Buscar

Impasses da globalização: O mundo global visto do lado de cá

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias 
Departamento de Estudos Interdisciplinares 
Curso de Gestão de Políticas Públicas 
Disciplina: Formação Econômica, Política e Social Brasileira 
Discente: Thaís C. Araújo
Impasses da globalização
O documentário “O mundo global visto do lado de cá” tem como principal temática discutir as problemáticas da globalização, levando em conta a visão de países de terceiro mundo e comunidades carentes. É uma obra do cineasta brasileiro Sílvio Tendler e é conduzida por uma entrevista com Milton Santos, intelectual e geógrafo baiano. Milton tenta ver no presente o que se projeta no futuro. 
Com a intenção de explicar o que é a globalização, a obra tem como ponto de partida as grandes navegações, que teriam sido o primeiro passo para globalização. Esta alimentada por sangue e decapitação de culturas. 
Ademais, a primeira globalização se deu através da ocupação territorial. Já a segunda, através da fragmentação territorial, no século XX. Este que foi marcado por revoluções e, também, pela substituição do bem-estar social pela cultura capitalista do consumo. 
Chegando ao Consenso de Washington, que foi uma recomendação internacional que tinha a intenção de combater as crises e misérias dos países subdesenvolvidos, principalmente os da América Latina, a obra de Sílvio defende que a única crise com qual essa movimentação neoliberal estava preocupada era a financeira. 
O documentário ainda mostra as grandes revoltas populacionais causadas pelas medidas neoliberais de países como Bolívia, Equador e Argentina. A globalização não tirou o poder de união do povo. Porém, no Brasil não teve grandes movimentações, “o consumo fácil anestesiou a população”.
A obra ainda mostra a facilidade com que mercadorias transitam de um país a outros, sendo cada peça de um produto produzida em uma parte diferente do mundo. Alimentando, assim, a desigualdade e a miséria. No entanto, não existe facilidade alguma para circulação de indivíduos. A mão forte de Estados como EUA intervém na imigração, tomando medidas para impedir a entrada ilegal no país. 
A monopolização da mídia na mão de poucos, influência na manipulação de informações, se modificando de acordo com jogos e interesses políticos e econômicos. Assim, então, informações deturpadas chegam à massa populacional. 
Portanto, a globalização banha-se no sistema capitalista diariamente, no qual o que impera é a cultura de consumo e competitividade. Porém, Milton defende que através da tecnologia também se pode emitir opinião, se pode produzir coisas centrais para escrever uma nova historia.

Outros materiais

Outros materiais