Buscar

Comunicação e liderança: por que elas devem caminhar juntas?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta Tópico 1 
Como o caso trata de um assunto cultura é de difícil abordagem para os lideres, pois, o bracelete é como a aliança para os ocidentais, ou até mesmo tendo um significado maior visto que a tradição deles é mais antiga que a ocidental estando mais enraizada nos colaboradores da empresa sendo assim mais difícil de alterar. Ainda mais pois haver um caráter religioso e de superstição onde ao tirar o bracelete você pode contribuir para a morte do cônjuge, o que torna ainda mais difícil a introdução da política de retirar os braceletes. 
Após a ação da proibição foi mantido ainda alguns itens que poderiam ser usados isso pode ter afetado ainda mais negativamente o entendimento das Asiáticas pois o bracelete era proibido, mas os relógios e alianças eram permitidos, podendo ser entendido que isso era uma represaria somente a sua cultua. 
Para uma situação como essa os lideres poderiam agir de duas formas ou proibir o uso de qualquer acessório, não assim parecendo que os gestores estão perseguindo somente aquele grupo. E ao mesmo tempo introduzindo diversas palestrar e workshop afim de garantir o entendimento de que a proibição desses itens só é realizada afim de garantir a segurança dos colaboradores.
Ou poderiam realizar um workshop com os colaboradores afim de descobrir uma maneira de continuar utilizando esses assessórios, mas de forma segura, visto que os colaboradores têm ampla experiência em realizar trabalhos com os acessórios é bem possível que os próprios colaboradores desenvolvam uma maneira de realizar o trabalha de forma segura e com as pulseiras. 
Resposta do Exercício 1 e 2
Comunicação e liderança: por que elas devem caminhar juntas?
Elas devem caminhar juntas pois elas são complementarias é fundamental para um bom líder saber se comunicar com seus liderados, pois a comunicação e de fundamental importância para a eficácia de uma equipa afinal a comunicação não e somente transmissão das informações e sim um processo de interação entre as pessoas, garantindo que as mesmas recebam a mensagem e passem o seu feedback. Se o líder não for eficiente na sua comunicação poderá haver problemas com os liderados. 
Como você vivencia essa experiência integrativa no seu ambiente de trabalho?
Atualmente atuo como instrutor de Voo e no meu ambiente de trabalho a comunicação e de fundamental importância tanto para garantir que o aluno esteja absorvendo os ensinamentos passados como garantir que o aluno entenda os procedimentos de segurança em caso de um comando do Instrutor. Garantindo assim a segurança do voo uma mensagem mal comunicada ou mal interpretada nesse meio pode ter graves consequências.
A comunicação tem sido efetiva - transmissão <-> compreensão?
De modo geral a comunicação tem sido efetiva pois e abordado ao aluno várias vezes a fim de garantir que o receptor entenda a mensagem. Além disso quando se faz necessário a comunicação externa e utilizado uma comunicação padrão que é a mesma em qualquer lugar do mundo minimizando assim os possíveis erros de comunicação. 
Resposta do Colega
Concordo com o seu ponto de vista como trabalhamos no mesmo meio, a comunicação e de vital importância principalmente a garantia de que a mensagem foi recebida e compreendida em sua totalidade. 
Os briefing operacionais são fundamentais para garantir que as mensagens sejam transmitidas e entendidas assim como debriefing garanta a manutenção da mensagem afim de evitar um problema no entendimento. 
E a confirma do recebimento da mensagem nesse meio e essencial para a manutenção da segurança das operações. 
R2
Não concordo com sua afirmação que não e necessariamente, dependendo do ambiente. Pois um bom líder sempre vai precisar ter uma comunicação efetiva com os seus liderados independentemente do momento e do tipo de comunicação verbal ou não pois uma mensagem não compreendida irá acarretar em problemas no grupo. Acredito que um líder sem comunicação efetiva se torne o líder de um homem só dele mesmo, pois suas liderados não vão interagir com o líder em uma maneira produtiva, podendo afastar os mesmos e dificultar a execução de uma tarefa.
Tópicos 3 e 4 
Com base nesse estudo, quais habilidades você julga serem mais relevantes para um empreendedor?
Acredito que de maneira geral todas essas habilidades são complementares uma das outras, podendo ser mais exigida uma dessas habilidade dependendo no campo do empreendedor, como por exemplo uma empresa de marketing para empresas deve ter uma criatividade mais elevada, do que uma empresa que de RH o qual deve ser melhor em Gestão de pessoas. Além disso e muito difícil um líder possuir todas as habilidades, no caso da falta de uma habilidade o líder poderá procurar um colaborador que o ajude nessa habilidade. 
 Qual a realidade do mercado de trabalho na sua área de atuação?
Como atua na área da aviação acredito que 3 desses são mais importantes e estão interligados que são “ Julgamento e tomada e decisão” o qual e de fundamental importância em momentos de emergências no qual além disso a tripulação de ter uma “Inteligência emocional” muito grande para poder agir de maneira correta e de cabeça fria quanto a “Soluções de problemas complexos” que são as possíveis emergências que podem ocorrer durante um voo.
 
Como o aperfeiçoamento impacta no desenvolvimento das habilidades humanas?
É de fundamental importância estar se aperfeiçoando ou se reciclando constantemente a fim de manter um alto nível de consciência situacional em qualquer problema que possa ocorrer no voo, elevando assim o grau de segurança, por motivos como esse que é obrigatório a realização de uma espécie de avaliação com a tripulação em intervalos de tempos além de sempre que os pilotos voltem de longos períodos de férias.
 
Compartilhe uma experiência, notícia ou dado atual que você considere interessante sobre seu campo profissional, com envolvimento de uma conduta ética e assertiva.
Toda empresa aérea ao contratar um tripulante disponibiliza o manual de conduta ética para o profissional que estabelece todos os comportamentos aceitáveis e não aceitáveis pela empresa, porém algumas vezes os tripulantes não seguem essa conduta.
Como posso citar o exemplo de uma conduta o qual o copiloto estava uniformizado, deitado e dormindo nas cadeiras do aeroporto no portão de embarque.
Nada impede que o tripulante durma no tempo de folga ou espera para os voos de translado onde ele não irá atuar como tripulante, porém a política da empresa estabelece uma sala reservada para que o mesmo o faça com tranquilidade quando está uniformizado, evitando assim julgamento dos passageiros. Como resultado dessa ação e a repercussão das redes social o tripulante foi demitido. O tripulante mesmo conhecendo não segui a ética coletiva da empresa, pois estava sendo assertivo quando a sua ideia de que poderia fazer aquilo sem maiores problemas levando em conta seus valores morais pessoais que não estava trabalhando. Nesse exemplo os valores morais pessoais não estavam alinhados com a ética da empresa.
Como citado no vídeo pelo filósofo Mario Sergio Cortella o piloto em questão teve sua ideai de caráter e ética seguindo as suas características de valores e princípios que o levaram a essa ação, que foi uma escolha ir para o local designado pela empresa ou descansar no local mesmo. Se o mesmo tive levado em conta a ética da empresa e não somente a sua teria uma escolha diferente. Ou como o palestrante Paulo Cunha comentou o comportamento desse funcionário não estava de acordo com o compliance da empresa naquele país. E para evitar uma imagem negativa da empresa pelas redes sociais o funcionário foi demitido. Pois como citado estamos sendo constantemente observados
R colega:
Concordo com você a geração de energia necessita mesmo de uma constância. Além de com os avanços da tecnologia se faz necessário um constante aprimoramento a fim de garantir que se aplique as tecnologias mais recentes que acabam sendo mais eficientes. 
O setor elétrico é um que não irá ser tão influenciado pela pandemia como o meu setor o Aéreo ondeos impactos serão significativos.

Outros materiais