A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
AV 1,2 E FINAL RECURSOS NATURAIS, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO

Pré-visualização | Página 1 de 5

Disciplina:
	Recursos Naturais, Meio Ambiente e Desenvolvimento (GEO20)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:650354) ( peso.:1,50)
	Prova:
	24758623
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) define Economia Verde como uma economia que promove o bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que diminui os riscos ambientais e a escassez ecológica. De acordo com o programa, a Economia Verde apresenta três características principais: baixa emissão de carbono, eficiência no uso de recursos e busca pela inclusão social. Sobre uma característica marcante de uma economia verde, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Reciclagem.
	 b)
	Consumismo.
	 c)
	Uso de energia limpa.
	 d)
	Reutilização de bens.
	2.
	Os diferentes usos da bacia hidrográfica podem interferir na qualidade da água. À medida que a população cresce, maior a demanda por alimentos e produtos e, consequentemente, maior a pressão sobre os recursos naturais. Por essa razão o descarte apropriado da produção de resíduos é fundamental para garantir a qualidade da água. Sobre o destino e o uso de resíduos agrícolas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O uso de dejetos suínos como fertilizante orgânico fica limitado quando a produção de suínos no estado é realizada em pequenas e médias propriedades.
(    ) Quanto aos resíduos da pecuária, os excrementos das aves confinadas podem ser transformados em fertilizante para jardins e lavouras, com a desvantagem de ser inócuo.
(    ) A capacidade poluente de dejetos suínos equivale, em média, a 3,5 pessoas. Este tipo de dejeto, pode retornar na forma de compostos semissólidos ou como biofertilizantes líquidos.
(    ) No início do século XVIII, em diversos países, os efluentes originários da produção animal já eram a principal fonte de poluição dos recursos hídricos, superando a poluição industrial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	O desenvolvimento sustentável é muito disseminado na sociedade hoje, mas além dele temos outro termo, o ecodesenvolvimento, que tem a mesma temática do desenvolvimento sustentável. Sobre o Ecodesenvolvimento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Consiste na criação de livre comércio de animais silvestres, para fomentar o crescimento da região.
	 b)
	Consiste na criação de modelo que atenda às peculiares locais das comunidades rurais, com a preocupação de não causar a exaustão dos recursos.
	 c)
	Consiste no autodesenvolvimento de regiões não habitadas, como Antártica, deserto do Saara, entre outras.
	 d)
	Consiste no desenvolvimento sustentável em que se pensa apenas no social e no econômico, pois eles são o centro do desenvolvimento.
	4.
	As cidades apresentam uma tendência de transformar as propriedades naturais de centros urbanos em propriedades artificiais, substituindo os elementos naturais por elementos não naturais. Dessa forma, a população urbana acaba sendo afetada pelos efeitos. Sobre as características assumidas pela população urbana, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Se torna forte por dominar o meio ambiente.
(    ) Se desenvolve independentemente do meio rural.
(    ) Se desenvolve de forma dependente da área rural.
(    ) Se torna frágil porque cresce de forma dependente do meio rural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	As características estruturais dos ecossistemas lhes conferem algumas funções como a produção de matéria e energia, a reciclagem de matéria e a manutenção do equilíbrio de gases na atmosfera. Tais funções podem ser classificadas em diferentes categorias. Sobre o conceito de ecologia e ecossistemas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ecossistema é o estudo científico das interações que originam a distribuição e abundâncias de organismos.
(    ) Ecologia é o estudo do ambiente natural, especialmente das relações entre organismos e seus arredores.
(    ) Ecologia é a ciência que estuda as relações externas de plantas e animais entre si e com as condições passadas e presentes de suas existências.
(    ) Ecologia é uma unidade que abrange a comunidade biótica de uma determinada área interagindo com o ambiente físico, de modo que um fluxo de energia leve a estruturas bióticas definidas e à ciclagem de materiais entre elementos vivos e não vivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	6.
	A redução da eficácia dos organoclorados sintéticos usados na agricultura para o controle de praga, como o DDT, Dieldrin e Aldrin, obrigou à aplicação de doses cada vez maiores, tornando-se alvo de debate e estudo. No Brasil, os pacotes tecnológicos vinculados ao financiamento bancário compeliam os agricultores a obter insumos e equipamentos, como os pesticidas, recomendados para o controle de pragas e doenças. Sobre o problema ambiental do uso de organoclorados, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Muitos dos compostos apresentam baixa solubilidade em lipídios.
	 b)
	Muitos dos compostos apresentam baixa resistência à degradação química e biológica.
	 c)
	O acúmulo de organoclorados percorrem rapidamente a cadeira alimentar, incluindo o homem.
	 d)
	Os organoclorados são encontrados geralmente em locais próximos das áreas de aplicação.
	7.
	Como resposta à crise setorial que levou ao racionamento de energia entre 2001 e 2002 foi instituído um Novo Modelo do Setor Elétrico no Brasil. Esse modelo permitiu uma melhor análise dos problemas estruturais da matriz energética do país e o uso de mecanismos que favorecessem uma coordenação mais eficaz do mercado elétrico brasileiro, centrado nos pilares: segurança energética, universalização da oferta de energia e modicidade tarifária. Sobre a energia nuclear, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Aprovação da população em função dos baixos riscos deste tipo de energia.
(    ) É uma fonte doméstica e industrial de energia considerada quase ideal em curto prazo.
(    ) A expansão da energia nuclear no mundo foi abalada pelo acidente na Usina de Three Mile Island, na Pensilvânia, Estados Unidos.
(    ) Riscos associados ao manejo de combustível ou matéria nuclear e descarte inapropriado levam ao debate sobre o seu uso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	De acordo com Sachs (1993), a base de se implementar a sustentabilidade deve considerar as cinco dimensões: econômica, social, ecológica, cultural e espacial. Estes pilares devem fazer parte do desenvolvimento de determinado local. Sobre isso, analise as sentenças a seguir:
I- A noção de sustentabilidade ambiental vem considerar uma melhoria na qualidade de vida de toda a população.
II- O conceito de sustentabilidade denota a ideia de conservação do nosso sistema de suporte da vida.
III- A terminologia de desenvolvimento sustentável veiculada pelos meios de comunicação é profunda, o que dá a impressão de ser um conceito facilmente aplicável.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SACHS, I. Estratégias de transição para o século XXI: desenvolvimento e meio ambiente. São Paulo: Studio Nobel/FUNDAP, 1993.
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	O ambiente artificial materializado no espaço urbano acarreta modificações na paisagem, carecendo de um pensamento sustentável como base do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Assinale