Buscar

Avaliação de Pesquisa 2 - processos de caldeiraria

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Processos de Caldeiras
Aluno (a): 
Data: 23/02/2021
Atividade de Pesquisa II
NOTA: 10
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. Qual a definição de acidente de trabalho perante aos órgãos regulamentadores?
		Segundo a definição legal, acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do mesmo a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do artigo 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, permanente ou temporária.
2. Na fabricação de peças em caldeiraria, as mesmas são obtidas a partir de processos de conformação mecânica e usinagem, portanto, devem ter propriedades que favoreçam estes trabalhos. Quais propriedades mecânicas deve ter o aço utilizado na fabricação de chapas?
		Podemos dizer que a conformação de chapas de aço pode ser realizada por meio de dois tipos diferentes de processos: o mecânico e o hidráulico. Vale lembrar que conformação ou transformação provoca uma mudança na geometria ou nas dimensões das chapas, dependendo da operação realizada.
3. Para a fabricação de uma curva de gomos de 90°, um caldeireiro vai utilizar uma chapa de aço-carbono de 1,5 mm de espessura. Indique o tipo de calandra ideal para curvar as chapas dessa espessura e qual procedimento deve ser realizado.
		Rolos fixos e móveis. A calandra permite curvar peças de acordo com o raio desejado, que é feito por meio de rolos que podem ser fixos ou móveis. Rolo fixo é aquele que tem apenas o movimento giratório, enquanto rolo móvel é aquele que, além de girar, também pode ser movimentado para cima e para baixo. Desse modo, o raio de curvatura varia de acordo com a distância entre os rolos. Nas calandras podem ser curvadas chapas de acordo com o raio desejado. Quando se quer produzir um cone, cujos raios de curvatura são diferentes, recorre-se a um tipo especial de calandra. Ela possui rolos inferiores que se deslocam inclinados entre si, no sentido vertical.
4. Para atender as necessidades das indústrias petrolíferas, foram desenvolvidas matérias com alta resistência à oxidação, principalmente em ambientes marinhos. Pesquise quais são as ligas de aço utilizadas nas áreas do petróleo e gás.
		Diversos equipamentos fundamentais para a exploração de petróleo e gás utilizam ligas de aço inoxidável, como é o caso da árvore de natal molhada (ANM), conjunto de grandes válvulas que permitem o fluxo de produção de petróleo e gás, do poço para a superfície, assim como a injeção de líquido e gás da superfície.
5. Quais são os processos de soldagem mais utilizados em caldeiraria? Quais as vantagens da utilização do processo de soldagem ao arco elétrico com eletrodo revestido?
		Devido a facilidade deste processo, a solda com eletrodo revestido é o método mais utilizado pelos soldadores. Oferece uma maior flexibilidade comparado aos demais tipos de solda e pode ser realizada em locais de difícil acesso ou mobilidade.
6. Para a correta seleção e utilização dos parafusos, quais dimensões devem ser obser- vadas para a correta aplicação e seleção de parafusos?
		As dimensões dos parafusos são: diâmetro externo ou maior da rosca, comprimento do corpo, comprimento da rosca e altura da cabeça.
		Quanto à aplicação e ao método de aperto, os parafusos podem ser de tipos diferentes e em conformidade com normas que possibilitam a aplicação em qualquer parte do mundo.
		
7. Descreva o processo de execução para dobrar na prensa dobradeira, incluindo os procedimentos de segurança.
		Dobra de chapa é uma conformação que consiste em um processo usado para transformação de um material com forma pré-definida em uma peça com forma e dimensões definidas, Para isso é usado um esforço mecânico. Existem inúmeras formas de conformação mecânica, que no caso das dobras , elas podem ser a frio ou com o material previamente aquecido. Sendo que a dobra a frio em dobradeiras hidráulicas é um processo de conformação mecânica no qual um material (normalmente uma chapa metálica) é submetido a esforços aplicados em duas direções diferentes, para provocar uma deformação plástica, mudando a forma de uma superfície plana para duas superfícies concorrentes, em ângulo, com raio de concordância em sua junção.
		No caso de dobras a quente é feito um aquecimento no material a ser dobrado para diminuir esforços nele aplicado para o mesmo resultado. Porém o que se observa na prática é o inconveniente de maior acúmulo de tensões e maior risco durante o manuseio das chapas, o que em chapas de baixa espessura, em que os esforços são grandes, este tipo de conformação não é viável.
		A dobra pode ser feita de forma manual, com auxilio de ferramentas juntamente com forças mecânicas externas. Com o auxilio de máquinas pode-se fazer o processo de dobra com maior facilidade, porém o processo passa a ter um caráter automatizado que é independente da força do trabalhador. Dessa forma, facilita à promoção de acidentes do trabalhador, devido a não percepção da força da máquina. 
		O procedimento de segurança recomendado para esses tipos de prensa e dobra é a NR-12, que é de proteção de equipamento.
8. Para permitir a conexão de um tubo com 1” de diâmetro em um tubo com 3⁄4” de diâ metro, qual é a conexão indicada?
		Neste caso utilizamos uma bucha de redução de uma para três quartos, sendo assim poderemos fazer a conexão entre esses dois tubos de diâmetros diferentes ou uma luva reduzida, que também serve esses tipos de casa para unir as tubulações.
9. As conexões utilizadas em tubulações industriais são fabricadas em diversos tipos de metais e processos, para atender necessidades específicas. Pesquise sobre os materiais e processos utilizados na fabricação desses tipos de elementos de tubulações.
		Os tubos encontrados nas tubulações industriais são divididos em duas categorias: com costura e sem costura. Os tubos de aço com costura são os mais populares do mercado em função de seu custo/benefício, que são feitos a partir de uma chapa de metal. Os sem costura dependem de cilindros que são aquecidos e ficam ocos para serem perfurados depois. Além disso, o tipo sem costura não passa por qualquer tipo de soldagem. Por esse motivo, favorece a condução de outros materiais que funcionam através de pressão.
10. Qual é a definição de repuxamento e como o caldeireiro pode realizar esta operação com precisão e segurança?
 O repuxamento é um processo de conformação, normalmente realizado a frio, que é amplamente utilizado nas indústrias de chaparia e caldeiraria e que podem manufaturar alguns tipos de produto impossíveis de se fabricar por outros processos, de forma a trazer bastante economia e eficácia em relação a consumo de matéria
	As precauções são: mantenha o pedal acionado; o estampo deve coincidir exatamente com as linhas de curvatura, para que a região curvada não fique torcida; a cada batida do estampo na chapa, movimente-a para a próxima linha de curvatura; conserve as mãos o mais afastado possível das ferramentas de dobra; use luvas de proteção; confira o raio de curvatura.	
Avaliação de Pesquisa II: Processos de Caldeiras

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais