Buscar

Apol 1 Psicologia Anomalística - 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Psicologia Anomalística
Leia o excerto de texto: 
“Além disso, surgiram novos pesquisadores sem a mesma agenda pró ou contra 'fenômenos parapsicológicos' que caracterizou um longo período de disputas nessa área. Talvez tenha sido um clima de real incerteza quanto a como interpretar as experiências alegadamente anômalas que esteja transformando o campo.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no artigo: Psicologia da Religião e Psicologia Anomalística: aproximações pela produção recente (2017, p. 177).
Levando em conta o excerto acima e os demais conteúdos do texto-base Psicologia da Religião e Psicologia Anomalística: aproximações pela produção recente, assinale a assertiva que explica como o autor Zangari denomina a expressão “paranormófilas”:
	
	A
	Busca no animismo a explicação para todos os fatos.
	
	B
	Que busca ações de um evento paranormal para qualquer fato que ocorra.
	
	C
	É a pessoa fanática por ações da pajelança.
	
	D
	São indivíduos que acreditam em milagres ocorridos somente nos templos.
	
	E
	Constituem-se de pessoas com problemas mentais.
Questão 2/10 - Psicologia Anomalística
Leia o fragmento de texto:
“[...] a Psicologia Anomalística, que se ocupa do estudo psicológico dessas vivências e de processos psicológicos relacionados, como respectivos correlatos neuronais, crenças, influências sociais [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no artigo: Contribuições da psicologia para a compreensão das relações entre a espiritualidade, a religiosidade e as experiências anômalas (2016, pg.4).
Tendo em vista a citação e os conteúdos do artigo Contribuições da psicologia para a compreensão das relações entre a espiritualidade, a religiosidade e as experiências anômalas, sobre experiências anômalas, assinale a resposta correta:
	
	A
	Entre os principais tipos de experiências anômalas estão alegadas percepções extrassensoriais, experiências “fora do corpo”, lembranças de “vidas passadas”, experiências de “quase morte”, contatos com “alienígenas” e curas “espirituais”.
	
	B
	A percepção extrassensorial (PES), em parapsicologia, é a habilidade de certos indivíduos, perceberem fenômenos e objetos independentemente de seus órgãos sensoriais.
	
	C
	Psicocinésia é o domínio da natureza superior sobre a matéria, psico que se refere a alma, e cinésia, do grego Kinesis, significa movimento, domínio sobre a matéria.
	
	D
	O subconsciente é uma parte da mente que está conectado com o reino espiritual, e durante o sono os sonhos podem relatar a vida passada ou futura.
	
	E
	A sua natureza humana e divina permite que os sonhos de vidas passadas, envolvam a forma de falar, vestimenta da época, lugar e pessoas.
Questão 3/10 - Psicologia Anomalística
Leia o excerto de texto: 
“Apesar de não se poder afirmar categoricamente, do ponto de vista científico, que o ser humano tem a capacidade de interagir com o meio de maneira heterodoxa, já temos bons indícios de que isso é subjetivamente vivenciado no cotidiano das pessoas.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Contribuições da psicologia para a compreensão das relações entre a espiritualidade, a religiosidade e as experiências anômalas (2016, pg. 5).
Tendo em vista o excerto e os conteúdos do texto-base Contribuições da psicologia para a compreensão das relações entre a espiritualidade, a religiosidade e as experiências anômalas, com relação à paranormalidade, assinale a assertiva que define o que seria necessário alterar para o aceite de um novo modelo de crença:
	
	A
	Uma nova Teologia libertária.
	
	B
	Uma ligação com o Jardim do Éden, como narrado na Bíblia.
	
	C
	O novo estabelecimento da raça ariana.
	
	D
	Uma nova concepção de ser humano.
	
	E
	Mudar as leis constituintes de um país.
Questão 4/10 - Psicologia Anomalística
Leia o trecho de texto: 
“[...] a aquilo que dá sentido à vida, que anima a existência, sem necessariamente referir-se a algo para além do humano. Deste modo, pode englobar a religiosidade, mas não se restringe a ela.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no artigo: Contribuições da psicologia para a compreensão das relações entre a espiritualidade, a religiosidade e as experiências anômalas (2016, pg. 7).
Tendo em vista o trecho acima e os demais conteúdos do texto-base Contribuições da psicologia para a compreensão das relações entre a espiritualidade, a religiosidade e as experiências anômalas, assinale a assertiva que apresenta a definição de numinoso:
	
	A
	Elemento palpável, com atributos de divindade.
	
	B
	Algo visível, que possui consciência.
	
	C
	Elemento invisível e ligado à mediunidade.
	
	D
	Aquilo que é possível transmitir pela internet.
	
	E
	Algo misterioso e inexprimível.
Questão 5/10 - Psicologia Anomalística
Leia o trecho de texto: 
“[...] sua consideração momentânea permite vislumbrar impactos culturais amplos e muito particularmente no domínio do religioso que efetivamente já acontecem em escala menor, entre numerosas pessoas e grupos que compartilham da convicção sobre a realidade objetiva do 'paranormal'.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no artigo: Contribuições da psicologia para a compreensão das relações entre a espiritualidade, a religiosidade e as experiências anômalas (2016, pg. 6).
Tendo em vista o trecho acima e os demais conteúdos do texto-base Contribuições da psicologia para a compreensão das relações entre a espiritualidade, a religiosidade e as experiências anômalas, assinale a assertiva que apresenta o conceito de espiritualidade:
	
	A
	Pessoa que não sofre, e tem palavras sábias para os seus.
	
	B
	Algo que transcende, ligado a pessoa e sua religião ou forma de vida.
	
	C
	Indivíduos dotados de sabedoria mediúnica.
	
	D
	Gurus que se comunicam com pessoas mentalmente.
	
	E
	Médiuns que se comunicam com espíritos.
Questão 6/10 - Psicologia Anomalística
Leia o fragmento de texto: 
“Sob o rótulo de 'psicólogos anomalísticos' estão também os membros de comunidades céticas e ateístas. Tratam-se justamente de psicólogos que, quase por convicção (ou ato de fé?), defendem a inexistência de processos psicológicos heterodoxos.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no artigo: Psicologia da Religião e Psicologia Anomalística: aproximações pela produção recente (2017, p.176).
Tendo em vista a citação e os demais conteúdos do texto-base Psicologia da Religião e Psicologia Anomalística: aproximações pela produção recente, assinale a resposta correta sobre como os parapsicólogos rotulam os psicólogos anomalísticos de uma maneira geral:
	
	A
	Céticos de carteirinha.
	
	B
	Místicos religiosos.
	
	C
	Servidores do demo.
	
	D
	Figuras religiosas.
	
	E
	Absolutistas fanáticos.
Questão 7/10 - Psicologia Anomalística
Leia a citação de texto: 
“Este texto tem como finalidade apresentar, de modo sucinto, um panorama da produção em Psicologia da Religião oriunda de estudos da Psicologia Anomalística. Tal produção tem crescido nos últimos anos posto que houve o estímulo aos estudos dessa área em nível acadêmico, dada a criação de alguns centros de pesquisa pelo país, como será apresentado abaixo.”  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no artigo: Psicologia da Religião e Psicologia Anomalística: aproximações pela produção recente (2017, p.175).
Tendo em vista a citação e os demais conteúdos do texto-base Psicologia da Religião e Psicologia Anomalística: aproximações pela produção recente, assinale a alternativa correta sobre a diferença entre Psicologia Anomalística e a Parapsicologia:
	
	A
	A Psicologia anomalística trata somente das experiências do pré-morte, assim como fazem os cristãos em seus relatos de sonhos, objeto da parapsicologia.
	
	B
	A Psicologia anomalística trata somente das experiências que advém de eventos religiosos, disposições químicas,já a parapsicologia e o conhecimento dos sentimentos e aptidões.
	
	C
	Psicologia Anomalística busca mecanismos ou processos psicológicos e a Parapsicologia objetiva os processos efetivamente paranormais.
	
	D
	A Parapsicologia trata do misticismo religioso; trabalha obrigatoriamente junto da psicologia que trata a causa dos fatos teológicos que interferem na vida das pessoas.
	
	E
	As experiências anômalas são tratadas como espíritos maus pela parapsicologia e fenômenos teológicos pela psicologia.
Questão 8/10 - Psicologia Anomalística
Leia o trecho de texto:
“Quando a incompatibilidade entre crença e experiência gera demasiado sofrimento ou repressão, o indivíduo tende a deixar o sistema de crenças, conquanto possa carregar parte das contribuições adquiridas.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Contribuições da psicologia para a compreensão das relações entre a espiritualidade, a religiosidade e as experiências anômalas (2016, pg. 13).
Tendo em vista o excerto apresentado e os demais conteúdos do texto-base Contribuições da psicologia para a compreensão das relações entre a espiritualidade, a religiosidade e as experiências anômalas, assinale a assertiva que relata o que buscavam os médiuns, após abandonar a religião da infância e antes de sua chegada ao espiritismo:
	
	A
	Autonomia e autoafirmação.
	
	B
	Domínio sobre espíritos.
	
	C
	Moral e ética.
	
	D
	Novas patologias clínicas.
	
	E
	Tornarem-se novos criacionistas.
Questão 9/10 - Psicologia Anomalística
Leia o fragmento de texto:
“[...] a Psicologia Anomalística, que se ocupa do estudo psicológico dessas vivências e de processos psicológicos relacionados, como respectivos correlatos neuronais, crenças, influências sociais [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no artigo: Contribuições da psicologia para a compreensão das relações entre a espiritualidade, a religiosidade e as experiências anômalas (2016, pg.4).
Tendo em vista o fragmento e os conteúdos do texto-base Contribuições da psicologia para a compreensão das relações entre a espiritualidade, a religiosidade e as experiências anômalas, sobre experiências anômalas, assinale a resposta correta sobre os modelos de experiências anômalas:
	
	A
	Percepções extrassensoriais, experiências “fora do corpo”, lembranças de “vidas passadas”, experiências de “quase morte”, contatos com “alienígenas”.
	
	B
	Sonhos com animais mortos, experiências de guerras, contato com pessoas vivas que não conhecemos, participar de cultos pagãos.
	
	C
	Experiências em vida imaginando um rito indiano, contato com animais mortos em sonhos, pensar acordado sobre estar na floresta.
	
	D
	Imaginar a estada em um cemitério, sonhar com ritos fúnebres, praticar a cartomancia, jogar búzios.
	
	E
	Experiências de guerras, sonhar com estrelas, falar com os animais, pensar que está em um cemitério com um cadáver.
Questão 10/10 - Psicologia Anomalística
Leia o trecho de texto: 
“Um bom exemplo psicológico é a percepção sem objeto: em determinados contextos religiosos, tal forma de vivência não seria considerada uma experiência alucinatória, mas antes, uma experiência mística ou espiritual.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Contribuições da psicologia para a compreensão das relações entre a espiritualidade, a religiosidade e as experiências anômalas (2016, pg. 11).
Tendo em vista o trecho acima e os demais conteúdos do texto-base Contribuições da psicologia para a compreensão das relações entre a espiritualidade, a religiosidade e as experiências anômalas, assinale a assertiva que apresenta como são vistas, no território brasileiro, as experiências relatadas por pessoas com óvnis e alienígenas:
	
	A
	Transe intra aquático.
	
	B
	Hipnose estratosférica.
	
	C
	Experiências patológicas multifacetadas.
	
	D
	Apresentação de tecnologias assistivas.
	
	E
	Manifestações divinas ou demoníacas.

Outros materiais