Buscar

Resumo A contrução da nação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências Agrárias 
Departamento de Estudos Interdisciplinares 
Curso de Gestão de Políticas Públicas 
Disciplina: Formação Econômica, Política e Social Brasileira 
Discente: Thaís C. Araújo
 O documentário tem como principal temática a educação ser o eixo central da construção de uma nação, para Darcy Ribeiro. Analisa fatos e acontecimentos históricos, como o suicídio de Getúlio Vargas, de uma maneira critica para embasar a discussão sobre um Brasil sem base educacional e uma elite mesquinha, ainda vigente. Conta com depoimentos de amigos e do próprio Darcy falando sobre sua luta, com Anísio Teixeira e Florestan Fernandes, para uma educação pública de “elite”.
 
 Mesmo sua luta sendo voltada para a educação infantil, Darcy junto com Anísio decide empenha-se por uma universidade em Brasília. A ideia de que o melhor é tudo o que vem de fora, seja a tecnologia ou a cultura, é rompida pela Universidade de Brasília. Apostando no ensino interdisciplinar, tomou-se como missão da UnB a dominação do saber humano e o diagnostico dos males brasileiros. Destacando-se nas áreas das ciências, de humanidade, a instituição era pensada para ser exemplar. 
 Os avanços na educação que tinham acontecidos até ali, encontraram-se com um inimigo muito maior: o governo militar. Este acreditava que as políticas voltadas para a educação eram baseadas em ideologias comunistas, então se tomou medidas “anticomunistas”. O pensamento critico e inteligente ficou marginalizado, enquanto os recursos educacionais eram retirados por um governo ditador, que não tinha interesse nenhum na alfabetização do nação. Sendo educação a espinha dorsal para um país desenvolvido, fica claro que o baixo interesse em investir nela é um impasse de proporção gigantesca. Darcy afirmou que o país que não dominasse a tecnologia e o saber seria recolonizado. E a universidade tem um papel fundamental na produção de ambos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes