A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
AV 02 CIENCIA DOS MATERIAIS

Pré-visualização | Página 1 de 1

AV. O2 CiENCIA DOS MATERIAIS
01 - Na estrutura cristalina de um metal, é encontrada entre os átomos da rede uma impureza de raio atômico muito menor que o raio atômico do metal. Esta rede cristalina não tem defeitos de lacunas e todos os átomos da rede cristalina são idênticos. Sobre essa impureza, podemos afirmar que: 
R: É uma impureza intersticial e sua presença aumenta a resistência do metal. 
02 - Um dos defeitos pontuais mais comuns em metais e cerâmicas são os defeitos pontuais de lacuna. Neste tipo de defeito, simplesmente temos a ausência de um átomo em uma posição onde era esperado um átomo. Este tipo de defeito é uma função da temperatura. Diante destas informações, analise as afirmações a seguir: 
 
I – O número de lacunas diminui com o aumento da temperatura do material. 
II – A diminuição do número de lacunas é exponencial com a temperatura. 
III – Além do fator temperatura, para se formar uma lacuna também é necessário se ter um mínimo de energia para retirar um átomo de sua posição na rede cristalina. 
 
De acordo com essas afirmações, assinale a opção que apresenta as alternativas corretas: 
R: Somente III.
03 - Sobre os defeitos cristalinos em cerâmicos, analise as seguintes asserções: 
 
I – Os defeitos Schottky e Frenkel coexistem na rede cristalina do cerâmico. 
PORQUE 
II – Ambos os defeitos são necessários para se manter a eletroneutralidade do material. 
  
Considerando essas asserções, assinale a opção que representa a correta relação entre elas. 
04 - Um sólido cristalino de determinado metal está a 20°C. A temperatura deste metal foi então diminuída para −10°C. Considerando a energia de ativação para formação de lacuna de 1 J, assinale a alternativa que prevê o número de lacunas formadas neste material, com a mudança de temperatura. 
R: 0.
05 - A expressão  é a expressão matemática que prevê a formação de poros com o aumento da temperatura do material cristalino. Tal expressão pode ser reescrita de modo a expressar a energia necessária para ser formar uma lacuna, e está representada na opção:
06 - Muitas ligas metálicas são formadas por solução sólida. A solução sólida ocorre quando se faz um átomo de um metal entrar na rede de outro metal, substituindo o átomo que lá havia. Desta forma, um dos fatores necessários para se formar uma solução sólida é:
R: ter átomos de eletronegatividades próximas.
07 - O defeito Frenkel é um defeito muito conhecido nos materiais cerâmicos. É praticamente impossível se fabricar um material cerâmico, principalmente quando este compõe um material avançado, sem este defeito. Sobre o defeito Frenkel, podemos afirmar:
R: que se pode considerar que um cátion saiu de seu sítio normal e se moveu para um sítio intersticial.
08 - Existe um defeito cristalino que permite aos metais se deformarem plasticamente. Tal defeito se chama:  
R: Discordância.
09 - O defeito Schottky é um defeito presente nos cerâmicos, praticamente impossível de não existir. Tal defeito, porém, não afeta a eletronegatividade da estrutura cristalina do cerâmico. Sobre tal defeito, podemos afirmar: 
R: Que há ausência de um par cátion-ânion em suas posições normais, deixando lacunas na rede cristalina. 
10 - Quando dois metais de características bem distintas, como estrutura atômica e eletronegatividade, são misturados em uma solução, temos formado: 
 R: Um composto intermetálico.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário