A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
1 -DERMATOPALOGIA APLICADA A ESTETICA - PROVA

Pré-visualização | Página 2 de 3

Baseado nisto marque a ALTERNATIVA CORRETA.
Com o passar dos anos há diminuição da oxigenação geral dos tecidos, devido a queda no potencial circulatório e consequentemente.
24- Existem muitas teorias sólidas sobre o envelhecimento. Sobre as Teorias dos Radicais Livres, Teoria do Encurtamento do Telômero e sobre a Glicação marque a alternativa falsa:
Na Teoria do Radicais apesar de destruírem o núcleo das células, os radicais mantém intactos a membrana plasmática garantindo ao menos permeabilidade seletiva.
25- Baseado nos seus conhecimentos sobre fotoenvelhecimento marque a ALTERNATIVA FALSA:
O fotoenvelhecimento é resultado apenas da exposição solar em dias mais quentes já que em dias nublados a radiação é leve o suficiente para não causar danos à pele.
26- Das características de uma pele envelhecida marque a sentença que NÃO se encaixa nestas descrições:
Aparecimento de bolsas hipercrômicas (oheiras) na região abaixo dos olhos.
27- Qual destas características não representa o processo natural de envelhecimento:
Surgimento de estrias
 
29- Fatores exógenos e endógenos podem influenciar no aparecimento de rugas e ptoses. Marque a opção correspondente aos fatores que se encaixam naqueles que favorecem ao quadro:
Poluição, consumo excessivo de açúcar e exposição solar.
30- Sobre as rugas, as ptoses e o processo de envelhecimento tissular marque a ALTERNATIVA INCORRETA:
O processo de envelhecimento tissular é influenciado por vários fatores, dentre eles: exposição solar, fumo, sedentarismo, consumo excessivo de açúcar. 
31- Sobre os possíveis recursos a serem utilizados nos tratamentos de rugas e ptoses faciais marque a ALTERNATIVA FALSA:
Apesar de muito utilizados os cosméticos pouco interferem nos resultados pois possuem baixa permeabilidade.
32- Sobre as rugas julgue as alternativas como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) As rugas dinâmicas são visíveis independente dos movimentos da nossa face e são causadas pela diminuição das fibras elásticas e colágenas, desidratação da pele e déficit na renovação celular.
( ) As rugas estáticas são aquelas que aparecem quando realizada contração da musculatura facial (sorrir, falar ou fazer caretas).
( ) As rugas são marcas (sulcos, dobras, linhas) que temos na pele e que se formam ao longo do tempo devido as expressões faciais, a perda de elementos da pele e a ação da gravidade.
( ) As rugas estáticas podem ser tratadas a partir do estímulo dos fibroblastos e consequentemente do estímulo na produção de colágeno e elastina.
( ) As rugas, estáticas e dinâmicas, são aparentemente iguais. Por isto devem ser submetidas a tratamentos iguais.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta.
F; F; V; V; F
 
33- Relacione as colunas de acordo com as regiões acometidas pelas rugas e, em seguida, assinale a alternativa que apresentar corretamente a sequência numérica da segunda coluna:
QUADRO
4; 3; 1; 2; 5
34- Sobre as rugas marque a alternativa INCORRETA:
As rugas dinâmicas independem do movimento e por isto são mais difíceis de serem tratadas.
35- As discromias são alterações na pigmentação da pele. As efélides e as manchas senis estão entre as discromias que mais levam nossos pacientes se submeterem aos tratamentos estéticos. Sobre as dicromias marque a ALTERNATIVA CORRETA:
As efélides são manchas hipercrômicas característizadas de pessoas claras e que aumentam com a exposição solar.
36- A rosácea é uma alteração pouco conhecida mas que em muito prejudica quem sofre com o quadro. Sobre a rosácea marque a ALTERNATIVA ERRADA:
Agentes antimicrobianos e calmantes devem ser evitados devido à sensibilidade da pele.
37- A rosácea é uma doença que atinge em torno de 10% da população. Trata-se de uma alteração vascular inflamatória crônica, com reicidivas e exaceRbações frequentes. Dentre as características comuns nesta alteração qual NÃO se encaixa:
Boca seca
38- O processo que leva ao aparecimento de manchas é bastante complexo. São quatro as vias que levam a produção exacerbada de melanina. Sobre estas vias, julque as alternativas como verdadeira (V) ou falsa (F) e assinale a alternativa que contenha a sequência correta.
( ) Via neurócrina - o sistema nervoso capta a informação vinda da radiação solar e a envia ao melanócito que para proteger a pele produz melanina.
( ) Endócrina - quando os hormônios estimulam o processo de melanogênese.
( ) Efeito parácrino - os queratinócitos, por algum estímulo, enviam ao melanócito ineficiente e por isto os próprios queratinócitos passam a produzirem melanina de maneira exagerada.
( ) Pós inflamatório - o melanócito observa que o organismo está inflamado, a partir daí é sensibilizado e com isto produz excesso de melanina
( ) A cada inflamação, por qualquer motivo, a produção de melanina é aumentada e o melanócito nunca mais volta a produzir a quantidade normal de melanina, podendo apenas apresentar uma pele cada vez mais manchada.
V; V; F; V; V
39- A proteção solar e o conhecimento de tudo que diz respeito a este assunto é indispensável aos profissionais da área estética uma vez que a fotoexposição leva a uma série de afecções características da estética. Baseado nos conhecimentos em relação à radiação solar marque a ALTERNATIVA ERRADA:
A radiação UVB é a responsável por causar envelhecimento, rugas, manchas e câncer de pele.
40- Sobre o tecido adiposo marque a ALTERNATIVA FALSA:
Algumas pessoas apresentam hipertrofia adipocitária, popularmente chamada de gordura flácida; outras apresentam lipedema, popularmente chamada de gordura dura.
41- O fibroedemagelóide (FEG)é uma disfunção que atinge de 85% a 95% das mulheres após a puberdade, em todas as etnias. Sobre as características do FEG marque a ALTERNATIVA CORRETA:
Fibroedemagelóide é uma infiltração no tecido conjuntivo que produz uma reação fibrótica consecutiva. Sendo assim podem ser encontradas a fibrose e o edema que acometem o tecido conjuntivo da derme e o tecido adiposo subcutâneo.
42- Em relação a avaliação do FEG marque a ALTERNATIVA INCORRETA:
O Teste de Casca de Laranja é o teste onde o paciente realiza contração muscular voluntária da área avaliada.
43-Dentre os vários fatores que favorecem o quadro de FEG quais não se encaixam?
Rompimento das fibras elásticas
44- O fibroedemagelóide pode ser classificado quanto à sua consistência. Sobre o FEG duro, é correto afirmar que: 
Afeta principalmente indivíduos jovens, ativos fisicamente e com músculos definidos. Há grande espessamento da pele e uma conformação bastante regular e uniforme da pele mas, após realizar a palpação na região acometida apresenta mobilidade.
45- Apesar de muito indesejado o tecido adiposo desempenha papéis importantes no nosso organismo. Marque a alternativa que NÃO se encaixa como função do tecido subcutâneo:
Fornecer aporte de oxigênio aos músculos.
49- A etiologia das estrias ainda é bastante controversa. Há impossibilidade de gerar lesões idênticas em animais, o que dificulta a avaliação experimental sobre o assunto. Ainda assim algumas teorias são aceitas. Sobre estas teorias julgue as sentenças como V (para as sentenças verdadeiras), e F (para as sentenças falsas) e assinale a alternativa que apresente a sequência correta:
( ) A teoria da predisposição genética sugere que algumas pessoas nasçam sem fibroblastos e que isto seja passado por gerações.
( ) A teoria que disserta sobre os agentes mecânicos afirma que o estiramento demasiado do tecido cutâneo, em especial o que ocorre repentinamente causa estrias.
( ) A teoria que fala sobre os fatores endócrinos e bioquímicos diz que os corticoides são grandes causadores de estrias porque estimulam de maneira desorganizada e exagerada a produção de colágeno levando a pele a resistir muito ao estiramento.
( ) A teoria que fala sobre os agentes mecânicos inclui como fatores causais o período de gestação, a obesidade e a hipertrofia muscular.
 ( ) A teoria que analisa os fatores endócrinos e bioquímicos ainda não está bem explicada mas acredita que alterações cutâneas ocorrem