A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
AV 1,2 E FINAL RECURSOS NATURAIS, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO

Pré-visualização | Página 3 de 5

naturais próximos aos núcleos urbanos. Outro fenômeno que cada vez mais toma forma no crescimento das cidades é a gentrificação de áreas onde antes não eram valorizadas pela precariedade dos serviços e infraestrutura e passam a serem explorados e melhoradas as estruturas físicas e de serviços. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Para procurar minimizar os problemas ambientais nos centros urbanos, alguns pesquisadores sugerem que o poder público local, com seus planejadores, técnicos, engenheiros, além de Organizações Não Governamentais (ONGs), ambientalistas, ecologistas e associação de moradores, devem resolver ou buscar a solução pela intervenção direta nos locais.
II- É necessário partir para um desenvolvimento centrado no povo, mobilizando a sociedade civil para transformar as instituições da sociedade dominante. Contudo, a expressão sustentabilidade acaba por remeter a várias abstrações, pois está carregada de subjetividade, com posicionamentos políticos e ideológicos de diversas formas.
III- No campo científico e técnico, considerando a visão ecológica, muitas vezes, leva-se em conta sempre o aspecto sistêmico da dinâmica e integração dos componentes com o seu ambiente, e não coloca em risco a compreensão e esforço no entendimento da ecologia da paisagem urbana.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	É possível observar a mudança acelerada das paisagens urbanas, à medida que as áreas urbanas se expandem. Especialmente nas regiões próximas aos centros urbanos das grandes cidades, observam-se "ilhas verdes" próximas a uma "selva de pedra" formadas por unidades de conservação, áreas de proteção permanente, parques municipais, entre outros. Além de ajudar a amenizar as temperaturas urbanas, as ilhas verdes e a arborização em meio aos concretos dos prédios e os asfaltos das vias e estradas urbanas, melhoram a qualidade do ar e a circulação do ar. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Existem diferentes tipos de paisagens e algumas delas nos remetem à falta de planejamento e descaso por parte das autoridades e, até mesmo, da própria população.
II- As paisagens humanizadas são caracterizadas pelo adensamento urbano e as construções das habitações humanas no espaço geográfico e nos territórios, caracterizando as necessidades de criar uma simbiose entre os espaços naturais para melhorar a qualidade de vida das populações nestes mesmo espaços.
III- A geografia da cidade nos revela uma profunda desigualdade no ambiente urbano, criando graves problemas sociais, em decorrência de fatores econômicos, políticos e culturais, cujas marcas estão na própria paisagem. Nem todos os moradores dos espaços urbanos acabam tendo acesso as áreas verdes e parques arborizados que ajudam a melhor qualidade de vida nos núcleos urbanos.
IV- Paisagem é tudo aquilo que se vê. Ela existe em função do diferenciado processo histórico que coexiste com o instante atual. A paisagem é o espaço e tudo aquilo que se vê nele, sem que ocorram transformações significativas ao longo do tempo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	6.
	Toda e qualquer mudança que ocorra no meio ambiente causa um impacto ambiental, alterando as condições do meio e pode ocorrer direta ou indiretamente. Partindo do exposto, observe a imagem anexa e analise as sentenças a seguir:
I- As indústrias são as únicas responsáveis pelo efeito estufa.
II- As plantas e as algas são responsáveis por reduzir a quantidade de CO2 na atmosfera.
III- Os meios de transportes possuem uma parcela da responsabilidade do aquecimento global.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia29.php>. Acesso em: 27 jul. 2015.
	
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	A sociedade tem conferido feições diversas às áreas verdes urbanas de uso público ao longo do tempo. Três modelos de planejamentos urbanos e urbanísticos das áreas verdes são considerados principais: ecológica, estética e social. O crescimento populacional para as próximas décadas nos núcleos urbanos tem o grande desafio de alinhar o planejamento, o desenvolvimento social e sustentabilidade ambiental.  Sobre as situações que endossam essa perspectiva, analise as afirmativas a seguir:
I- O aumento de áreas verdes nos núcleos urbanos centrais e periféricos ameniza os fenômenos de aquecimento como as Ilhas de Calor nas cidades, criando climas mais amenos.
II- As novas perspectivas e planejamento urbano buscam uma consciência sustentável, alinhando o desenvolvimento econômico e as questões ambientais.
III- Não somente a população urbana que hoje é a maioria em nosso país ganha com o olhar mais sustentável para o desenvolvimento, mas todos os indivíduos envolvidos nas atividades econômicas dos municípios como as zonas rurais na produção de matéria -prima para indústria e transformação como na prestação de serviços e circulação de pessoas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	8.
	Na área urbana, a paisagem se conduz a fim de manifestar as contradições nas quais as questões ecológicas da cidade tendem a se agravar. Para alguns estudiosos, o crescimento urbano em si não é o agente dos problemas nas cidades, mas é a situação concreta nas relações impulsionadas entre o capital e o trabalho produzidas pelas leis de mercado que criam as necessidades e acentuam os desequilíbrios no ambiente urbano. Sobre as diferentes paisagens encontradas nos centros urbanos e as consequências da ocupação destes espaços na utilização dele pelo ser humano, analise as afirmativas a seguir:
I- Diante das inúmeras situações que envolvem as questões ambientais, faz-se necessário, inicialmente, um direcionamento da qualidade de vida da sociedade na cidade, através de um planejamento urbano, embora ele esteja longe de poder resolver a contento todos os problemas encontrados na área urbana.
II- Os problemas ambientais urbanos vão muito além do planejamento urbano, o mais importante é o poder público desenvolver sozinho de maneira isolada, políticas que venham beneficiar todos os atores nas cidades ou espaços urbanos.
III- Nem todos os indivíduos envolvidos na gestão ambiental dos espaços urbanos devem participar dos debates que venham a melhorar a ocupação dos espaços urbanos e a vida das pessoas envolvidas no processo.
IV- Quando se observa que os planos elaborados nas cidades do ponto de vista tecnicista produzem grandes resultados, todavia, têm acelerado as desigualdades sociais e agravado o aspecto ecológico, dificultando as políticas para exercer a gestão ambiental dos espaços urbanos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II, III e IV.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	9.
	Não é incomum que a maioria da sociedade constate que a cidade se encontra num caos. Contudo, essa ideia é aparente, pois a cidade se organiza conforme uma lógica: a do capitalismo. A privatização dos meios de produção em diferentes épocas é a maior responsável pela diferenciação dos padrões urbanísticos e arquitetônicos da cidade. Contudo, o que difere nas relações entre classes sociais é o fato de poucos terem acesso aos bens produzidos e aos meios de produção, bem como às pequenas parcelas de mais-valia coletiva. De acordo o texto acima, as atividades