A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
AV 1,2 E FINAL RECURSOS NATURAIS, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO

Pré-visualização | Página 4 de 5

econômicas capitalistas provocam determinados problemas sociais nos núcleos urbanos, tanto humano como nos aspectos naturais do espaço. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os problemas sócios- ambientais urbanos não estão ligados com as atividades do sistema produtivo dos meios capitalistas dos setores de produção.
	 b)
	As políticas públicas existentes nos meios sociais urbanos, estão em prefeita harmonia com os padrões urbanísticos e arquitetônicos bem como o uso dos recursos naturais.
	 c)
	As crises ambientais estão associadas com a falta de conhecimento das leis físicas e da entropia, contudo essa ação não favorece o sistema econômico de produção e seu crescimento.
	 d)
	A crise ambiental é resultante da falta de conhecimento das leis da física e da entropia, favorecendo no meio econômico um crescimento e uma produção sem fim.
	10.
	Com o grande crescimento populacional e a expansão dos níveis de produção, ressaltam os estudiosos sobre questões demográficas, o homem foi transformando o ecossistema natural em cidades por meio de ações sociais e econômicas em conjunto com ações políticas e culturais, adaptando esse ambiente às necessidades humanas. Essas ações trouxeram consequências irreversíveis para o meio ambiente. Sobre essas consequências, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O consumo de produtos industrializados não acarreta alterações ambientais físicas e biológicas, pois não comprometem o ecossistema de maneira geral.
	 b)
	Os contornos urbanos não são caracterizados como produtos das mudanças econômicas, políticas, demográficas e sociais, onde são observados processos contínuos de renovação urbana, resultando em ambientes mais diversificados, ou seja, o antigo e o contemporâneo.
	 c)
	As transformações urbanas estão diretamente ligadas com as atividades econômicas que ocorrem em seu espaço geográfico e as consequências no meio ambiente envolvidas.
	 d)
	Aumento da produção de resíduos das mais diversas formas na produção capital, principalmente nos núcleos urbanos, onde está a menor concentração das econômicas.
Parte inferior do formulário
	Disciplina:
	Recursos Naturais, Meio Ambiente e Desenvolvimento (GEO20)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:650355) ( peso.:3,00)
	Prova:
	25503563
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Durante muito tempo, o desenvolvimento da sociedade humana esteve pautado sob a ótica do crescimento a qualquer custo. Como resultado, atualmente, vivemos as consequências dessa visão antropocêntrica, precisando aprender a conviver e a achar soluções para diversos impactos ambientais ocasionados pelas ações humanas. Com relação aos diversos impactos ambientais causados pelo ser humano, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Desmatamentos.
II- Alteração no relevo.
III- Poluição ambiental.
IV- Impermeabilização dos solos.
(    ) Ocasiona erosões no solo, desbarrancamentos e desfiguram a paisagem local.
(    ) A extinção de espécies e os deslizamentos de encostas e morros são algumas das consequências dessa alteração.
(    ) É o grande causador de enchentes, enxurradas e danos a biodiversidade.
(    ) Resulta em impactos socioeconômicos, além de ter grande contribuição para a alteração do clima e a extinção de espécies.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	IV - III - II - I.
	2.
	De acordo com Sachs (1993), a base de se implementar a sustentabilidade deve considerar as cinco dimensões: econômica, social, ecológica, cultural e espacial. Estes pilares devem fazer parte do desenvolvimento de determinado local. Sobre isso, analise as sentenças a seguir:
I- A noção de sustentabilidade ambiental vem considerar uma melhoria na qualidade de vida de toda a população.
II- O conceito de sustentabilidade denota a ideia de conservação do nosso sistema de suporte da vida.
III- A terminologia de desenvolvimento sustentável veiculada pelos meios de comunicação é profunda, o que dá a impressão de ser um conceito facilmente aplicável.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SACHS, I. Estratégias de transição para o século XXI: desenvolvimento e meio ambiente. São Paulo: Studio Nobel/FUNDAP, 1993.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	Conforme decorre a década de 60, surge um movimento chamado de Revolução Verde, que transformou os modos de produção da agricultura, visando ao aumento na produtividade das culturas nas mais diversas condições ecológicas. A respeito das características da Revolução Verde, analise as sentenças a seguir:
I- O emprego massivo de agrotóxicos, a exemplo do DDT (dicloro-difenil-tricloroetano).
II- O predomínio de sistemas de monocultivos, em que são respeitadas as condições edafoclimáticas locais.
III- O desenvolvimento de sementes modificadas geneticamente, objetivando o afastamento de inimigos biológicos naturais.
IV- O surgimento de ferramentas tecnológicas perfeitas, tais como maquinário agrícola avançado, que eliminaram os impactos ambientais negativos decorrentes da crescente produção agrícola.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	A temperatura terrestre se encontra em constante elevação, devido ao efeito dos gases lançados na atmosfera. Os gases emitidos pelos automóveis, indústrias e atividades humanas geram consequências severas ao clima do planeta Terra. Com relação à temperatura na superfície da Terra, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O gás metano não altera a temperatura da Terra.
(    ) Efeito estufa é um fenômeno natural e necessário para a sobrevivência no planeta.
(    ) Aquecimento global altera o clima na Terra.
(    ) O CO2 é o gás que mais contribui para o aquecimento global.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	5.
	A redução da eficácia dos organoclorados sintéticos usados na agricultura para o controle de praga, como o DDT, Dieldrin e Aldrin, obrigou à aplicação de doses cada vez maiores, tornando-se alvo de debate e estudo. No Brasil, os pacotes tecnológicos vinculados ao financiamento bancário compeliam os agricultores a obter insumos e equipamentos, como os pesticidas, recomendados para o controle de pragas e doenças. Sobre o problema ambiental do uso de organoclorados, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Muitos dos compostos apresentam baixa resistência à degradação química e biológica.
	 b)
	O acúmulo de organoclorados percorrem rapidamente a cadeira alimentar, incluindo o homem.
	 c)
	Os organoclorados são encontrados geralmente em locais próximos das áreas de aplicação.
	 d)
	Muitos dos compostos apresentam baixa solubilidade em lipídios.
	6.
	Para Sachs (1995), não é aceitável que o progresso financeiro e o desenvolvimento econômico sejam pagos por desemprego ou subemprego estruturais, o que leva à ocorrência de fenômenos cada vez mais generalizados de exclusão social e pobreza. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao conceito de desemprego estrutural:
	 a)
	Situação em que a mão de obra somente encontra trabalho em determinadas épocas ou em que o número de oportunidades não abrange o de pessoas qualificadas.
	 b)
	Relação contratual constituída entre empregador e empregado em que o empregado contribui com seu trabalho e conhecimento em troca de uma contrapartida financeira.
	 c)
	Atividade desempenhada pelo homem que resulta numa recompensa de forma material.
	 d)
	A incapacidade do sistema econômico de oferecer postos de trabalho garantidos pela