivação e atitude. Nossas expectativas devem estar alinhadas para cada uma dessas dimensões.

Outros materiais