Buscar

Avaliação de pesquisa 02 - Avaliação Institucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GUILHERME RODRIGUES DE SOUZA – TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR
1 - Procure no dicionário o significado da palavra dialética e explique por que ela pode ser aplicada ao processo de Avaliação Institucional.
Resposta - Dialética é uma palavra de origem grega que significa um diálogo com foco na contraposição e contraposição de ideias, no qual um indivíduo busca raciocinar, debater e persuadir a outrem. A dialética é vista como uma “forma de arte” do diálogo, da conversa, na qual a argumentação poderosa e bem utilizada pode ser a chave para esclarecer conceitos e idéias presentes em uma discussão.
Avaliação Institucional necessita ser constantemente reavaliada, alinhando, com a realidade e as mudanças que ocorrem no contexto. Para ser um processo coerente a Avaliação Institucional deve resisitar, compreender o passado, viver o presente e projetar o futuro.
2 - Por que a Avaliação Institucional deve ser uma atividade rotineira? Resposta - Porque a Avaliação Institucional proporciona diagnostico constantes da realidade, em que é aplicada e dessa forma pode melhorar o desempenho da mesma aproximando o seu produto das
expectativas	dos estudantes e da comunidade. Assim favorecer o processo de avaliação Institucional
incentivará	a articulação entre as metas institucionais e os resultados alcançados dessa articulação
resultarão novos planos de metas e ações.
3 - Quais os principais objetivos do Censo da Educação Superior?
Resposta - O principal objetivo é integrar e tornar disponíveis as informações da educação superior, mas decorrente desses outros objetivos são igualmente importante.
Melhorar a qualidade das informações, ampliando a transparência e a confiabilidade aos dados coletados.
Obter informações estatísticas e gerenciais, contribuindo com a construção de indicadores.
Padronizar as informações sobre codificação para favorecer a comunicação entreas IES e os demais órgãos, sobre o mesmo formato
Subsidiar a construção de base de dados, necessários à gestão da Educação Superior.
	Subsidir a construção de bases de dados,necessários á
gestão da Educação Superior
4 - O que é PDI? Qual a sua importância para o processo de Avaliação Institucional?
Resposta – PDI é a sigla utilizada para o Plano de Desenvolvimento Institucional, que é o principla documento de uma Instituição de Ensino Superior. É um documento político institucional que deve identificar a Instituição no que se refere filosofia, missão a que se propõe, as diretrizes pedagógica que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver, durante um período determinado de tempo, geralmente por um período de cinco anos.
5 - Por que os Projetos Pedagógicos são documentos importantes para as instituições de educação? Resposta – Porque não atendem apenas as exigências administrativas ou burocráticas, mas os documentos que deixam claro as reflexões realizadas pela instituição seus atores, como forma de atender a Diretrizes Curriculares Nacionais, as necessidades da instituição e de suas comunidades acadêmicas respeitando e concretizando, assim, a identidade da escola. Os projetos pedagógicos são, portanto importantes referenciais teóricos metodológicos que visam auxiliar a superação dos deságios da instituição. São norteadores de trabalho que indicam rumos e garantem a unidade dos profissionais envolvidos com os mesmos. São balizadores das praticas pedagógicas, as ações docentes e dos gestores de cursos.
6 - Qual a principal diferença entre Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico de Cursos? Resposta – O Projeto Pedagógico Institucional é o documento que reflete a opção política e pedagógica da instituição na condução das suas ações, constituindo-se assim em referenciais teóricos – metodológicos que embasam a pratica pedagógica da Instituição. Contempla articulação entre a missão, vocação e a visão do mundo da Instituição.
O Projeto Pedagógico de Curso é o documento, construído coletivamente pelos atores e no qual estão definidos os princípios que orientam o processo de formação dos profissionais do curso que se referem, observando a realidade em que estão inseridos, os referenciais filosóficos da Instituição, sua concepção política econômica, cientifica, cultural e sua orientação didática pedagogicoa e técnica ou seja, direcionada pelo Projeto Pedagogico Institucional.
7 - Como os processos de Avaliação Institucional podem contribuir com os Projetos Pedagógicos? Resposta – Os processos de Avaliação Institucional proporcionam práticas de investigação, reflexão e reconstrução permanente, o que alimenta os projetos pedagógicos para aprimoramento da qualidade do ensino, da pesquisa, da gestão e das relações institucionais. É o papel reflexivo da Avaliação Institucional que oferece subsídios para a tomada de decisão, isto é, para a formulação de ações pedagógicas e administrativas, constituindo-se na base para a condução dos Projetos Pedagógicos. Esse processo dialético que alimenta tanto os processos de Avaliação Institucional como os Projetos Pedagógicos devem resultar numa articulação de auto conhecimento e reconstrução
institucional,mediados pela realidade social.

Outros materiais